11.2.13

A F1, locadora de carros luxuosos


Jarno Trulli está de bom humor e feliz em compartilhar as lembranças dos anos de crepúsculo de sua carreira. Apesar de ter mais de um ano desde a última vez se sentou em um carro de F1, o italiano afável diz que não está faltando o "estranho negócio" que é a F1, e, certamente, não sente falta dos últimos dois anos andando na parte de trás do grid com o então Lotus - agora Caterham -. 

A equipe Trulli parece ter perdoado um clássico sentimento de amargura dada a sua substituição, pelo russo Vitaly Petrov, que chegou à equipe de Tony Fernandez com uma mala cheia de `rublos`e dolares. Conhecendo Jarno um pouco é de se acreditar nele. 

"O que eu estou dizendo é puramente a verdade, eu não gosto de mentiras. Estou apenas sendo realista sobre as coisas. Oque as pessoas não percebem é que eu não quis dirigir. Que deu à equipe a chance de sobreviver entrando em um piloto pagante ... " declara o piloto italiano completando que não ficou decepcionado com a forma como a equipe informou-lhe, com uma ligação telefônica, que o seu mandato com eles tinha chegado a um fim abrupto. Ele não tem 'qualquer maldade a ninguém'. Essa é uma marca de Jarno, algo que lhe rendeu a marca como o "cara mais legal F1. Dito por muitos  companheiros de equipe e ex-colegas-pilotos. 

'Ao longo da minha carreira(na F1) que durou 15 anos Eu percebi que nós [Caterham ]só foi para trás ao invés de ir à frente e a equipe não tinha nenhuma chance no futuro", ele começa.“Assim, já que a equipe não estava me pagando, não fiquei decepcionado quando me avisaram que não seria piloto titular, porque testei o carro e não vi nada de diferente do anterior”,

 "Você sabe, me dirigir não teria mudado muito [dentro da] equipe, ou minha vida, ou minha carreira. O que as pessoas não percebem é que eu escolhi não conduzir, mesmo que eu tinha um contrato em vigor. Eu dei a equipe de uma mudança para sobreviver entrando em um piloto pagante ". 

Com esta decisão, o outro -, juntamente com Rubens Barrichello - um dos pilotos mais populares do esporte, havia sido transferido de lado para alguém com bolsos maiores (e, possivelmente, menos capacidade) em 2012. Lembre-se que Trulli havia sido descrito como o "homem mais rápido sobre uma volta". Embora agora o italiano está curtindo a "vida boa e tranquila" de cuidar de seus vinhedos em sua região de origem de Pescara, o seu hotel em Davos e de "vários outros interesses comerciais ao redor do mundo ", ele teve tempo para sentar e refletir sobre o esporte que é sua paixão, e lhe valeu-lhe uma soma considerável dinheiro. 

Franco como pouco nas suas respostas o ex-piloto faz uma reflexão dura a cerca do destino da 'maior categoria do automobilismo' 

"O maior erro F1 tem feito nos últimos 15 anos", acredita ele, "foi a de não ouvir os construtores e deixá-los sozinhos." É importante notar que Trulli teve seus melhores anos abordo de um Renault (com o qual ganhou o Grande Prêmio de Mônaco 2004) e de 2005 a 2009, e de um Toyota. "Na minha opinião, não há competição sem os fabricantes e apenas algumas equipes no momento pode garantir um bom carro competitivo. "Você vê, quando tivemos os fabricantes, é claro que sempre foi um time melhor e um carro que dominou , mas ao longo da temporada ou o seguinte, eles estavam sempre esperando [a] e tinha os recursos para alcançá-los. Mas agora, na era atual da F1, isso é quase impossível, porque não existe fabricante [Run-times], temos apenas Ferrari, Mercedes e Renault , que é um fornecedor de motores ".

Ainda falando sobre os 'pilotos pagantes' Jarno continua. “No meu tempo, você dizia ao mundo: ‘olha, temos dois bons pilotos, então invista em nós porque temos bom potencial. Agora é exatamente o oposto, é algo do tipo ‘vamos lançar o carro, mas e os pilotos? Não nos importamos’. Diria que 70% das equipes estão em crise econômica e, por isso, eles precisam sobreviver de alguma forma”, completou.

Falando de pilotos talentosos que não entraram na F1, Trulli citou o exemplo de Edoardo Mortara, que venceu duas vezes o GP de Macau, mas sem conseguir uma vaga na principal categoria, optou por correr no DTM e vem evoluindo no turismo alemão.

“Eu fico triste pelos jovens pilotos(que não se encaixe na nova regra ) , porque eles são bons, mas não têm patrocinadores. Por isso, eles têm poucas chances de conseguir entrar na F1. Eu disse há dois anos: ‘veja, existe um piloto italiano(Mortara) que está no DTM e ele poderia ser o próximo piloto do país na F1, todavia não tem o orçamento necessário’”, revelou.

“É uma loucura que um piloto tenha que pagar para correr. A maioria está fazendo isso e, quando isso acontece, não é bom. Antes, a maioria dos pilotos que chegavam à F1 pelo talento na pilotagem. Agora não vejo isso. A F1 tornou-se uma locadora de carros luxuosos”, continuou.


Para o italiano, a entrada das equipes menores aumentou o número de pilotos pagantes na F1. E ele não vê isso como um bom negócio. “Pergunte a si mesmo, o que elas [Caterham, Marussia e HRT] acrescentaram na F1? Nós deveríamos ver pilotos jovens e talentosos correndo, mas, no momento, vemos apenas pilotos pagantes. Velho ou novo, ele ainda é um piloto pagante”, esbravejou.

“Não pode ser que um piloto não pagante faça um trabalho pior que um pagante, mas ele não tem chances na F1 ( se não for bom). Isso [mais pilotos talentosos] aumentaria a qualidade das corridas, que é limitada a cinco ou seis pilotos”, encerrou com a lingua sabia e afiada de sempre para retornar aos vinhedos de pescara...

Nenhum comentário: