A briga ainda reina, mas como todas as vezes deve acabar em um acordo no futuro porque atea agora não houve acordo entre FIA e equipes a respeito de mudanças no regulamento da F1 em 2010. A reunião entre Max Mosley, a fota e a diretoria da GPDA aconteceu no Automóvel Clube de Mônaco e durou três horas, nesta sexta-feira (22). Segundo o presidente da Federação Internacional de Automobilismo, o encontro foi construtivo, mas, ao que parece, ainda não foi o suficiente para mudar sua posição favorável ao teto orçamentário de £ 40 milhões (R$ 129 mi). Porém, o acerto pode estar próximo.
"As conversas estão acontecendo. Foi um encontro construtivo. O tema continua o mesmo, mas estou esperançoso de que haverá um entendimento", afirmou Mosley. Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da Fota (Associação de Equipes da F1), usou o mesmo termo para definir a reunião desta sexta e demonstrou a mesma confiança em um acordo entrem as partes. Afinal os ódios são esquecido quando se envolve milhões de dólares. Esta marcada uma nova reunião.
"As conversas estão acontecendo. Foi um encontro construtivo. O tema continua o mesmo, mas estou esperançoso de que haverá um entendimento", afirmou Mosley. Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da Fota (Associação de Equipes da F1), usou o mesmo termo para definir a reunião desta sexta e demonstrou a mesma confiança em um acordo entrem as partes. Afinal os ódios são esquecido quando se envolve milhões de dólares. Esta marcada uma nova reunião.
"O que queremos é a F1 permaneça como a F1. Que não se torne em algo diferente, com constantes mudanças que possam confundir o público e todos os outros. Que tenha estabilidade; é nisso que estamos trabalhando nos últimos dois anos, para encontrar uma maneira de reduzir os gastos", disse o dirigente italiano.
Ferrari, Renault, Toyota, Red Bull e Toro Rosso são contrárias à regra do teto orçamentário. A partir da próxima temporada, os times que não seguirem o teto orçamentário de £ 40 milhões (R$ 129 mi) vão ter limitações técnicas. Aqueles que adotarem o limite de gastos receberão em troca benefícios no campo tecnológico. As cinco equipes citadas consideram que existirão dois regulamentos diferentes em um mesmo campeonato.
A Federação Internacional de Automobilismo, via Mosley, está irredutível e não aceita mudar as regras, usando como argumento o interesse de novos times, que querem entrar na categoria justamente por causa da redução de custos.
Os dirigentes de Maranello tentaram tirar esse item do regulamento com um processo na justiça da França, onde fica localizada a sede da FIA, mas não tiveram sucesso.
Além da ameaça das escuderias os pilotos estão declarando que nao vão disputar um campeonato de baixo desenvolvimento tecnológico e sem as grande equipes. Para completar ontem o jornal italiano "La Stampa" afirmou que os organizadores do GP de Mônaco podem não renovar o contrato de realização da corrida se a Ferrari deixar a F1.
Antes do encontro com Mosley, a Fota se reuniu no iate de Flavio Briatore para discutir a posição da entidade sobre o imbróglio. Montezemolo garantiu que todos os times que disputam a atual temporada concordaram em não participar do próximo Mundial se a FIA não alterar o regulamento do ano que vem. O prazo de inscrições foi aberto nesta sexta e vai até o próximo dia 29. As primeiras inscritas foram a Campos e a USF1 – com esse nome, apesar do pedido de Bernie Ecclestone ameaçar para que os americanos não usassem F1. porem circula no paddock que algumas equipes não garantiram que não vão se inscrever apesar de concordarem com Montezemolo.
Esperemos cenas do próximo capítulos. Afinal uns precisam dos outros.
Esperemos cenas do próximo capítulos. Afinal uns precisam dos outros.
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