27.9.09

Hamilton ganha em singapura

Devido a duas punições antes da corrida começar o grid de largada já foi modificado. Foi a alegria de quem estava atrás dos punidos! Nick Heidfeld, da BMW Sauber, perdeu uma posição, por estar abaixo do peso e ainda foi punido por trocar o câmbio e o motor do alemão fazendo o piloto começar dos boxes.
Na largada, Hamilton seguiu na liderança, com Rosberg pulando para a 2ª colocação. Rubens Barrichello fez uma boa largada pulando de 9º para 7º, passando Kövalainen e Kubica. Button, por sua vez, ganhou apenas uma colocação, ficando em 10º.

Na largada Fernando Alonso pulou para 4 lugar porem perdeu para Timo Glock e Webber . Hamilton, Rosberg, Vettel, Timo, Webber, Alonso eram o seis primeiros nas três primeiras voltas. E Ai foi esperar algo acontecer. Pegar o travesseiro e esperar... Ate a 17 volta quando começaram os primeiros pits foi a calmaria total. A única mudança foi um erros de webber que fez com que Webber perdesse a posição para Alonso.

Vettel fez sua primeira parada na 17ª volta, sendo o primeiro dos ponteiros a entrar nos boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg fazer sua troca de pneus e reabastecimento. E na saída passar por cima da linha branca, na verdade da zebra que divide a área de retorno coma pista. E assim levar um drive-through o que acabou coma sua corrida. O Alemão da Willians recebeu a sua punição quando o Safity-car estava na pista, na volta de retorno. E assim quando voltou para pista, depois de passar pelos boxes, teve de ficar em ultimo no grid. Vendo-se sem saída a não fazer uma corrida de recuperação.

Um dos últimos a parar foi o líder Hamilton fez sua parada na 20ª passagem, como já era previsto. O pit stop foi rápido e ele teve vantagem que precisava para seguir na liderança. Alonso foi o ultimo a parar dos ponteiros.

Na 20ª volta, Sutil rodou e, tentando retornar à pista, fez a lambança da corrida e acertou Nico Heidfeld, quebrando a suspensão traseira direita do carro do alemão e fazendo com que o Safety car entrasse na pista. Foi nesse momento que todos que ainda não haviam feito seus pit stops fossem para os boxes.

Quando Jaime Alguersuari foi aos boxes para sua parada, saiu antes de a equipe autorizar e dar tempo de retirar a mangueira de reabastecimento, em uma cena que lembrou muito o ocorrido com Felipe Massa na mesma prova do ano passado la foi mecânico com mangueira. O mecânico passa bem.

Na volta dos boxes Hamilton voltou na ponta seguido por Rosberg, que não havia pagado a sua punição ainda, Vettel, Timo, Alonso, Barrichello,Webber,Button nas oito primeiras. Até ali, entretanto, Rosberg ainda não havia pagado sua punição de passar pelo pit lane, já que só pôde cumpri-la quando o carro de segurança saiu da pista.

O Safety Car saiu da pista ao fim da 24ª volta. Na relargada, não houve nenhuma troca de posição, mas Vettel partiu para cima de Rosberg na briga pela 2ª posição. Alonso tentou ultrapassar Glock e não conseguiu, Rubinho tentou ultrapassá-lo só que também não conseguiu passar o espanhol, perdendo o contato e ainda sofrendo com os ataques de kövalainen que vinha logo atrás.
Rosberg cumpriu sua punição na 27ª volta, retornando à pista apenas na 14ª posição, atrás do italiano Jarno Trulli e com sua estratégia completamente prejudicada. E ficar atrás de Trulli é sempre um grande problema. No mesmo momento, Vettel começou a se aproximar do líder, mas os poucos pontos de ultrapassagem do circuito complicaram a disputa.
Na 36ª volta, começou um duelo de gato e rato entre Vettel e Hamilton. Era volta mais rápida de lá volta de cá. Ate Vettel arrancar o seu próprio retrovisor direito. Vale lembrar que a barra que sustenta a peça tinha efeito na aerodinâmica.

Vettel fez sua segunda parada na 39ª volta, colocando pneus macios e voltando rapidamente à pista, na 7ª colocação, atrás de Button. Mas o jovem piloto passou do limite de velocidade quando deixava o pit lane e tomou um drive-through, acabando com suas chances de brigar pela vitória. O piloto da RBR pagou sua penalização na passagem de número 41.

Glock assumiu a 6ª posição logo após fazer o seu segundo pit stop na 45ª volta da prova. E depois das paradas assumiu a 2ª posição, atrás de Fernando Alonso. Logo após foi a vez de Webber sofrer com problemas de freios em seu carro, Webber perdeu o controle e bateu levemente de traseira na primeira parte do circuito.

Na 48ª volta, os dois competidores da Toro Rosso abandonaram ao mesmo tempo. Ambos foram aos boxes e, juntos, tiveram seus carros recolhidos à garagem devido a problemas nos freios.
Button aproveitou que ficaria mais tempo na pista em relação aos adversários e começou a andar muito forte, sendo até 1s por volta mais rápido que os adversários diretos antes de sua segunda parada. Alonso parou na 50ª passagem e o inglês continuou na pista, indo aos boxes no giro seguinte.

Quando voltou à pista, Button havia recuperado o tempo que tinha de desvantagem para Barrichello e ficou à frente do brasileiro, complicando as chances de Rubens no campeonato.
Quando os pilotos estavam na passagem de número 52, foi a vez de Alonso fazer a melhor volta da prova, com a marca de 1min48s240. Ao mesmo tempo, Button conseguiu uma aproximação incrível em relação à Vettel, que apresentava problemas nos freios, assim como já havia enfrentado Webber. Mas o inglês da Brawn GP também sofreu com a peça e perdeu contato com o rival.

Button ainda teve que enfrentar problemas com os freios e conserva-los para chegar ao fim da corrida. O inglês chegou na frente de Rubinho e ampliou a vantagem em um ponto.

Confira o resultado final do GP de Cingapura:
1. Lewis Hamilton (McLaren) 1h56min6s337
2. Timo Glock (Toyota) + 9s634
3. Fernando Alonso (Renault) + 16s624
4. Sebastian Vettel (Red Bull) + 20s261
5. Jenson Button (Brawn GP) + 30s015
6. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 31s858
7. Heikki Kövalainen (McLaren) + 36s157
8. Robert Kubica (BMW Sauber) + 55s054
9. Kazuki Nakajima (Williams) + 56s054
10. Kimi Räikkönen (Ferrari) + 58s892
11. Nico Rosberg (Williams) + 59s777
12. Jarno Trulli (Toyota) + 1min13s009
13. Giancarlo Fisichella (Ferrari) + 1min19s890
14. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 1min33s502

Não completaram:
Jaime Alguersuari (Toro Rosso)Sébastien Buemi (Toro Rosso)Mark Webber (Red Bull)Adrian Sutil (Force India)Nick Heidfeld (BMW Sauber)Romain Grosjean (Renault)
Volta mais rápida: Alonso, com 1min48s240

Nenhum comentário: