21.8.10

Quanto ganha um piloto de F1.

Muita gente se pergunta quanto ganha um piloto de F1. Existe muita curiosidade e toda uma aura em volta desse assunto, afinal niguem confessa o quanto ganha.

As informações abaixo, guardadas a sete chaves, faz com que conseguimos sempre uma estimativa nunca um valor exato . Mas proporciona um quadro muito próximo da realidade.

Com é a regra para o calculo do salário de um piloto? Primeiramente o salário deles não é fixo. Como regra, a renda de um piloto de F1 vem 70% de salário 30% de bônus com base em pódios, vitórias e posição do campeonato. Aparentemente, a Red Bull é a exceção com 40% de salário e 60% de bônus, o que pode explicar parcialmente porque um piloto deles que não vence parece ganhar mal!

Quando se trata de dinheiro, ao que parece, a equipe se esforça para dar a Sebastian Vettel e Mark Webber tratamento igual - eles tem um salário em torno de € 3.5 milhões cada um e assim podem mais do que dobrar sua renda se mantiverem a atual tendência de resultados nesta temporada. Webber ganhou quatro corridas e lidera o campeonato, enquanto Vettel venceu duas vezes e continua bem perto da disputa pelo título. Mas não parece que dinheiro seja a motivação mais forte para eles. A impressão é que eles estão altamente motivados para vencer corridas e conquistar o título com o carro excepcional que pilotam projetado por um dos magos da categoria Adrian Newey que se auto-classifica de o "último dinossauro" da engenharia por ser de um tempo em que o automobilismo não era tão grande quanto atualmente e um engenheiro tinha que se envolver em diferentes etapas do processo. Ele ganha tão bem quanto os grandes pilotos da categoria .

No final da temporada passada, baseados na regra de diminuição de custos da categoria houve uma redução para diminuir o custo dos salários. As equipes concordaram com o Acordo de Restrição de Custos proposto pela FIA, mas que não inclui os salários dos pilotos ou marketing. De qualquer maneira, elas estavam dispostas a começar um aperto geral nos salários.

Os agentes dos pilotos começaram a compartilhar informações para não serem surpreendidos de calças curtas. Eles e os seus clientes foram forçados a aceitar que os salários fossem reduzidos como parte de um amplo programa de redução de custos, que realmente cortou custos na F1.

Lewis Hamilton teve a sorte de escapar deste aperto, já que seu contrato de cinco anos foi assinado no pico do ciclo econômico no outono de 2007, após sua sensacional temporada de estréia. O valor total de seu contrato é entendido como sendo de € 50 milhões. Ele também tem endossos dos jatos da Bombardier e da empresa de materiais esportivos Reebok, que totalizam cerca de € 3 milhões por ano. Assim, ele poderia ser descrito como “à prova de recessão”.

Outro que ganha muito bem é Fernando Alonso. É muito difícil avaliar o quanto de seu salário é pago pela Ferrari e quanto pelo Santander. As melhores estimativas dos agentes colocam o salário dele entre € 12 e € 15 milhões por temporada, o que faz de Alonso e Hamilton os pilotos mais bem pagos atualmente.

Porem um salário de um piloto não vem unicamente da equipe. Os patrocinadores pessoais também fazer parte fundamental do seu salário, que é pago em regra, por corrida. Alguns recebem por mês como todo ou qualquer funcionário.

Felipe Massa acaba de renovar seu contrato com a Ferrari por mais duas temporadas, a partir de 2011. Seu contrato atual de três anos foi feito – assim como o de Hamilton - no pico econômico de 2007 e é de € 12 milhões por ano e provavelmente houve uma redução do seu salário no novo contrato, tendo que aceitar o novo quadro financeiro.

Jenson Button foi para a McLaren como campeão do mundo saindo da Brawn por diversas razões e inúmeros detalhes, inclusive uma discussão sobre chassis. A McLaren paga a ele € 8 milhões por ano, enquanto na Brawn ele recebeu € 3 milhões no ano passado. Na época da Honda ele ganhava cerca de € 7 a € 8 milhões/ano.

E por mais absurdo que pareça um dos pilotos que mais ganha na F1 é Kimi Raikkonen, mesmo ele não competindo mais na categoria. Seu pacote de demissão da Ferrari é de gênio e provavelmente boa parte disso é pago pelo Santander que troce o piloto espanhol que ocupou o lugar do finlandês. Funciona assim ele receberia ate o fim do contrato € 19 milhões por ano, com uma cláusula que, se ele encontrasse outro emprego ganhando menos, a renda seria compensada até os € 19 milhões pela Ferrari. Ele ganha em torno de € 10 milhões por ano da Citroen no WRC, então a Ferrari paga os € 9 milhões restantes. Nos bons e velhos tempos Raikkonen estava ganhando mais de € 30 milhões por ano da Ferrari. As pessoas imaginam quanto tempo passará até que vejamos esse tipos de salário novamente.

Michael Schumacher tem um salário que é uma incógnita. A Mercedes insiste que ele não ganha as quantias enormes dos tempos de Ferrari, que eram sempre um pouco acima dos € 40 milhões, é possível que seu salário. Sua presença na equipe tem ajudado a atrair a atenção das pessoas e conseqüentemente patrocinadores, por isso é improvável que ele esteja ganhando menos de € 10 milhões por ano.

Mesmo com valores tão altos pagos para os seus pilotos, ainda existem controvérsias de que a Fórmula 1 seja a categoria do automobilismo onde um piloto pode ganhar a maior quantidade de dinheiro. Muitos acreditam que os pilotos de ponta da NASCAR ganham ainda mais do que os campeões da Fórmula 1, devido às enormes premiações pagas na categoria norte-americana. Jeff Gordon, um dos grandes ídolos da NASCAR Sprint Cup series, recebe mais de 25 milhões de dólares anuais e ainda lucra praticamente a mesma quantia com uma infinidade de produtos que levam o seu nome.

Afinal o valor do pescoço dos meninos é bem caro e quanto mais risco mais maior valor. Faz sentido.

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