11.5.13

Fernando Alonso e Mark Webber entrevista uns aos outros

Amizades genuínas entre os pilotos de Fórmula 1 são raros. A competição tende a ser muito intensa, a pressão muito alta, as exigências sobre o seu tempo muito grande para estreitar e desenvolver relações pessoais.

Mas, ocasionalmente, uma tendencia a busca do dinheiro e prestigio diminui e surge  uma relação entre da dois seres com a do Ferrarista Fernando Alonso e Mark Webber, da Red Bul. Essal é, provavelmente, o mais perto que qualquer um fica.

Eles não são os melhores amigos de infancia, mas há genuína afeição e estima recíproca lá, e eles, por vezes, passar algum tempo juntos longe de corridas - como foi demonstrado pela imagem dos dois jantando juntos que Alonso postou em sua conta no Twitter em frente de Bahrain Grand Prix do mês passado.

Os dois estiveram em F1 para exatamente o mesmo período de tempo - cada comemorou seu 200 corrida no Bahrein. Eles marcaram a ocasião se reunir com BBC Sport para uma dupla entrevista - cada um a fazer perguntas do outro - que será transmitido antes do Grande Prêmio da Espanha neste fim de semana.

O resultado foi uma visão rara e fascinante em seu relacionamento, a forma como dois principais pilotos da F1 veem um ao outro, e o respeito que pode se desenvolver quando atletas de alta classe mundial passam a competir por um tempo tão longo.

Webber e Alonso são famosos por suas batalhas na pista dura, mas justa, confiando a sua rival, a tal ponto que eles estão dispostos a colocar suas vidas nas mãos uns dos outros em uma base regular.

Em numerosas ocasiões no passado cada deixou a outra sala apenas o suficiente - mas não de um centímetro mais - para tirar uma ultrapassagem movimento audacioso.

O exemplo mais impressionante nos últimos anos foi durante o Grande Prêmio da Bélgica de 2011, quando Webber ultrapassou Alonso através das assustadoras Eau Rouge swerves flat-out, cada um conhecer o outro não fazer nada que possa colocá-los em maior risco do que o necessário. Ouvi-los discutir é apaixonante.

"Nós tivemos alguns bons momentos na pista", disse Webber.

"O que eu me lembro", respondeu Alonso, "é Eau Rouge."

Webber: "Há alguns caras por aí - você, Jenson Button - a corrida pode ser muito difícil e justo e olhando um pouco mais para a foto maior Houve um que você não estava feliz com In Bahrain na Jaguar em 2005.. Eu tive aderência zero e não tração ea Renault era completamente o oposto. fui basicamente cortando-se fora toda a parte, bloqueando você. Agora eu provavelmente obter uma proibição de 10 corridas. "

"Não me lembro", disse Alonso. "Não foi tão ruim. Nós nos conhecemos em muitas corridas."

"Eu tenho a sorte de ter alguns movimentos em cima dele", disse Webber. "O que você fez sobre Romain Grosjean no reinício em Valência no ano passado foi uma incrível de passes - move muito, muito especial e não havia outro em mim nessa mesma raça que eu pensei:. 'Sim, fair play".

Alonso: "É bom para a batalha com alguém que você respeita e da batalha pode ser justo Alguns dos novatos que chegam na F1 com uma mentalidade GP2, é muito arriscado.".

As observações de Webber em que a troca de revelar outro aspecto marcante da sua conversa - enquanto cada um tem claramente o outro em grande consideração, Webber não se preocupou em esconder o fato de que ele acha que Alonso é apenas um pouco mais especial.

O australiano perguntou Alonso que ele sentiu sua melhor corrida foi, e respondeu a pergunta a si mesmo antes de seu rival teve a chance de responder, escolhendo vitória Outsanding do espanhol no San Marino Grand Prix de 2005, quando Alonso realizada fora Ferrari carregamento de Michael Schumacher na fechando voltas.

Ao recordar a corrida de Alonso revelou um fato notável - ele completou todo o Grand Prix com um motor de aleijado, como uma mudança significaria uma grade 10 lugar penalidade.

"Eu tive um problema no motor após a qualificação", disse ele. "Descobriram um pistão tinha um buraco no meio. Eles discutiram mudar o motor, que foi de 10 lugares rebaixamento no grid.

