16.4.09

Jarno reúne os pilotos para auxilio as vitimas do terremoto

O piloto italian esta reunindo fundos para ajudar as vitimas do terremoto que assolou a sua região natal. Abaixo transcrição de uma noticia divulgada hoje no “La Republica”.

Jarno é de Alanno, Pescara, Região de Abruzzo.




"Quiero apoyar al pueblo y pienso involucrar a mis patrocinadores para recaudar dinero. Les voy a preguntar a mis compañeros, los equipos y a todo el mundo, a unirse a mí", dijo el italiano.


El italiano Jarno Trulli (Toyota) ha expresado esta tarde su intención de involucrar al resto de sus compañero de la Asociación de Pilotos de Gran Premio (GPDA), en una campaña para ayudar a la reconstrucción de la región italiana de Abruzzo, de la que es originario, sacudida por varios terremotos la semana pasada.




Nacido en la localidad de Pescara (Abruzzo), Trulli ha comentado esta tarde: "Como se puede ver en mi mono llevo un cartel de apoyo 'Abruzzo en el corazón'. Probablemente todos ustedes han oído hablar de la dramática situación en la región tras el terremoto".




"Quiero apoyar al pueblo y pienso involucrar a mis patrocinadores para recaudar dinero. Les voy a preguntar a mis compañeros de la GPDA, los equipos y a todo el mundo, a unirse a mí. No se trata sólo de pedir dinero. Estoy recaudando dinero, pero quiero pedirle a la gente que además donen objetos para poder hacer una subasta", continuó explicando Trulli.




Añadió el piloto de Toyota que: "Probablemente todos hemos visto lo que ocurrió allí y como soy parte de Abruzzo quiero hacer algo especial. Han tenido que pasar varios días para darme cuenta de lo que realmente estaba pasando, porque honestamente es una situación dramática la que se vive allí".




Un emocionado Trulli contó: "Casi tres centenares de personas muertas, no muchos en comparación con lo que realmente ha sucedido. No quedan ciudades, ni pueblos, ha desaparecido todo. Más de cien mil personas se han quedado sin nada: sin casas, sin trabajo, sin familias. Debe ser muy duro".




Añadió que: "Soy de los Abruzzos y este es un problema de Italia, pero todos en el mundo conocen el terremoto y porque trabajo en todo el mundo, sólo quería mostrar a todo el mundo lo que está pasando allí".




Para Trulli: "No hay mucha diferencia entre el tsunami y el terremoto en Abruzzo, es una situación dramática y quiero hacer mi contribución. El objetivo es recaudar dinero en primer lugar y luego, al final de la temporada, ver cuánto tenemos y tratar de ir allí y reconstruir las escuelas, todo lo que básicamente ha de ser reconstruido".




Por último ha dicho que: "Se que lo quiero hacer es realmente difícil. Por una vez en mi vida, probablemente voy a ir llamado a todas las puertas de todo el mundo para recaudar algo de dinero".


"Me senti um estúpido"

O piloto Jarno Trulli, da Toyota, se pronunciou publicamente, nesta quarta-feira, a respeito da polêmica desclassificação do atual campeão mundial Lewis Hamilton do GP da Austrália, quando ele mentiu para os comissários da prova ao afirmar que havia sido obrigado a ultrapassar o italiano com a presença do safety car na pista.

Por conta disso, Trulli acredita que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) esteja agindo corretamente ao punir rigorosamente a McLaren, assim como o piloto britânico.Embora o italiano não guarde ressentimentos em relação à atitude da McLaren, que acabou lhe custando a terceira posição na prova - recuperada na sequência - ele defende a maneira pela qual a FIA vem conduzindo o caso.


Em entrevista exclusiva ao site da revista inglesa 'Autosport', Trulli afirma ter sentido que a contundente postura da entidade foi uma demonstração de força e poder.


- Meu sentimento é de que a FIA tomou a decisão porque sentiu que alguém estaria "brincando" com ela. Então, eles quiseram mostrar para todo o mundo que eles são como um júri. Para comparecer a um tribunal perante o juiz é preciso ser honesto e falar a verdade. Talvez você escape uma vez, mas é melhor não tentar fazer isso. É muito arriscado. Eles sentiram o cheiro de algo errado no ar, e foram bons o suficiente para investigar o que aconteceu. Isso transmite muito crédito à FIA após uma corrida com tantas polêmicas - avaliou.


- Eu acho que isso gerou uma circunstância infeliz para nós dois. Pessoalmente, eu não sei quem mentiu e porque mentiu. Na minha opinião, não havia interesses para mentir, mas alguém julgou mal as regras. Eu não estou aqui para culpar ninguém. O problema ocorreu em uma ocasião particular isolada e eu me senti um estúpido, porque não fiz nada de errado. Eu não sou do tipo de pessoa que pensa em revanche ou algo do tipo, e sigo essa máxima com todo mundo. Eu vivo e deixo todo mundo viver - afirmou.


Por outro lado, o piloto da Toyota não poupou elogios aos comissários da prova, que o informaram imediatamente após tomarem a decisão de reintegrá-lo ao pódio.


- Foi ótimo eles terem anunciado a decisão de me devolverem a terceira posição depois da prova. Eu estava dando entrevistas a alguns jornalistas, quando dois comissários se dirigiram ao cercado para me encontrar e apertar a minha mão dizendo “você merece isso porque foi honesto”. Isso aconteceu na frente de toda a imprensa. Eu gostei muito daquilo - elogiou.


A FIA convocou uma reunião extraordinária do Conselho Mundial, próximo dia 29, na qual vai analisar as provas e exigirá explicações da McLaren, que pode ser até eliminada da temporada.


(Fonte:Tazio)

15.4.09

Miniatura Senna

Os fãs de Ayrton Senna ficaram mais felizes a partir de julho. Um boneco em miniatura do piloto — sem o patrocínio da Marlboro no macacão foi lançado na Abrin, feira de brinquedos no ExpoCenter Norte, em SP. A Piziitoys é a empresa responsável pela sua comercialização

A peça tem 37 cm de altura e serão feitas apenas 2,5 mil unidades ao preço de R$ 759,00. Os royalties vão para o Instituto Ayrton Senna. Aos interessados... Site Oficial de comercialização

Nelsinho na Neve

São Legais

Acabou a polêmica. A Corte de Apelações da FIA definiu no início desta quarta-feira (15) que os difusores traseiros duplos, adotados por Brawn, Williams e Toyota, estão dentro das regras. Com isso, os resultados dos Gps da Austrália e Malásia foram confirmados, e os três times podem manter o equipamento nos seus carros.

A decisão da FIA foi, de certa maneira, esperada. Os comissários da entidade já haviam garantido a legalidade dos difusores em quatro ocasiões, antes das duas primeiras etapas da temporada — quando BMW Sauber, Red Bull, Ferrari e Renault entraram com protestos contra o uso da peça.

A federação ainda não emitiu um comunicado oficial, mas revelou o resultado do julgamento com uma breve nota logo após o veredito: "Baseado nos argumentos ouvidos e nas evidências obtidas antes disso, a Corte concluiu que os comissários estavam certos ao indicar que os carros em questão seguem as regras."

O resultado deve provocar um frenesi nas fábricas das outras sete escuderias do Mundial. A Renault já confirmou que pretende usar uma versão inicial do difusor duplo no GP da China, e os outros times devem seguir pelo mesmo caminho em breve.

(fonte: Grande Premio)


A diretoria da Toyota e RBGP se pronunciaram "contentes" com a decisão.

Fim da discussão e as demais equipes que corram atrás. Boa sorte....

13.4.09

Caso Helio Castroneves


Em entrevista ao repórter Celso Miranda, da Rádio Bandeirantes, Castro Neves afirmou:


"Na segunda-feira estaremos de volta nessa corrida da minha vida. Realmente não esperava que essas seis semanas fossem durar tanto. É uma pressão muito grande. Infelizmente não está sob meu controle. São palavras que não consigo decifrar, entender. Só espero que a justiça seja feita", disse.


"São leis das quais nunca tive ideia. É difícil quando você está naquela corte e os promotores acusam você de que você que fez tudo. Isso realmente é complicado, chato de escutar."


"Ninguém gosta de tomar porrada e não poder nem expressar o que sente. Sou muito emotivo. Para segurar tudo isso, é muito difícil. Mais um fim de semana, e não consegui segurar minha emoção. Não é pelo fato de não estar confiante. Infelizmente está fora do meu controle. Estou bem fraco nesse sentido. Os fãs têm sido muito carinhosos. Vamos lá, mais dois dias."


Castro Neves, sua irmã e seu advogado podem ter de cumprir até 35 anos de prisão cada um se forem considerados culpados por crimes entre 1999 e 2004 nos Estados Unidos. O piloto é acusado de ter deixado de pagar US$ 2,3 milhões em impostos. A sua senteça que era para sair hoje foi adiada para amanha.


(Fonte:Tazio)

Otimismo da Toyota


A Toyota esta muito otimista

Timo Glock
"A corrida na Malásia foi muito louca, mas tivemos um grande resultado, e agora estamos ainda mais confiantes. Fomos competitivos em todas as condições de pista, e isso é um ótimo sinal; estávamos certos no nosso otimismo antes do início do campeonato", disse.

"É um pouco estranho correr na China em abril, já que sempre viemos para cá apenas mais tarde. E eu gosto muito de correr em Xangai, pois a pista é bastante interessante".


Jarno Trulli

"Estou muito otimista com relação ao GP, pois começamos a temporada muito fortes", disse Trulli. "Isso demonstra o quanto progredimos desde o ano passado, e uma prova disso é que eu fiquei até meio decepcionado com o quarto lugar na Malásia, pois achava que podia chegar no pódio e brigar pela vitória — no ano passado, eu tive o mesmo resultado, e aquilo foi além do que esperávamos", continuou.


"Estamos em segundo no Mundial de Construtores, o que só comprova que somos um dos melhores times até agora. Então, a meta é brigar pelo pódio, e creio que temos boas chances de realizar isso. Nunca tive muita sorte nas provas na China, então estou determinado a mudar isso e ter um final de semana melhor do que os outros."

Novo horario

Eles não aprendem. Devido a pressões os organizadores do GP da Malásia recuaram nas exigências de antecipar o horário da largada da prova, depois dos problemas da etapa do Catar da MotoGP, onde a corrida teve de ser adiada para as 15h desta segunda (13) devido a chuva que caiu e no meio da noite e ao fato da corrida ser noturna.
Mokhzani Mahathir, executivo do circuito de Sepang, amaciou o discurso e avisou: a prova será realizada como e quando Bernie Ecclestone quiser. "Após cada GP, temos discussões com Ecclestone para ver em que podemos melhorar. A questão sobre ter a prova mais cedo ou à noite será concluída em breve", destacou.

Berniie deve ter ido conversar com o rapaz com todo o carrinho especial que somente ele sabe ter... uma prova disso é que Mahathir, afirmou que, apesar de aberto “negociações” discorda de uma disputa noturna. "E se chover às 15h? E se chover à noite? Os pingos de chuva podem refletir os raios de luz dos refletores e afetar a visibilidade dos pilotos", ponderou. "Eles querem o campo de visão limpo durante a corrida. Como o horizonte será visível se tivermos a corrida à noite? Precisamos de um equilíbrio para todos", acrescentou.
Ressaltou ainda que as obras para uma prova sob luz artificial custariam £ 5,6 milhões, "Podemos recuperar a quantia alugando a pista para outros eventos. Reavemos todo o dinheiro da construção do nosso autódromo, estimado em 300 milhões", concluiu, calculando o valor em ringgit, moeda malaia – o investimento seria equivalente a R$ 179 milhões.

Amigos para Sempre


A convocação de Lewis Hamilton para participar da reunião do Conselho Mundial da FIA que pode punir a McLaren até mesmo com a exclusão do campeonato de 2009 mereceu uma interpretação diferente do caso por Adrian Sutil. O alemão da Force India, melhor amigo do atual campeão no grid da F1, afirmou em sua coluna na revista holandesa "Formule 1 Race Report" deste domingo (12) que as frequentes punições e presenças de Hamilton junto aos comissários podem ser indícios de racismo da FIA.


Sutil, companheiro de equipe de Lewis na F3 em 2005, disse que o inglês já deve estar cansado de sempre ser colocado sob suspeita. "Não tenho ideia de por que ele é quase sempre punido", argumentou o piloto.

