Montadoras fazem acordo para não se inscreverem em definitivo
Documento foi assinado durante final de semana do GP de Mônaco; entretanto, acordo pode ser considerado ilegal
Documento foi assinado durante final de semana do GP de Mônaco; entretanto, acordo pode ser considerado ilegal
Enquanto Max Mosley tenta aliviar as coisas de um lado, pedindo a inscrição incondicional de todos os times da Fota (Associação de equipes de F1) no Mundial da próxima temporada, as escuderias podem ter suas intenções de organizar uma ruptura com a categoria prejudicadas. O site da revista inglesa "Autosport" revelou nesta terça-feira (9) que as cinco montadoras que participam da F1 em 2009 fizeram um acordo durante o final de semana do GP de Mônaco para não confirmarem suas participações na próxima temporada. Porém, o pacto pode encontrar barreiras em leis de comércio da Europa.
Segundo a publicação, Ferrari, Mercedes-Benz, BMW, Renault e Toyota assinaram um acordo durante as reuniões feitas em Monte Carlo em que os representantes das fábricas se comprometeram a pagar € 50 milhões (cerca de R$ 137 milhões) a cada uma das empresas caso quebre o pacto de não assinar as inscrições para 2010 de maneira incondicional. Os cinco times independentes — Williams, Force India (já inscritas no próximo ano), Red Bull, Toro Rosso e Brawn não fazem parte do acordo.
Porém, a ação pode ferir duas leis de livre comércio da Europa: a Lei dos Empreendimentos de 2002, da Inglaterra, que trata das condições de mercado justo, e a Lei de Competição da União Europeia. As duas regulamentações servem para evitar a formação de trustes — grupos de empresas que unem seus interesses e acabam dificultando a ação de adversárias.
O presidente da Toyota, John Howett, confirmou a existência do acordo, mas não comentou sobre quaisquer valores por punições que ele possua e descartou a chance de ele ser ilegal. "Temos um acordo genuíno entre as montadoras querendo participar de uma competição esportiva. É algo que trata de inscrições, não de um boicote, e não fala de qualquer assunto comercial. Por isso, acho que é algo totalmente legal e sem nenhuma controvérsia", afirmou o vice-presidente da Fota.
Howett também garantiu que os advogados dos times não viram nenhuma quebra das leis citadas na confecção do pacto. "Todos os advogados das montadoras conferiram isso, e estamos lidando diariamente com a legislação europeia de competitividade e com leis antitruste. Também fiquei sabendo que o departamento de competitividade da União Europeia foi consultado. Por isso, tenho certeza de que não há problemas."
Além disso, o dirigente declarou que a FIA pode estar pensando em uma versão anterior do documento assinado pelos times, e não a mesma que chegou a ser confirmada. "Acredito que um dos papeis referidos, na verdade, não é o acordo que assinamos", concluiu
Em carta, Mosley cede e pede que equipes ajudem a fazer regras
Em carta enviada à Fota, Max Mosley pede a inscrição incondicional das oito equipes restantes e promete elaboração de novas regras para 2010
De acordo com o site da revista "Autosport" desta segunda-feira (8), Max Mosley enviou uma carta aos membros da Fota (Associação das Equipes da F1), pedindo aos times que concordem em fazer a inscrição incondicional no Mundial de 2010. Em troca, o dirigente prometeu elaborar em conjunto com as equipes as regras para a próxima temporada.Em outras palavras, Mosley, indiretamente, admitiu a derrota e já começa a costurar um acordo com as oito escuderias. O dirigente ainda deixou escapar que vai ceder às exigências feitas pela Fota, atendendo também às três novatas que forem aprovadas no dia 12 de junho.
O presidente da FIA ainda ressaltou que a melhor forma de as equipes ajudarem a moldar o futuro da F1 da maneira como querem é fazendo parte do campeonato.Para o inglês, a solução para o impasse é simples. No documento enviando à Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault, Red Bull, Toro Rosso, Toyota e Brawn, Max escreveu que deseja se reunir com os times no final deste mês para iniciar as discussões sobre a elaboração do novo regulamento. Para isso, entretanto, o britânico exige uma resposta da Fota até esta terça-feira (9).
"Segundo o Código Desportivo Internacional, nós não podemos agora alterar as regras publicadas para 2010, a menos que não haja um consentimento de todos os participantes do Mundial", declarou Mosley, na carta. "Porém, uma vez confirmada a lista dos concorrentes, poderemos realizar mudanças desde que tenhamos um acordo unânime", continuou."
Portanto, vocês (Fota) têm a opção de participar desse processo como equipes confirmadas, ou não. Para participar, vocês terão de confirmar a entrada incondicional no campeonato."
"Naturalmente, isso depende de vocês, mas seria muito mais simples se todos confirmassem a inscrição em conformidade com o regulamento já publicado, que abrange o teto orçamentário. Em seguida, no entanto, todos poderão colaborar nas modificações das regras."
A FIA vai anunciar no fim desta semana a lista dos times que participarão do Mundial do ano que vem. Como já se sabe, Williams e Force India se inscreveram de forma incondicional, assim como as outras dez novas equipes.Mas Mosley deixou claro para os membros da Fota que qualquer alteração feita no regulamento será em cooperação também com os três novos times."
Pretendemos organizar um encontro com todas as equipes de 2010 imediatamente após 12 de junho para que seja possível discutirmos as soluções propostas pela Fota para a redução dos custos", explicou o dirigente.
"Nós já angariamos as opiniões de alguns dos prováveis novos times no que diz respeito às medidas da Fota e os comentários foram amplamente positivos", revelou.
"Aguardamos com expectativa uma resposta positiva. Seria importante para nós ter essa resposta até o final do dia 9 de junho", encerrou.Como parte das condições para a inscrição no Mundial no próximo ano, a Fota exigiu a assinatura de um novo Pacto da Concórdia até dia 11 deste mês, além do cancelamento do limite orçamentário.
Fonte:grande premio
A novela promete cenas de proximos capitulos....hehehehe
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