Apesar da ameaça de chuva, Kuala Lumpur, a largada foi dada com a pista já seca, assim sem o caos que era esperado. Ao apagar das luzes vermelhas da largada, os dois carros da Red Bull começaram a dominar a corrida, com Sebastian Vettel assumindo a liderança, deixando Mark Webber na 2ª posição. Rubens Barrichello, da Williams, ficou parado na largada e só conseguiu colocar o carro em movimento depois da passagem de todos os rivais.
A turma do fundão, começava a prova buscando a recuperação. Na primeira passagem, Hamilton já estava em 13º e Massa em 14º, deixando para trás Button e Alonso.
Ainda na segunda passagem, Massa tentou ultrapassar Sébastien Buemi e não conseguiu de primeira, o que causou a aproximação de Button e Alonso. Os três passaram a ter uma briga empolgante, com o espanhol quase passando os dois ao mesmo tempo em determinado ponto da disputa.
Na terceira volta, o alemão Timo Glock, da Virgin, perdeu o ponto de freada e causou o primeiro toque da corrida. Ele atingiu o carro de Jarno Trulli, da Lotus, todavia italiano conseguiu continuou na prova enquanto o alemão e seu ex-companheiro de equipe se viu obrigado a abandonar a corrida.
Na 5ª volta, Vettel seguia na liderança, seguido pelo companheiro Webber. Na sequência: Nico Rosberg, Robert Kubica, Adrian Sutil, Michael Schumacher, Nico Hülkenberg, Vitantonio Liuzzi, Vitaly Petrov e Lewis Hamilton.
Estes dois últimos, aliás, chegaram a realizar uma bela disputa pela 9ª colocação. O jovem russo da Renault enfrentou, de cabeça erguida, o campeão mundial de 2008. Naquele mesmo momento, Massa ocupava a 14ª colocação, seguido por Alonso, numa Ferrari sem cambio e com o motor apresentando problemas, Button e Barrichello.
Na 8ª volta, Hamilton conseguiu superar Petrov e foi perseguido por perto pelo russo durante a reta principal. O inglês infringiu as regras da Fórmula 1 ao mudar três vezes de direção para defender a 9ª colocação, impedindo uma possível reação do competidor da Renault. Lewis levou apenas uma advertência, o que não prejudicou a sua corrida.
O calor forte e a pista rápida começavam a fazer as suas vitimas, e na 10ª volta, Kamui Kobayashi abandonava com problemas no motor, o que já havia acontecido com Pedro de la Rosa, o seu companheiro de equipe na Sauber.
Na mesma volta foi à vez de começar as paradas. Jenson Button foi o primeiro a parar nos boxes. No mesmo momento, Michael Schumacher abandonava com problemas na roda seu Mercedes GP. Afinal o calor e umidade é ruim pra burro.
Na 12ª volta, Heikki Kövalainen, da Lotus, tentou ultrapassar Lucas Di Grassi em uma briga pela 16ª colocação. Um pequeno toque entre os dois prejudicou a asa dianteira do Virgin do brasileiro e furou o pneu do bólido do finlandês, que teve de entrar nos boxes para realizar a troca do composto. E mais uma vitima, Vitantonio Liuzzi abandonava com problemas em seu Force India.
O espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, defendeu a posição para Massa até a 20ª volta, limitando a velocidade dos dois carros da Ferrari. Quando o espanhol realizou a sua parada nos boxes, os carros da Scuderia passaram a fazer voltas muito mais rápidas.
Vettel, que brigava pela liderança com o seu companheiro Webber, realizou o seu pit stop na 24ª volta Na volta seguinte, foi a vez do australiano. A parada demorou devido a um problema na máquina que trocava o pneu dianteiro direito, o que atrapalhou as chances de Webber na disputa pela 1ª posição. Ele retornou atrás de Hamilton, que ainda não havia realizado a sua entrada nos boxes.
