Fernando Alonso devera comparecer para o Conselho Mundial da FIA como testemunha no caso do acidente planejado, segundo reconheceu a Renault, por Nelsinho Piquet e Pat Symonds en Singapura. O asturiano foi chamado na ultima na última sexta-feira (18), três dias antes da reunião ultima hora para dar a sua versão dos fatos, que devera ser igual a dada aos comissários que tomaram seus depoimento em Spa.
E dizer, que desconhecia a reunião feita por Symonds, Briatore e Nelsinho em Singapura, e não sabia de nada sobre o plano para provocar a colisão do piloto brasileiro. Respondendo as duras alegações de Nelso-pai de que este deveria desconfiar, Fernando devera afirmar que lhe foi dito “ que sua estratégia era tão agressiva porque, ao saber que havia se classificado tão atrás, de nada lhe serveria fazer o mesmo que o resto dos seus rivais”.
No relatório pelos comissários e da equipe de investigadores Fernando foi exonerado de qualquer parcela de culpa: “ na luz dos testemunhos do resto dos engenheiros e do Sr. Alonso, los comissários não encontraram provas que sugerissem suspeita de nada sobre o plano de provocar um acidente proposital na volta 14. A estratégia da Renault foi agressiva e de certo modo não usual, mas os comissários não vêem em suas conclusões nada na escuderia, salvo o senhor Nelson Piquet Jr, o senhor Pat Symonds e possivelmente o Sr. Flavio Briatore, que estvam avisados de algum tipo de plano para acidentasse. Esta posição esta referendada pelos documentos e as evidencias de radio fornecida pela Renault”.
O mais curioso disso tudo é que de acordo como jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o agora ex-chefe da escuderia gaulesa Briatore também foi chamado pela federação máxima, porem Pat Symonds, a quem os investigadores da FIA consideram um elemento central do episódio, e ex- chefe técnico (engenharia) da equipe não foi convocado para a reunião em Paris. O motivo é mais curioso ainda: acredita-se que o ex-chefe de engenharia do time está em férias na Espanha. Ambos deixaram a Renault na semana passada e não são mais funcionários da Renault.
A única diferença é que Flavio ainda tem motivos para estar na F-1. Atualmente, Briatore representa Romain Grosjean, Heikki Kovalainen, Mark Webber e, curiosamente, Nelsinho Piquet, centro da polêmica. E é exatamente nesse item que a FIA deseja investigar a fundo. Para a entidade, o relacionamento do dirigente com os seus comandados pode ter sido um fator que contribuiu para o acidento. Acredita –se que nesse item Fernando Alonso teria algo a acrescentar, por isso a sua convocação embora a FIA tenha concluindo que este não tinha conhecimento da armação. E assim saber do seu relacionamento com Briatore e de eventuais incidentes do passado, com o objetivo de condenar o dirigente.
E dizer, que desconhecia a reunião feita por Symonds, Briatore e Nelsinho em Singapura, e não sabia de nada sobre o plano para provocar a colisão do piloto brasileiro. Respondendo as duras alegações de Nelso-pai de que este deveria desconfiar, Fernando devera afirmar que lhe foi dito “ que sua estratégia era tão agressiva porque, ao saber que havia se classificado tão atrás, de nada lhe serveria fazer o mesmo que o resto dos seus rivais”.
No relatório pelos comissários e da equipe de investigadores Fernando foi exonerado de qualquer parcela de culpa: “ na luz dos testemunhos do resto dos engenheiros e do Sr. Alonso, los comissários não encontraram provas que sugerissem suspeita de nada sobre o plano de provocar um acidente proposital na volta 14. A estratégia da Renault foi agressiva e de certo modo não usual, mas os comissários não vêem em suas conclusões nada na escuderia, salvo o senhor Nelson Piquet Jr, o senhor Pat Symonds e possivelmente o Sr. Flavio Briatore, que estvam avisados de algum tipo de plano para acidentasse. Esta posição esta referendada pelos documentos e as evidencias de radio fornecida pela Renault”.
O mais curioso disso tudo é que de acordo como jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o agora ex-chefe da escuderia gaulesa Briatore também foi chamado pela federação máxima, porem Pat Symonds, a quem os investigadores da FIA consideram um elemento central do episódio, e ex- chefe técnico (engenharia) da equipe não foi convocado para a reunião em Paris. O motivo é mais curioso ainda: acredita-se que o ex-chefe de engenharia do time está em férias na Espanha. Ambos deixaram a Renault na semana passada e não são mais funcionários da Renault.
A única diferença é que Flavio ainda tem motivos para estar na F-1. Atualmente, Briatore representa Romain Grosjean, Heikki Kovalainen, Mark Webber e, curiosamente, Nelsinho Piquet, centro da polêmica. E é exatamente nesse item que a FIA deseja investigar a fundo. Para a entidade, o relacionamento do dirigente com os seus comandados pode ter sido um fator que contribuiu para o acidento. Acredita –se que nesse item Fernando Alonso teria algo a acrescentar, por isso a sua convocação embora a FIA tenha concluindo que este não tinha conhecimento da armação. E assim saber do seu relacionamento com Briatore e de eventuais incidentes do passado, com o objetivo de condenar o dirigente.
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