27.3.11

Vettel leva mais uma

Na largada, Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton e Webber. Petrov pulou para 4º. Felipe Massa largou muito bem pulando de 8º para 5º. Button caiu de 4º para 6º. Em contra partida, Alonso saiu mal ter perdido a posição de cara para o russo começando em 5º e acabando a primeira volta em 9º lugar, começando uma corrida de recuperação. Da turma de atrás, quem se deu mal foi Rubens Barrichello, da Williams, que, na terceira curva saiu reto pela brita e caiu para a última colocação. Jaime Alguersuari e Michael Schumacher se estranharam e o resultado uma Toro Rosso, apareceu nos boxes para a troca do bico, que foi avariado. Pouco depois, foi a vez de a Mercedes trocar de pneu traseiro direito estourado. Enquanto Vettel abria vantagem na ponta, Massa era fortemente pressionado por Button. O brasileiro fez um ótimo trabalho de defesa da 5ª posição por várias voltas, não permitindo o inglês de passá-lo. Alonso aproveitou a situação e encostou nos dois,pois nessa hora já ocupava a 7ª colocação. Na 10ª volta, os dez primeiros colocados eram: Vettel, Hamilton, Webber, Petrov, Massa, Button, Alonso, Rosberg, Kobayashi e Buemi. O primeiro a abandonar a corrida foi Pastor Maldonado, na 11ª volta. Button arrumou uma maneira de superar Massa: cortando descaradamente uma chicane – o que foi investigado pela organização na seqüência e resultou em punição. Alonso aproveitou e também passou o brasileiro, que tentou a defender posição de seu companheiro de equipe. Ainda nesta volta, foi Webber o primeiro a parar nos boxes para a troca de pneus. Na 13º volta, Alonso fez a sua parada nos boxes, colocando novamente pneus macios. Naquele mesmo momento, Hamilton passou a ter um desempenho extremamente melhor que o do Vettel. Os dois brasileiros aproveitaram a 14ª volta para realizar os seus primeiros pit stops. Na 15ª volta, foi a vez do então líder Vettel fazer a sua parada, colocando compostos macios novamente em seu Red Bull. Hamilton assumia, assim, a ponta da corrida, mas ainda sem ter realizado a sua troca de pneus. Vettel fez uma belíssima ultrapassagem por fora sobre Button na 16ª volta, reassumindo a 3ª posição. No mesmo momento, Alonso fazia a então melhor volta da prova. Na 17 volta, foi a vez Hamilton fazer a sua primeira paradal, retornando entre Vettel e Button, que ainda não tinha pago a penalização por cortar a chicane . O alemão da Red Bull, fez a melhor volta da corrida, mostrando que retornou muito veloz dos boxes. Petrov também realizou a sua troca de pneu no mesma volta, voltado atrás de Alonso. Na volta seguinte foi vez de Button pagar a sua penalização, passando pelos boxes. Button fez a sua parada na 20ª volta, retornando apenas em 12º. De todos os pilotos do grid, apenas Pérez ainda não havia parado após 22 voltas. Michael Schumacher, por sua vez, lá nas últimas colocações, já havia entrado nos boxes três vezes. Na última delas, decidiu abandonar a competição. Timo Glock, da Virgin, seguiu o mesmo caminho. Na tentativa de ganhar posições, Barrichello perdeu o ponto de frenagem e atingiu Rosberg, na luta pela 8ª colocação. No toque, tanto o alemão da Mercedes quanto o brasileiro saíram prejudicados. Rubens rodou e teve a asa dianteira de seu Williams prejudicada, enquanto o Mercedes do alemão começou a soltar fumaça e o obrigou abandonar. O toque passou a ser investigado pela organização (e, mais tarde, ficou definido que o brasileiro precisaria pagar um drive-through). O brasileiro entrou nos boxes na 25ª volta para a substituição do bico de seu Williams, retornando à pista em 15º, mas podendo, ainda receber uma punição pelo toque com Rosberg. Naquele mesmo momento, Pérez fazia o seu primeiro pit stop, sendo o último a realizar a sua parada. Após 25 passagens, os dez primeiros colocados eram os seguintes: Vettel, Hamilton, Webber, Petrov, Alonso, Massa, Button (que se recuperava da punição), Kobayashi, Sébastien Buemi e Adrian Sutil. Dois giros depois, quando era pressionado por Petrov, Webber resolveu realizar mais um pit stop para troca de pneus. Na 28ª volta, Alonso realizou a sua segunda parada. Ao retornar dos boxes, o espanhol da equipe de Maranello fez a melhor volta da prova, com um ritmo realmente impressionante. E as voltas seguintes do bicampeão também foram muito velozes. Enquanto Alonso fazia passagens extremamente rápidas, foi a vez de Massa realizar a segunda parada, voltando em 8º. Em uma saída de pista na 33ª volta, Hamilton prejudicou o assoalho de seu carro, que ficou visivelmente solto. Isso, porém, não pareceu ter prejudicado o inglês da McLaren. Naquele momento da corrida, Alonso iniciava uma caça a Webber pela 4ª colocação. Petrov seguia muito bem em 3º. Na 37ª volta, Vettel ficou bem mais lento por causa do desgaste de seus pneus e resolveu realizar mais um pit stop. Hamilton e Petrov também entraram nos boxes para a substituição de seus compostos no mesmo giro. O russo voltou em 5º, à frente de Button, que pararia uma volta mais tarde nos boxes. Após 40 voltas, o estreante Pérez, que havia feito apenas uma parada até então, fazia a melhor volta da prova até então, sendo o primeiro a entrar na marca dos 1min29s. Ao fim do 43º volta, Webber, que estava sendo pressionado por Alonso, entrou nos boxes para a sua terceira parada. Duas curvas após retornar à pista, o australiano da Red Bull deixou o carro escorregar e passou pela grama, mas voltou ao traçado sem problema algum. Alonso fez o seu pit stop na volta seguinte. O espanhol aproveitou o erro do rival para retornar à frente, mas com um pneu mais duro do que o do adversário. Webber encostou rapidamente em Alonso, principalmente por estar utilizando pneus macios. O australiano vinha em um ritmo tão forte que fez, inclusive, a melhor volta da prova naquele momento. Mas não conseguiu ultrapassar o espanhol quando os seus pneus estava em melhores condições, o que complicou a sua vida. Alonso logo respondeu com a melhor volta, impedindo a aproximação do adversário. Na abertura da 48ª volta, Button aproveitou as melhores condições de seus pneus e, utilizando a abertura da asa traseira móvel, conseguiu superar Massa e assumir a 6ª posição. Pouco depois, quem pressionava o brasileiro era o mexicano Pérez, da Sauber. No fim daquela passagem, Massa entrou nos boxes para sua última parada. Um pouco à frente, Alonso seguia fazendo melhores voltas e conseguia uma rápida aproximação em relação a Petrov, que tinha, na abertura do 50º giro, uma vantagem de 6s2. Com a pista livre, Massa voltou a ter um desempenho impressionante e, restando duas voltas para o fim da prova, o brasileiro fazia a melhor volta, com 1min28s947. Isso, porém, com o piloto da Ferrari apenas em 9º e com uma desvantagem de mais de 10s em relação a Kamui Kobayashi, que estava à sua frente. Nas voltas finais, o que vemos foi um espanhol todo o focado em se aproximar de um russo e ultrapassa-lo, na briga pela 3ª colocação – e, consequentemente, pelo pódio. O russo conseguiu segurar a pressão do bicampeão da Ferrari e cruzou a linha de chegada na 3ª posição, mostrando que passava a ser o líder do time Renault. Lá na frente, Vettel confirmava a sua vitória na primeira prova do ano (com direito a carinho no carro ao chegar aos boxes). Hamilton cruzou em 2º, com Petrov em 3º, seguido de perto por Alonso. Webber cruzou a linha em 5º e logo encostou o seu Red Bull na grama. Button foi o 6º, com o estreante Sergio Pérez ficando em 7º . Kobayashi foi o 8º, um posto à frente de Massa. Buemi fechou a zona de pontuação. Posteriormente a corrida, A comemoração da ótima corrida realizada pela Sauber no GP da Austrália, que teve Sergio Pérez na sétima colocação e Kamui Kobayashi no oitavo posto, acabou três horas depois do encerramento da prova neste domingo (27). A dupla da escuderia suíça foi desclassificada da corrida por conta de irregularidades técnicas detectadas pelos comissários na asa traseira Confira o resultado final do GP da Austrália: 1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h29min30s259 2. Lewis Hamilton (McLaren) + 22s297 3. Vitaly Petrov (Renault) + 30s560 4. Fernando Alonso (Ferrari) + 31s772 5. Mark Webber (Red Bull) + 38s171 6. Jenson Button (McLaren) + 54s300 7. Sergio Pérez (Sauber) + 1min5s800 8. Kamui Kobayashi (Sauber) + 1min16s800 9. Felipe Massa (Ferrari) + 1min25s100 10. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta 11. Adrian Sutil (Force India) + 1 volta 12. Paul Di Resta (Force India) + 1 volta 13. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1 volta 14. Nick Heidfeld (Renault) + 1 volta 15. Jarno Trulli (Lotus) + 2 voltas 16. Jérôme DAmbrosio (Virgin) + 3 voltas Não completaram: Timo Glock (Virgin) Rubens Barrichello (Williams) Nico Rosberg (Mercedes GP) Heikki Kövalainen (Lotus) Michael Schumacher (Mercedes GP) Pastor Maldonado (Williams) Vitantonio Liuzzi (Hispania) * Narain Karthikeyan (Hispania) * Volta mais rápida: Massa, com 1min28s947

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