Na 27ª volta foi a vez de Massa realizar o seu primeiro pit stop. A equipe realizou a troca rapidamente e retornou à pista em 9º, atrás de Button. Na passagem seguinte, o brasileiro já fazia a melhor volta da prova, até então, com 1min38s002.
Hamilton fez a sua primeira parada na 31ª volta. O ótimo trabalho da McLaren, ajudou o inglês a voltar imediatamente à frente do companheiro Button. Naquele momento da corrida, ocupavam a 7ª e a 8ª colocações, seguido por Massa e Alonso, era o único que não havia feito o seu pit stop.
Lewis voltou à pista em um ritmo alucinante e, em apenas três voltas, já havia aberto 5s4 para o companheiro de equipe. Massa aproveitou para também se aproximar de Button, sendo quase 1s, por volta, mais rápido que o atual campeão mundial.
Alonso realizou a sua parada na 37ª volta. A Ferrari fez um trabalho muito bom, em 4s2, retornando na 9ª colocação, uma atrás de Massa, mas com 11s7 de desvantagem em relação ao brasileiro. Felipe, por sua vez, ocupava-se, naquele momento, brigando intensamente com Button pela 7ª posição.
Em sua primeira volta rápida depois do retorno à pista, o espanhol da Ferrari fez o mesmo que Massa e Hamilton já haviam feito: a melhor volta. Na 38ª volta, o bicampeão registrou a marca de 1min37s633. Na volta seguinte, mais uma vez: 1min37s415. Nisso, Alonso já era 2s por volta mais rápido que Massa e estava a apenas 6s. Devido a troca dos pneus por compostos mais duros.
O espanhol continuou a sua sequência de melhores passagens e foi colando, aos poucos, em Massa. Aquela diferença entre o brasileiro e Alonso, que chegou a ser de 11s7, estava, na 43ª volta já era de apenas 2s. Felipe só conseguiu se livrar de Button na 44ª passagem, quando Alonso também já estava colado no brasileiro.
No início da 46ª passagem, Alonso e Button travaram uma belíssima disputa, com o inglês conseguindo segurar a 8ª colocação. Um problema no câmbio do carro do espanhol o atrapalhou em alguns momentos dessa briga.
Faltando duas voltas para o final, Alonso tentou ultrapassar Button e perdeu o controle do carro, tomando o “X” do inglês. Na reta seguinte, o motor Ferrari do carro do espanhol não agüentou a alta temperatura da Malásia e quebrou, deixando o inglês com a 8ª colocação. Alguersuari assumiu a 9ª posição, seguido por Nico Hülkenberg, da Williams.
Lá na frente, Vettel finalmente conseguiu a sua primeira vitória da temporada, seguido pelo companheiro de equipe Mark Webber, fechando a dobradinha da Red Bull no GP da Malásia. Nico Rosberg cruzou em 3º, seguido por Robert Kubica e Adrian Sutil. Hamilton ficou em 6º, seguido por Felipe Massa, que assumia liderança do campeonato.
Bruno Senna, da Hispania, também chegou ao fim de seu primeiro GP, terminando em 16º, à frente apenas de Jarno Trulli, da Lotus.
Confira o resultado final do GP da Malásia:
1. Sebastian Vettel (Red Bull) 56 voltas
2. Mark Webber (Red Bull) + 4s8
3. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 13s5
4. Robert Kubica (Renault) + 18s5
5. Adrian Sutil (Force India) + 21s0
6. Lewis Hamilton (McLaren) + 23s4
7. Felipe Massa (Ferrari) + 27s0
8. Jenson Button (McLaren) + 37s9
9. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min10s6
10. Nico Hülkenberg (Williams) + 1min13s3
11. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1min18s9
12. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta
13. Fernando Alonso (Ferrari) + 2 voltas
14. Lucas Di Grassi (Virgin) + 3 voltas
15. Karun Chandhok (Hispania) + 3 voltas
16. Bruno Senna (Hispania) + 4 voltas
17. Jarno Trulli (Lotus) + 5 voltas
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