17.5.11

Com voces: o coelhinho da pascoa(atrasado...)

Adrian Newey opinou sobre o acidente que resultou na morte de Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994. O diretor-técnico da Red Bull, que era designer-chefe da Williams quando da tragédia, afirmou ao jornal 'The Guardian' que a provável causa da saída de pista do brasileiro não foi a quebra da direção, mas um furo no pneu traseiro direito.

"A verdade é que ninguém nunca vai saber o que aconteceu exatamente. Não há dúvida de que a coluna de direção quebrou. A grande questão é: 'Isso aconteceu com o acidente ou causou o acidente?'. Havia fissuras de fadiga e poderia quebrar em qualquer ponto. Não há dúvida que o design era fraco. Mas todas as provas sugerem que o carro não saiu da pista como resultado de uma falha na coluna de direção", declarou Adrian, que por pouco não abandonou o automobilismo depois da morte de Ayrton.

O acidente de Senna, segundo Newey, foi gerado por detritos na pista

Newey explica que não houve saída de frente, consequência esperada em uma quebra da barra de direção. "Se você olhar os registros de câmera, especialmente as do carro de Michael Schumacher, que vinha atrás, o carro não saiu de frente fora da pista. O carro saiu de traseira, o que não é condizente com uma quebra da coluna de direção."

Segundo o engenheiro, a forma com a qual Senna tentou consertar a saída da pista sugere que a saída foi de traseira — e, assim, não haveria problema na barra de direção. "A traseira do carro deu uma saída, e todos os dados sugerem que isso aconteceu. Ayrton, então, corrigiu, com 50% do acelerador, o que seria condizente com tentar reduzir a saída de traseira e, meio segundo depois, ele pisou forte no freio", afirmou.

"A questão é: 'Por que o carro saiu de traseira?', disse Newey, afirmando que houve uma alteração de pressão de pneus inesperada. "O pneu traseiro direito provavelmente sofreu um furo por conta de detritos na pista. Se eu pudesse escolher uma única causa, seria essa", encerrou Adrian.

fonte:grande premio


essa comento depois...

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