"E aí", continuou, "você começa a se perguntar o motivo disso acontecer. Será que não é sua cor de pele?", questionou Sutil.



Primeiro piloto negro da história da F1, Hamilton já esteve envolvido em um episódio de racismo desde a sua estreia, em 2007. Durante a pré-temporada do ano passado, quatro torcedores foram ao autódromo de Barcelona vestidos com máscaras de macacos e usando camisetas onde se lia "Família de Hamilton". Os torcedores foram tirados do circuito, e chegou a ser cogitada a exclusão do GP da Espanha do Mundial de 2008.


Mais tarde, após a dramática conquista do título em Interlagos, Anthony Hamilton afirmou que as vaias do público brasileiro ao seu filho também eram sinais de racismo.

(Fonte grande Premio)


Bons amigos tem o rapaz....

12.4.09

Feliz Pascoa


Não há Santos

Rio de Janeiro, Jacarepaguá, Brasil. Ano de 1981.
Frank Williams deu a ordem pelo rádio:
- Reutmann, deixe (Alan) Jones passar.
O argentino ignorou a ordem e ganhou a corrida. Passou a não contar mais com o apoio total da equipe (e de Jones) e mesmo assim lotou ate o fim perdendo o título daquele ano para Nelson Piquet.
Reutmann, depois da corrida ganha, disse que havia algum "problema" com seu rádio e não escutou . Claro, ninguém acreditou.Só ficaram aquelas palavras na cabeça do Frank, cada vez que olhava pro Reutmann:
- AQUI NÃO.

Isso explica a atitude de Lewis Hamilton, porem não justifica. Não aprovo as atitudes do piloto inglês espero que ele seja punido e repreendido de forma exemplar, porem sei que quem deteve a maior parcela de culpa é sim a equipe.

Com essas atitudes compreendo a situação a que o espanhol Fernando Alonso deve ter passado no ano de 2007. Lembro-me da situação no GP da Hungria, onde o próprio Ron Dennis foi à aos comissários contra o seu piloto, das inúmeras declarações contras vindas da McLaren. Compreendo atitude de Fernando e se fosse o Mosley (que não é nenhum santo, cá entre nos) desconfiaria de sua ligação com o escândalo dos chicotinhos.

E tenho uma certeza na Formula-1 não há santos.


para concluir um video... que é melhor nem comentar com detalhes....

11.4.09

Um pequeno ovinho de pascoa

Um presentinho, na escala de 1/1 que custou 16.000 euros. Quero de páscoa, só acho que nenhum chocolatra do mundo é capaz de comer... como diz o chefe do vídeo um pecado come-la.



CLUB PASTICCIERI ITALIANI fez uma réplica de chocolate da Ferrari F2008 . Foram cerca de duas toneladas de chocolate trabalhadas por 21 chefs em Sorrento, região de Nápoles na Itália, durante dois meses.

GPDA mais forte

A GPDA conta com o apoio de mais dois pilotos: Felipe Massa e Adrian Sutil. Ambos não estavam na associação dos pilotos da F-1, mas decidiram juntar-se aos colegas.Em 2008, a GPDA enfrentou momentos difíceis, pois nomes importantes como Hamilton, Massa e Raikkonen não faziam parte dela. O presidente, Pedro de la Rosa, e os diretores, Fernando Alonso e Mark Webber, tiveram de superar a desconfiança que esses desfalques representavam.Com a entrada de Lewis Hamilton, Massa e Sutil, segundo o site da revista "Autosport", optaram por seguir o exemplo do inglês.

Como o estreante Sébastien Buemi também já é um membro, Kimi Raikkonen é o único piloto titular que não está no quadro de associados da GPDA."É importante todos estarem lá", disse De la Rosa. "Foram ótimas notícias as entradas de Lewis, Felipe e Adrian. Pilotos de testes como Christian Klien e novatos como Buemi também estão lá. É muito tranqulizador."

"Admito que estávamos fracos no ano passado, especialmente quando Felipe saiu. Mas ele voltou, e estou satisfeito por isso. É também legal Lewis estar lá."O piloto de testes da McLaren espera que Raikkonen torne-se um associado para que 100% do grid faça parte da GPDA, associação interessada principalmente na segurança dos pilotos em testes e corridas. Segundo De la Rosa, após os mais recentes ingressos, a GPDA nunca esteve tão forte.

