20.8.11

Qual é a desse motor???

Fanáticos por velocidade. Qual é o seu grau? A um tempo atrás publiquei um estudo que a muito havia lido em uma revista inglesa falava sobre a mente dos corredores e aficionados por esporte a motor, papo de psicólogo...

E você Alguma vez você abriu o capô do seu carro e ficou imaginando o que acontece lá dentro? Para quem não entende do assunto o motor de um carro pode parecer uma salada de metal, tubos e fios. Um grande mistério para a maioria, ate para alguns fanáticos de esporte a motor que não sabem o que difere um motor em linha para um em V ou paralelo.
Pode ser só curiosidade, ou você talvez queira comprar um carro novo e tenha ouvido algo como "3.0 V6", "duplo comando no cabeçote" ou "injeção multiponto" ou trazendo para sonhos mais reais “1.0 16V. Que coisas são essas?

Primeiramente vamos entender o propósito do motor de um carro a combustão (movido a gasolina, álcool, oleo diesel e/ou gás): é transformar em movimento a energia gerada pela combustão. É isso vai fazer o carro andar. A queima é feita dentro de um cilindro ou não, com isso temos dois tipos de motor a combustão: interna e externa:

Interna: Eles trabalham dentro de um determinado local, explodem como por exemplo um cilindro/pistão. Há vários tipos de motores de combustão interna, também chamados de motores a explosão. Motores a diesel são um tipo e turbinas a gás são outro, motores rotativos Hime e motores 2 tempos. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens;

Externa: O motor a vapor de trens antigos e navios a vapor é o melhor exemplo de motor de combustão externa. O combustível (carvão, madeira, óleo ou outro) é queimado fora do motor para produzir vapor, e este gera movimento dentro do motor. A combustão interna é muito mais eficiente (gasta menos combustível por quilômetro) do que a combustão externa, e o motor de combustão interna é bem menor que um motor equivalente de combustão externa. Isso explica por que não vemos carros da Ford e da GM usando motores a vapor.

Quase todos os carros atuais usam motor de combustão interna a pistão porque esse motor é: eficiente (comparado com um motor de combustão externa) barato (comparado com uma turbina a gás) fácil de abastecer (comparado com um carro elétrico).

Essas vantagens superam qualquer outra tecnologia existente para fazer um carro rodar.
Para compreender o funcionamento básico de um motor de combustão interna a pistão é fácil. Imagine um canhão de guerra. Você provavelmente já viu em algum filme soldados carregarem um canhão com pólvora, colocarem uma bala e depois o acenderem. Isso é combustão interna - mas o que isso tem a ver com motores?

Feche uma das extremidades. Lubrifique o cano com algum lubrificante( viu da onde vem o óleo de motor!!!) Então, não faça isso em casa, jogue uma gotinha de gasolina e em seguida empurre uma bola de tenis (não precisa uma bala de canhão que é muito pesada) para dentro do cano. Assim depois de dar uma de professor pardal você vai ver que o seu dispositivo vai ter muita força. E jogar a bola longe!!!

É pôr uma pequena quantidade de combustível de alta energia (como a gasolina) em um reduzido espaço fechado e gera uma centelha libera uma quantidade inacreditável de energia, na forma de gás em expansão. É isso que faz o pistão de um motor se mover. Assim todas as engrenagem de funcionarem.
Quase todos os carros atualmente usam o que é chamado de ciclo de combustão de 4 tempos para converter a gasolina em movimento. Ele também é conhecido como ciclo Otto, em homenagem a Nikolaus Otto, que o inventou em 1867: Admissão, Compressão, Combustão e Escapamento

O pistão substitui a bola. O pistão está ligado ao virabrequim por uma biela. Conforme gira, o virabrequim "arma o canhão." Eis o que acontece à medida que o motor passa por esse ciclo
Primeiro a válvula de admissão se abre enquanto o pistão se move para baixo, levando o cilindro a aspirar e se encher de ar e combustível. Essa fase é a admissão. Somente uma pequena gota de gasolina precisa ser misturada ao ar para que funcione.

O pistão volta para comprimir a mistura ar-combustível. É acompressão, que torna a explosão mais potente. Quando o pistão atinge o topo do seu curso, a vela de ignição solta uma centelha para inflamar a gasolina.
A gasolina no cilindro entra em combustão, aumentando rapidamente de volume e empurrando o pistão para baixo. Assim que o pistão atinge a parte de baixo do seu curso, a válvula de escapamento se abre e os gases queimados deixam o cilindro através do tubo existente para esse fim. E assim o próximo ciclo, aspirando novamente ar e combustível.


Observe que o movimento dos pistões se faz em torno de um eixo – móvel : o virabrequim É esse movimento rotativo que permite fazer as rodas dos carros girarem. O pistão sempre vai estar perpendicular em relação ao virabrequim que por sua vez vai estar em situação semelhante em relação as rodas e seus eixos.

Complicado? Nem tanto. Amanha vemos que os cilindros dos pistões podem ser dipostos em varias maneiras.

Um comentário:

Flavinho disse...

Muito legal esse post!