Vela de ignição
A vela de ignição fornece a centelha que provoca a ignição da mistura ar-combustível, para que ocorra a combustão. A centelha precisa ocorrer no momento exato para que as coisas funcionem bem.
Válvulas admissão e escapamento
As válvulas de admissão e de escapamento abrem e fecham, se alternando no momento certo e deixam respectivamente entrar o ar e o combustível e sair os gases queimados. Observe que ambas as válvulas são fechadas durante a compressão e a combustão, mantendo vedada a câmara de combustão.
A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco (1) fixa a uma haste cilíndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia (7) constituída por metal que provoque reduzida fricção (ex: ferro fundido, bronze).
O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor (4) que, accionado pelo came ou excêntrico (5) da árvore de cames, provoca a sua abertura, possibilitando fluxo (entrada ou saída) de gases do motor.
Uma mola (3) assegura que a válvula feche assim que cesse a pressão mecânica do came. Em alguns motores, esse regresso da válvula à sua posição de repouso sobre o assento (6) é feito por comandos pneumáticos, e não mecânicos.
Válvulas desmodrómicas
Alguns motores de competição - da Mercedes Benz em meados dos anos 50 e actualmente os das motos Ducati - têm um tipo de válvulas em que o movimento de fechar é forçado pelo excêntrico da árvore de comando de válvulas, não existindo assim a mola de retorno. Este sistema é chamado de desmodrómico, por derivação do grego desmos (controlado, ligado) e dromos (curso, percurso).
Controle eletrônico
Como não podia deixar de ser o mundo eletrônico mudou um pouco esse funcionamento hoje em dia existe motores como o Honda VTEC, usado no New Civic, e o BMW Valvetronic uasdo no X3, que possibilitam controlar eletronicamente a abertura das válvulas. Tal controle pode aumentar a eficiência do motor, e com isso motores de pequenas cilindradas, como 1.8 do Civic, tem a mesma potencia que o meu antigo e saudoso opala SS 1979, carburador turbado e duplo. (um dia conto essa historia...)
Algumas rotações são mais favorecidas do que outras, a depender do ângulo entre cames de admissão/exaustão. E por causa disso motores, de baixa cilindrada, com 16V tem rendimento pior que os de 8V, ate hoje não conseguiram desenhar uma angulação legal. Uma dica: abra capo de um carro e veja essa arvore...
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