Depois de passar por problemas em 2008 com a saída de vários pilotos, a GPDA (Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios) iniciou 2009 com força renovada. O presidente Pedro de la Rosa revelou neste sábado (11) à revista "Autosport" que Felipe Massa voltou a fazer parte da entidade, e Adrian Sutil também confirmou sua participação. Com isso, apenas Kimi Raikkonen não faz parte da associação entre os titulares e reservas presentes na temporada.


De la Rosa afirmou que o retorno de Massa, somado à entrada de Lewis Hamilton pouco antes do início do campeonato
, aumenta a força da GPDA. "É importante que todos estejamos juntos. E é otimo contar com pilotos como Lewis, Felipe e Adrian, além de reservas como Christian Klien e um novato como Sébastien Buemi. Isso mostra que estamos no caminho certo", disse o espanhol, que trabalha junto com Fernando Alonso e Mark Webber no comando da entidade — o australiano, aliás, teve atuação destacada no impedimento da continuação do GP da Malásia devido às más condições de visibilidade.


O piloto de testes da McLaren admitiu que a associação perdeu força no ano passado, mas que a situação mudou. "Nós ficamos fracos, especialmente quando Felipe decidiu sair. Mas ele voltou, e estou muito feliz com isso, assim como estou com a decisão de Lewis", explicou — Hamilton ainda não fizera parte do grupo desde a sua estreia na F1, em 2007.
Segundo De la Rosa, a meta agora é fazer também com que Raikkonen decida se juntar à entidade. "Queremos que Kimi também faça parte, já que ele é um dos principais nomes da categoria, e ele está pensando nisso. Tomara que ele concorde o quanto antes", afirmou, antes de defender o trabalho da GPDA. "Nossa organização é importante. Apesar de sermos rivais, temos de trabalhar juntos para resolver os problemas, e acho que estamos mais fortes do que nunca", concluiu o espanhol.

(Fonte grande Premio)

Uma mostra da força da GPDA atualmente foi a mobilização feita pelos pilotos durante a aguaceiro do GP da Malasia...

10.4.09

Barbeiro é a ....

GPDA pede novo horário para corridas


Os pilotos de Fórmula 1 pretendem pressionar Bernie Ecclestone, a revisar os horários de largada dos GPs da Austrália e Malásia na temporada de 2010.
Neste ano, as duas provas começaram no final do dia -- às 17h00 (horário local).

Em Melbourne, os pilotos reclamaram da falta de luz no final da prova. Em Sepang, no último domingo, a corrida foi encerrada por conta de uma forte chuva e também pela falta de luz natural.

A preocupação dos competidores é a segurança das disputas. "Nós já conversamos com Charlie (Whitting), durante o briefing, sobre nossas preocupações e sobre o que poderia acontecer. Nossos temores se tornaram realidade. É senso comum que houve problemas", declarou uma fonte ao site especializado Autosport.

"Penso que se nessas provas (Malásia e Austrália) os horários foram alterados para uma hora mais cedo, faria diferença. Entendo que existem razões comerciais para que as corridas ocorram mais tarde. Mas a segurança sempre vem antes", disse a fonte.

Fonte: Grande premio

Desempregado em Breve


Tem alguém querendo ficar desempregado mais rápido. Só isso que tenho a comentar.

Numa entrevista a “F1-Racing” desse mês Nelsinho disse varias frases ótimas...

"Toda merda que acontece, acontece comigo, como nos testes de pré-temporada deste ano (Nelsinho perdeu vários dias de trabalho devido ao mau tempo nos treinos coletivos)."

"Todo mundo fala que há bastante tempo que ele espera para ir para a Ferrari. Talvez essa fosse uma desculpa ideal para deixar a equipe",

"Toda merda que acontece, acontece comigo, como nos testes de pré-temporada deste ano (Nelsinho perdeu vários dias de trabalho devido ao mau tempo nos treinos coletivos)."

E por ultimo vamos falar do chefe...

"Ele pode ser realmente duro, e você precisa ignorar o que é dito de ruim e de absorver as coisas boas, julgando tudo no final", concluiu

O pai tinha língua solta, mas pelo menos era mais inteligente. Nelsinho não esta em condição de reclamar muito. O carro novo da Renault é muito ruim, mas ca entre nos o piloto não é nenhum Piquet.

9.4.09

Videos e links legais

Uma entrevista do jarno Trulli para a TV Italiana, muito legal. Veja aqui

A Coluna do Flavio Gomes esta muito boa. Se quizer conferir da uma clicada no link ao lado Coluna Warm Up: Perna curta, pé pesado

8.4.09

Terremoto na Italia


O italiano Jarno Trulli disse "chocado" com os efeitos do terrível sismo que afectou a sua região natal em Itália.

O sismo, de 6.3 na escala de Richter, afectou a região de Abruzzo, tendo causado, até ao momento, 250 mortos e mais de 1000 feridos.

Trulli, que viajava de Kuala Lumpur para Frankfurt, só soube da tragédia ao aterrar: "assim que aterrei em Frankfurt recebi uma chamada da minha mãe a contar-me da tragédia", disse o italiano nascido em Pescara, Abruzzo, ao Corriere dello Sport.

Trulli demonstrou-se aliviado pelo facto de não ter familiares a viver naquela cidade: "Estou chocado, mas de forma um pouco egoísta, posso dizer que a minha família está longe do epicentro".

E a coisa esta feia por lá veja esse relato da brasileira do paraná que mora em Roseto degli Abruzzi, a uma hora de àquila epicentro do tremor que abalou o centro da Itália, serve como relato da cituação

"Ela disse que foi acordada pelo marido no meio da noite e viu os lustres balançando.
"Quando deu três e meia da manhã vimos todos os lustres tremendo. Estou com dor nas costas até agora, porque quando vi já estava na escada, com meu marido e meu filho", disse à BBC Brasil.

Evelina mora há 15 anos na Itália. Em Roseto degli Abruzzi ela é presidente da associação Itália Brasil e ajuda imigrantes brasileiros a arrumar trabalho e os que são descendentes de italianos a obter a cidadania.

É a primeira vez que ela sente a terra tremer no apartamento do primeiro andar onde vive com o marido italiano, e o filho de oito anos. Ela confessa que ficou muito assustada mas que não foi o terremoto que a acordou.

"Foi meu marido que me acordou. Ele disse: Evelina, levanta que está tremendo tudo. O vizinho do lado pegou as crianças, colocou no carro e foi embora".

A primeira atitude da família de Evelina, assim que sentiram a terra tremer, foi sair de casa. "Dizem que quando tem terremoto, o lugar mais seguro é a escada do prédio , então corremos para lá, aguardamos, vimos que tinha tranquilizado e voltamos para casa, não para dormir porque ninguém dorme, mas ficamos acompanhando pela televisão o que aconteceu ", disse. Segundo o relato de Evelina, a cidade de Roseto degli Abruzzi não foi muito atingida pelo terremoto.

"Não sentimos danos de cair alguma coisa, foi mais o tremor mesmo, porque estamos na frente do mar e acredito que o mar faz tranquilizar esta parte, quando é mais interno é que cai tudo". Durante o tremor de terra, todos os moradores, com medo, saíram para a rua, segundo ela, mas não houve feridos nem danos em sua cidade.

Sem estatística Segundo informou Evelina, há cerca de 20 brasileiros morando em Roseto Degli Abruzzi . De acordo com ela, em toda a região montanhosa do Abruzzo seria grande o número de brasileiros embora não haja estatísticas a respeito.

"Muitos vem para pegar a cidadania italiana, depois, tem as famílias com filhos que decidem ficar morando aqui", disse.

Ricardo Bottin, 28 anos, de Toledo no Parana, mora há um ano em Roseto degli Abruzzi e conseguiu pegar a cidadania italiana justamente nesta segunda feira. Descendente de italianos, atualmente ele está desempregado mas trabalhou na construção civil. Ricardo mora na sede da Associação Itália Brasil, junto com mais 4 brasileiros.

Ele disse que saiu de casa assim que sentiu a terra tremer. "Deitei meia noite e meia. De madrugada senti um tremor, perguntei o que estava acontecendo, levantei, fui até a janela e teve outro tremor. Aí, sai da casa", disse à BBC Brasil.

