19.4.09

GP da China em Fatos

O alemão Sebastien Vettel, da RBR, venceu o GP da China de Formula de 2009. Acabando com a hegemonia de da RBGP e de Jeson Button, o alemão deu a primeira vitória a Red bull Racing. Acompanhado de Mark Webber, também da RBR, em segundo e Jeson Button, da Ross Brawn GP, em terceiro.

O melhor brasileiro foi Rubens Barrichello em quarto lugar. Nelsinho Piquet foi apenas o 16º.

Felipe Massa não terminou a corrida, por problemas elétricos. E com isso a Ferrari faz o seu pior inicio de campeonato em 28 anos.: continua em penúltimo lugar sem pontos e com muitos problemas de construção no carro.

Em uma corrida com a pista molhada e muita chuva, o alemão Sebastien Vettel, iniciou a prova com a ajuda do satefy car . Com carro leve e com pouca gasolina, o carro madrinha, que ficou oito voltas na pista, somadoa chuva fez o que o seu combustível fosse suficiente para mais voltas na pista e assim garantisse a volta na frente do alemão da RBR. Quem se deu azar foi o espanhol Fernando Alonso, que havia largado em segundo, e escolheu errado a sua estratégia indo para o box, ainda com o safety car, mas quando deixou o pit, a organização informou que era a última volta e o piloto da Renault saiu da segunda posição para o fim tendo de fazer uma corrida de recuperação.
Na volta 27, Nelsinho Piquet rodou sozinho e acabou batendo em uma placar de isopor e quebrou o bico do seu carro. Por sorte, ele conseguiu recuperar e voltou para prova, mas não conseguiu ter um bom rendimento. Na volta 48, ele rodou novamente e teve que trocar mais uma vez o bico do carro.

Robert Kubica não viu o italiano Jarno trulli e assim como fez a muito tempo atrás com Jacques Villeneuve encheu a traseira do carro da Toyota causando um acidente espetacular, por sorte não declou com da outra vez. Kubica continuou depois de trocar bico e asa dianteira, mas Trulli abandonou a prova.
A quarta etapa do mundial de Fórmula 1 acontece no próximo domingo, no GP do Bahrein.

Veja a classificação do GP da China de 2009.

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2. Mark Webber (AUS/Red Bull)
3. Jenson Button (ING/Brawn)
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
5. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
7. Timo Glock (ALE/Toyota)
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9. Fernando Alonso (ESP/Renault)
10. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
12. Nick Heidfeld (ALE/BMW)
13. Robert Kubica (POL/BMW)
14. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
15. Nico Rosberg (ALE/Williams)
16. Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
17. Adrian Sutil (ALE/Force India)
Não completaram a prova:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams); Felipe Massa (BRA/Ferrari); Jarno Trulli (ITA/Toyota)

Nenhum comentário: