11.11.12

Autodromo de Deodoro Rio de Janeiro, o


O Ministério do Esporte e o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentaram nesta sexta-feira o projeto do futuro autódromo de Deodoro, que substituirá o de Jacarepaguá, que está sendo demolido para dar lugar ao Parque Olímpico para a Olimpíada de 2016. O complexo automobilístico não deve ficar pronto antes de janeiro de 2015, mas o prefeito Eduardo Paes já prometeu começar negociação para retornar a a etapa da Fórmula 1 para a cidade, que aconteceu em Jacarepaguá de 1981 à 1989, e desde então acontece em São Paulo cujo o contrato vai possivelmente ate 2020 e rede alguns milhares de milhoes de dolares para a cidade de São Paulo todos os anos.

"Uma cidade que quer ser palco de grandes eventos precisa ter um autódromo. O Rio vai ter o mais moderno do Brasil em pouco tempo. Mais adiante pretendo começar uma negociação para trazer a Fórmula 1 para cá", declarou o prefeito.

O governo estadual construirá a pista em terreno cedido nesta sexta pelo exército, enquanto o Ministério Público apresentava o projeto. O autódromo de Deodoro, na zona oeste do Rio, ocupará uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, com uma estrutura melhor que o de Interlagos, alvo de críticas das equipes de Fórmula 1. A área do paddock, principal motivo de reclamação em São Paulo, será ampla e vai dispor de pé direito duplo, com espaço no mezanino para os escritórios das equipes.

"Será uma estrutura que vai atender todas as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O Rio de Janeiro vai poder receber todo e qualquer grande evento internacional não apenas de automobilismo como de motociclista também", garantiu o secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

O Rio apresenta seu futuro autódromo depois do prazo prometido para a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O governo estadual e a prefeitura haviam garantido que só começariam a demolição do circuito de Jacarepaguá quando o novo já tivesse sido entregue. Mas o processo demorou e a remoção da antiga pista já está sendo feita desde julho. No próximo ano, as competições de automobilismo do estado serão realizadas em Minas Gerais.

"Isto é uma resposta para os descrentes. Disse desde o início que era uma situação complexa. Todo mundo guarda boas lembranças de Jacarepaguá e a gente não cumpriu com as exigências no seu devido tempo. Agora estamos cumprindo com a nossa obrigação", afirmou Paes.

Até julho do próximo ano o Ministério do Esporte e o governo estadual pretendem finalizar o processo de licitação para contratar os construtores da obra. A pista só deve ficar pronta na metade de 2014, mas a utilização completa com os prédios anexos está prevista para o início de 2015. O valor exato da obra não foi divulgado e só será conhecido após a finalização do projeto executivo, em fevereiro. O ministério reservou R$ 500 milhões para obras em todo o complexo de Deodoro - que inclui a estrutura de hipismo, tiro e o parque radical da Olimpíada de 2016 - no próximo ano.

O terreno era uma antiga área de treinamento para o Exército, porém o mesmo, que cedeu a área de mais de 2 milhões de metros quadrados, ainda não terminou o processo de varrição do solo do local, que ainda pode conter explosivos enterrados. 

O exército importou um dos melhores equipamentos de verificação de solo que vão ajudar a terminar a varrição do terreno dentro do cronograma, que esta quase terminando.

"O exército jamais entregaria um terreno sem totais condições de segurança. É claro que estamos falando de um terreno muito vasto, onde a vegetação já cresceu e dificulta muito. Mas vamos continuar trabalhando".disse o coronel João Ricardo Evangelho, comandante da 1ª Região Militar.

Agora é só esperar... e rezar!!

obs: em breve post mais detalhes sobre o projeto

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Torço para que realmente o autódromo saia do papel...

mas tenho minhas desconfianças...

vamos aguardar...

abs...

Blog POR DENTRO DOS BOXES
http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

administrador disse...

Hoje vou colocar parte do projeto do autódromo no blog, q tive acesso.

Ouvi um papo que a ideia é ter duas corridas no brasil de F1

Nao acredito afinal aqui não se dá valor ao automobilismo, mas parte de mim quer acreditar....

um abraço