"No final, as pessoas Renault decidiu que poderia fazê-lo, tratar este cilindro de uma maneira diferente, obter o poder para baixo nesse cilindro e disse:". Você pode terminar a corrida melhor do que começar 11 ' Porque nós estávamos na pole. Nas últimas voltas, Michael foi muito rápido. Era um monte de risco. "

Mesmo em recordando a sua própria raça favorita, Webber é modesto o suficiente para mencionar a mãozinha ele inadvertidamente recebeu de Alonso no caminho.

"Provavelmente um dos Mónaco vence - a corrida de 2010, eu acho", disse Webber. "Fiquei muito feliz que você caiu em prática lá, o que me ajudou um pouco, porque vocês foram rápidos todo fim de semana, junto com Robert Kubica e Seb Vettel.

"Foi a quatro de nós vai para a vitória Robert foi muito rápido com o pneu principal, mas eu me meti em uma boa posição na classificação -.. Ambas as voltas eram boas o suficiente para a pole A corrida foi ..."

"Control", Alonso interrompido.

"Sim, eu poderia manipular a lacuna com bastante facilidade. Seu?"

"Eu acho que foi na Malásia 2012. Foi completamente inesperado. Comecei nono e, em seguida, a bandeira vermelha parar a corrida. Quando você parar por uma hora e meia é realmente um desafio para os motoristas, para ver como a aderência mudou. A carro estava bom, eu me senti bem naquele dia, começando com pneus de chuva extrema, em seguida, inters e seco. muito desafiador. "

A conversa mudou-se para os seus maiores acidentes na F1, e, inevitavelmente, eles trouxeram Brasil 2003, quando em condições de umidade Webber perdeu o controle do Jaguar, enquanto flat out subindo a colina para os pits. Alonso se chocou com os destroços e precisava de atendimento médico.

"Eu estava em combustível pesado em inters tentando ir para o final da corrida", lembrou Webber. "Subindo a colina, eu fiz a muito ruim erro de ir para a parte molhada da pista para resfriar os pneus. Eu não sabia como os pneus estavam lisos. Gone. Na parede. Fernando estava sendo incentivado por seu equipe de pit muito rapidamente. pessoas não entendem como íngreme que é. "

"Blind", Alonso concordou.

"E você teve um enorme desvio. Paramos a corrida juntos", disse Webber. "Seu maior acidente na F1?"

"Sim, sem dúvida", respondeu Alonso. "Você?"

"Eu acho que Valencia (de 2010, quando seu Red Bull capotou depois de bater na traseira da Lotus de Heikki Kovalainen). Foi espetacular e também o hit na parede era mais impressionante. Tirei o pedal do freio no meio com a adrenalina ou a pressão ou o que quer. o pedal não deve agarrar. Mas a força de ir para a parede eo que eu usei quebrou ".

"Eu também no Brasil", disse Alonso. "Ambos os pedais."

Alonso, então, pediu Webber que era pior - sua tampa em Valência ou os dois que ele experimentou em um carro esportivo Mercedes em Le Mans em 1999?

Webber já havia dito que, quando seu carro decolou pela segunda vez em Le Mans, ele sentiu que era improvável para sobreviver, por isso a sua resposta à pergunta de Alonso é revelador.

"Provavelmente F1", disse ele, "porque mais pessoas estão assistindo, especialmente a minha mãe. Em Le Mans, ninguém estava olhando. Se eu tirar minha licença de helicóptero você pode vir comigo."

"De jeito nenhum", Alonso riu.

Mas talvez a resposta mais reveladora de todas foi a reação de Alonso ao ser perguntado se o relacionamento deles havia mudado como resultado de toda a pressão na F1.

Ele não disse - mesmo quando ambos estavam envolvidos em uma das maiores lutas do campeonato de F1 de todos os tempos, um cinco-maneira briga envolvendo-se, Vettel ea McLaren pilotos Lewis Hamilton e Button.

Alonso disse: ".. Que eu queria ganhar, a segunda escolha foi Mark Nada mudou na nossa relação Foi ainda melhor, eu acho que eu acho que no final, ficamos ainda mais do que no início.".

(fonte: BBC.co.uk)

Nenhum comentário: