Demorou 28 anos, mas um Australiano volta a ganhar um grande premio na categoria máster do automobilismo. Mark Webber conseguiu uma pole-position, ontem, e vitória, hoje, na sua longa carreira de 130 grandes prêmios. Com isso trás a Red bull para mais uma vitória e diminui a vantagem do inglês Jeson Button com sua Braw no campeonato.
A corrida foi calma. Na largada, Webber tentando defender a 1ª posição jogou o carro perigosamente para cima de Barrichello , chegando a toca – lo. Porém não conseguiu impedir que Rubinho toma –se a ponta da corrida e ainda sofreu uma punição, de passar pelos box. No pelotão de trás Heikki Kövalainen, na terceira posição, segurava o restante do pessoal.
Massa pulou para a 4ª posição na largada, mas foi fortemente pressionado por Button na primeira volta. O inglês conseguiu a ultrapassagem na primeira curva da segunda passagem e Massa caiu para quinto lugar.
Hamilton, que era um dos nomes do fim de semana, fez uma bela largada pulando para as primeiras posições, porem errou a primeira curva, tentando frear tarde de mais, e furou o pneu na escapada, tendo de ser ajudado pelos carros de apoio para chegar até os boxes, e perdendo varias posições acabando em ultimo com uma volta em cima.
Barrichello seguiu na liderança, mas sempre seguido de perto por Webber. Os dois competidores, que saíram da primeira fila do grid, tinham um ritmo muito próximo, mas o brasileiro contava com um carro mais leve que o Red Bull do austrlaiano.
Apesar da boa largada, o Ferrari F60 de Massa mostrou ainda ser bem limitado, com o brasileiro sendo atacado por várias voltas pelo 6° colocado Sebastian Vettel, da Red Bull.
Quando os pilotos estavam na 11ª passagem, surgiu o aviso de punição para Webber pelo toque em Barrichello na largada. .
Na 13ª volta, Button foi o primeiro a entrar nos boxes para seu pit stop inicial, quando já reclamava de dificuldades com os pneus. Na passagem seguinte, Barrichello também fez sua parada junto com Mark Webber, para pagar sua penalização. Rubens voltou entre Massa e Vettel, perdendo tempo atrás do compatriota. E assim começando o seu inferno astral. Rubinho ia para a estratégia de três paradas e tinha de andar rápido quase todo o tempo e a perda de tempo atrás de Felipe, fez com que as suas chances fossem diminuídas na corrida.
Na 19ª volta, foia vez de Webber entrar nos boxes para seu primeiro pit stop, retornando na 8ª colocação, atrás de Button. Três voltas depois , Webber e Button começaram a disputar posição de forma intensa, com Kubica logo à frente. O polonês foi par os boxes na 23ª volta deixando a pista aberta para os competidores da Red Bull e Brawn GP brigarem.
Quando Massa fez sua primeira parada, Barrichello assumiu a liderança e o surpreendente Adrian Sutil, da Force India, aparecia na 2ª colocação. A parada do alemão só foi feita na 27ª volta. Ao sair dos boxes, tocou com Räikkönen e perdeu um pedaço da asa dianteira, o que o obrigou a entrar novamente no pit para a troca da peça.
A Brawn GP chamou Button para sua segunda parada na 31ª volta, quando o inglês ocupava a 3ª posição da corrida, deixando pista livre para que Jeson tira-se o atraso. Na passagem seguinte, foi a vez de Barrichello fazer seu pit stop, quando já estava sendo pressionado por Webber. A parada, no entanto, foi prejudicada por um problema na mangueira de reabastecimento.
Na 43ª volta, Webber fez sua segunda – e última – parada, voltando à pista na frente de Massa. Na volta seguinte, foi a vez de Vettel parar nos boxes, voltando em 6°.
Massa fez seu segundo pit stop na 45ª , voltando a frente de Nico Rosberg e atrs de Vettel
Barrichello foi o primeiro a entrar nos boxes, na 50ª volta. Com isso Button teve tempo para abrir vantagem par o companheiro de equipe e assim fazer sua parada na passagem seguinte e conseguir voltar à frente do brasileiro. E assim deixando Rubinho para brigar com Fernando Alonso, da Renault, ate a ultima volta.
A partir disso, Webber precisou apenas administrar o ritmo. E torna –se um “vencedor de grandes prêmios”, como decalrou seu engenheiro após a bandeirada final.
Confira o resultado final do GP da Alemanha:
1. Mark Webber (Red Bull) 1h36min43s310
A corrida foi calma. Na largada, Webber tentando defender a 1ª posição jogou o carro perigosamente para cima de Barrichello , chegando a toca – lo. Porém não conseguiu impedir que Rubinho toma –se a ponta da corrida e ainda sofreu uma punição, de passar pelos box. No pelotão de trás Heikki Kövalainen, na terceira posição, segurava o restante do pessoal.
Massa pulou para a 4ª posição na largada, mas foi fortemente pressionado por Button na primeira volta. O inglês conseguiu a ultrapassagem na primeira curva da segunda passagem e Massa caiu para quinto lugar.
Hamilton, que era um dos nomes do fim de semana, fez uma bela largada pulando para as primeiras posições, porem errou a primeira curva, tentando frear tarde de mais, e furou o pneu na escapada, tendo de ser ajudado pelos carros de apoio para chegar até os boxes, e perdendo varias posições acabando em ultimo com uma volta em cima.
Barrichello seguiu na liderança, mas sempre seguido de perto por Webber. Os dois competidores, que saíram da primeira fila do grid, tinham um ritmo muito próximo, mas o brasileiro contava com um carro mais leve que o Red Bull do austrlaiano.
Apesar da boa largada, o Ferrari F60 de Massa mostrou ainda ser bem limitado, com o brasileiro sendo atacado por várias voltas pelo 6° colocado Sebastian Vettel, da Red Bull.
Quando os pilotos estavam na 11ª passagem, surgiu o aviso de punição para Webber pelo toque em Barrichello na largada. .
Na 13ª volta, Button foi o primeiro a entrar nos boxes para seu pit stop inicial, quando já reclamava de dificuldades com os pneus. Na passagem seguinte, Barrichello também fez sua parada junto com Mark Webber, para pagar sua penalização. Rubens voltou entre Massa e Vettel, perdendo tempo atrás do compatriota. E assim começando o seu inferno astral. Rubinho ia para a estratégia de três paradas e tinha de andar rápido quase todo o tempo e a perda de tempo atrás de Felipe, fez com que as suas chances fossem diminuídas na corrida.
Na 19ª volta, foia vez de Webber entrar nos boxes para seu primeiro pit stop, retornando na 8ª colocação, atrás de Button. Três voltas depois , Webber e Button começaram a disputar posição de forma intensa, com Kubica logo à frente. O polonês foi par os boxes na 23ª volta deixando a pista aberta para os competidores da Red Bull e Brawn GP brigarem.
Quando Massa fez sua primeira parada, Barrichello assumiu a liderança e o surpreendente Adrian Sutil, da Force India, aparecia na 2ª colocação. A parada do alemão só foi feita na 27ª volta. Ao sair dos boxes, tocou com Räikkönen e perdeu um pedaço da asa dianteira, o que o obrigou a entrar novamente no pit para a troca da peça.
A Brawn GP chamou Button para sua segunda parada na 31ª volta, quando o inglês ocupava a 3ª posição da corrida, deixando pista livre para que Jeson tira-se o atraso. Na passagem seguinte, foi a vez de Barrichello fazer seu pit stop, quando já estava sendo pressionado por Webber. A parada, no entanto, foi prejudicada por um problema na mangueira de reabastecimento.
Na 43ª volta, Webber fez sua segunda – e última – parada, voltando à pista na frente de Massa. Na volta seguinte, foi a vez de Vettel parar nos boxes, voltando em 6°.
Massa fez seu segundo pit stop na 45ª , voltando a frente de Nico Rosberg e atrs de Vettel
Barrichello foi o primeiro a entrar nos boxes, na 50ª volta. Com isso Button teve tempo para abrir vantagem par o companheiro de equipe e assim fazer sua parada na passagem seguinte e conseguir voltar à frente do brasileiro. E assim deixando Rubinho para brigar com Fernando Alonso, da Renault, ate a ultima volta.
A partir disso, Webber precisou apenas administrar o ritmo. E torna –se um “vencedor de grandes prêmios”, como decalrou seu engenheiro após a bandeirada final.
Confira o resultado final do GP da Alemanha:
1. Mark Webber (Red Bull) 1h36min43s310
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 9s252
3. Felipe Massa (Ferrari) + 15s906
4. Nico Rosberg (Williams) + 21s099
5. Jenson Button (Brawn GP) + 23s609
6. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 24s468
7. Fernando Alonso (Renault) + 24s888
8. Heikki Kövalainen (McLaren) + 58s692
9. Timo Glock (Toyota) + 1min1s457
10. Nick Heidfeld (BMW Sauber) + 1min1s925
11. Giancarlo Fisichella (Force India) + 1min2s327
12. Kazuki Nakajima (Williams) + 1min2s876
13. Nelsinho Piquet (Renault) + 1min8s328
14. Robert Kubica (BMW Sauber) + 1min9s555
15. Adrian Sutil (Force India) + 1min11s941
16. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1min30s225
17. Jarno Trulli (Toyota) + 1min30s970
18. Lewis Hamilton (McLaren) + 1 volta
Não completaram:
Kimi Räikkönen (Ferrari)Sébastien Bourdais (Toro Rosso)
Volta mais rápida: Alonso, com 1min33s365
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