Ricardo contou que é a primeira vez que ele sente um terremoto em sua vida e por isso achou que foi uma "experiência interessante"

"O terremoto não é uma coisa boa, mas para mim foi interessante porque nunca passei por isso".
(Fonte BBC Brasil)

7.4.09

Jim Clark o melhor piloto da história, Senna segundo, Alonso oitavo

“'The Times' sitúa a Fernando Alonso como el octavo mejor piloto de la historia
Sólo le superan Clark, Senna, Schumacher, Prost, Stewart, Fangio y Moss · El diario inglés dice que es un piloto "muy duro, que aguanta la presión y que sabe atacar y defender una posición

Si hay un país donde se vive y se entiende la Fórmula 1 de otra manera es el Reino Unido. Allí no se regalan los oídos a ningún piloto. Más bien se crucifica a muchos. Pues bien, su diario más prestigioso ha sacado a la luz una clasificación sobre los 50 mejores pilotos de F1 de la historia y sorprende la posición en la que colocan a nuestro Fernando Alonso: el octavo en 59 años de historia de la competición.


Teniendo en cuenta que en su etapa en McLaren fue vilipendiado y maltratado reiteradamente por la prensa inglesa, esta posición tiene más mérito aún, ya que un piloto español sigue siendo rara avis en esas tierras.

El mejor de la historia para The Times, que dio el título de mejor piloto del año 2008 al asturiano hace tres meses, es su compatriota Jim Clark, con dos títulos mundiales, y los únicos que superan al bicampeón español son Ayrton Senna, Michael Schumacher, Alain Prost, Jackie Stewart, Juan Manuel Fangio y Stirling Moss. Sin embargo, a Alonso le han situado por encima de otros mitos como Niki Lauda, Jack Brabham, Nelson Piquet, Alberto Ascari, Mikka Hakkinen o Lewis Hamilton.

Sabe aguantar la presiónLos valores por los que se ha decidido elaborar la lista son por la habilidad con el volante, inteligencia en carrera, la capacidad para trabajar y hacer más grandes sus equipos y el valor.demostrado durante su carrera en un deporte muy peligroso.

La definición que hacen en The Times le coloca como "uno de los talentos más precoces de la historia de la Fórmula 1, alguien que consiguió tumbar a Michael Schumacher, demostrando que es un piloto muy duro, que aguanta la presión y que sabe igual atacar que defender una posición". "Su borrascoso año en McLaren no oscurece su talento, algo que volvió a demostrar con una gran destreza y determinación en 2008, al ganar dos carreras con un coche muy poco competitivo como el R28. Pero lo más importante es que es joven y aún puede conseguir muchos más triunfos", añade el diario inglés.

Si hay que ser fríos y ceñirse a la estadística, Alonso está considerado mejor que 799 de los 807 pilotos que alguna vez en su vida han pisado el acelerador o el freno de un Fórmula 1 en 59 años de historia. Algo muy grande.

LISTA DE 'THE TIMES'

1. Jim Clark (Reino Unido): 2 títulos mundiales
2. Ayrton Senna (Brasil): 3 títulos mundiales
3. Michael Schumacher (Alemania): 7 títulos mundiales
4. Alain Prost (Francia): 4 títulos mundiales
5. Jackie Stewart (Reino Unido): 3 títulos mundiales
6. Juan Manuel Fangio (Argentina): 5 títulos mundiales
7. Stirling Moss (Reino Unido): ningún título mundial
8. Fernando Alonso: 2 títulos mundiales
9 Nigel Mansell (Inglaterra): 1 título mundial
10. Mika Hakkinen (Finlandia): 2 títulos mundiales
11. Alberto Ascari (Italia): 2 títulos mundiales
12. Graham Hill (Reino Unido): 2 títulos mundiales
13. Kimi Raikkonen (Finlandia): 1 título mundial
14.Niki Lauda (Austria): 3 títulos mundiales
15. Nelson Piquet (Brasil): 3 títulos mundiales
16. James Hunt (Reino Unido): 1 título mundial
17. Jochen Rindt (Austria): 1 título mundial
18. Gilles Villeneuve (Canadá): ningún título mundial
19. Jack Brabham (Australia): 3 títulos mundiales
20. Lewis Hamilton (Reino Unido): 1 título mundial

O jorna La marca noticiou a pesquisa feita pelo Britanico The Time....