30.8.09

Kimi ganha em uma corrida de Fisico

O finlandês Kimi Räikkönen conquistou a primeira vitória sua e da Ferrari no ano no GP da Bélgica de Fórmula 1, realizado neste domingo no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. Após largar na 6ª colocação, fez uma bela largada e assumiu a pole favorecido pela largada ruim de Jarno Trulli e Rubens Barrichello. Nas primeiras voltas ultrapassou a Force Índia de Giancarlo Fisichella (isso mesmo!) e assumiu a ponta acompanhado de perto pelo italiano.

O nome da prova e do final de semana foi o do italiano Giancarlo Fisichella. O italiano da Force Índia largou em uma surpreendente pole position, mas poucos acreditavam em seu bom desempenho durante a corrida. O veterano, no entanto, não saiu da cola do Homem de Gelo em momento algum, terminando a corrida apenas 0s9 atrás do vencedor e conquistou os primeiros pontos da equipe na F1 já com uma ótima 2ª colocação, somando 8 no campeonato. (Isso com uma Fosse Índia. O “carcamano” estava com inspirado!!!).

Este final de semana foi um grid de largada italiano com dois veteranos nas duas primeiras colocações, em participações dignas de mestres Foi um treino muito bom de Jarno e Físico.

A corrida logo na largada, na segunda curva, houve um forte acidente entre Grosjean, Alguersuari, Hamilton e Button. Jeson foi o primeiro a rodar, após toque com Grosjean. Hamilton e Alguersuari se envolveram num toque igual: o piloto mais jovem batendo na traseira do mais velho e este rodando tirando os dois da corrida. Porem ninguém se machucou.





Barrichello que acabou levando sobras dos acidentes teve ir de ao Box e mudou de estratégia colocando mais combustível e pneus duros. Com os acontecimentos da primeira volta, a organização acionou o Safety Car, já que a maioria dos carros envolvidos ficou em posição perigosa.

Trulli também com problemas seguiu o mesmo caminho de Rubinho e aproveitou a entrada do carro de segurança para fazer seu primeiro pit stop, caindo das primeiras para a 14ª colocação, apenas uma à frente de Barrichello. Enquanto o Safety Car ainda estava na pista, as oito primeiras posições eram as seguintes: Fisichella, Räikkönen, Kubica, Glock, Webber, Heidfeld, Rosberg e Vettel.

Na relargada, na 4ª volta, Räikkönen partiu para cima de Fisichella, aproveitando-se do KERS para ganhar tempo na reta após a Eau Rouge e assumindo a liderança. Na 6ª volta Barrichello já conseguia se recuperar e aparecia em 12°, após deixar para trás Trulli, Badoer e Nakajima.

Kubica fez sua primeira parada na 12ª passagem, quando estava em 3°, assim como Glock, que ocupava o 6° posto da prova. Voltaram em 8° e 13°, respectivamente.

Räikkönen e Fisichella, os dois primeiros colocados, até então, fizeram suas primeiras paradas na volta 14. Webber e Heidfeld também fizeram seus pit stops nesse momento da competição. Na volta, o australiano saiu em cima do alemão e quase causou um acidente. Por causa disso, levou uma punição e precisou pagar um drive-through e ficando em 13°.

Na metade da prova, atingida na 22ª passagem, Räikkönen se preocupava com a aproximação de Fisichella, mas, pouco atrás, outro nome também começava a surgir na corrida: o de Fernando Alonso, ainda sem pit stop, na 3ª colocação. Em seguida, aparecia Kubica, Kövalainen, Vettel, Heidfeld e Barrichello.

Alonso apareceu como um nome da corrida, devido a sua estratégia, fez sua primeira parada na 24ª volta. Porem mais uma vez, na mesma roda, durante o pit stop, um mecânico teve dificuldade para prender a roda dianteira esquerda, o que fez com que Alonso passasse muito tempo parado, voltasse em 14° e perdesse a chance de vencer a prova. O empenamento da calota ocorreu nas primeiras curvas, quando Alonso tocou Nakajima. Logo depois o asturiano parou definitivamente, seguindo o italiano Jarno Trulli.
( ovideo do ocorrido no Gp da Espanha, em situação igual)


Barrichello fez sua segunda parada na 27ª volta, quando ocupava a 6ª colocação. Ao retornar à pista, estava em 12°, mas já com todos os pit stops feitos.

Kubica entrou nos boxes na 30ª passagem para sua segunda parada, retornando na 5ª colocação. Na volta seguinte, foi à vez de Räikkönen e Fisichella colocarem mais pimenta na corrida indo juntos fazerem seus pit stops, porem o trabalho perfeito das equipes fez com que as posições seguissem inalteradas. Heidfeld e Glock pararam na 32ª volta e retornaram na 6° e na 10°, respectivamente.

Vettel, que havia assumido a liderança da prova, fez sua última parada a 7 voltas do final, retornando na 3ª colocação, atrás somente de Räikkönen e Fisichella, que brigavam pela 1ª posição do GP da Bélgica.

No fim da 41ª volta, o carro de Barrichello começou a apresentar problemas de motor, soltando fumaça aos poucos e fazendo o brasileiro ter de desistir da briga com Kövalainen pela 6ª colocação. Mesmo assim, conseguiu se manterá frente à de Nico Rosberg, que vinha em 8º, por duas voltas e assim marcar importantes 2 pontos no campeonato. Seu Brawn GP chegou aos boxes em chamas, já com a corrida terminada. Parabéns para o pessoal da Fosse Índia e Giancarlo Fisichella
Confira o resultado final do GP da Bélgica:
1. Kimi Räikkönen (Ferrari) 1h23min50s995
2. Giancarlo Fisichella (Force Índia) + 0s939
3. Sebastian Vettel (Red Bull) + 3s875
4. Robert Kubica (BMW Sauber) + 9s966
5. Nick Heidfeld (BMW Sauber) + 11s276
6. Heikki Kövalainen (McLaren) + 32s763
7. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 35s461
8. Nico Rosberg (Williams) + 36s208
9. Mark Webber (Red Bull) + 36s959
10. Timo Glock (Toyota) + 41s490
11. Adrian Sutil (Force Índia) + 42s636
12. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 46s106
13. Kazuki Nakajima (Williams) + 54s241
14. Luca Badoer (Ferrari) + 1min38s177

Não completaram:
Fernando Alonso (Renault); Jarno Trulli (Toyota); Jenson Button (Brawn GP); Romain Grosjean (Renault) Lewis Hamilton (McLaren); Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Volta mais rápida: Vettel, com 1min47s263.

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