29.7.14

Na falta de um vai outro

O ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) Max Mosley abriu nesta terça-feira no Reino Unido um processo contra o Google Inc e o Google UK pela divulgação de imagens de uma orgia da qual participou em 2008 e que foi revelada pela imprensa na época.
 
Mosley já foi indenizado pela divulgação das imagens nos meios de comunicação britânicos. O ex-presidente da FIA apresentou a causa contra a companhia no Supremo Tribunal de Londres por uso indevido de informação privada e violação da lei de proteção de dados.
 
Filho mais novo do líder fascista britânico Oswald Mosley, o ex-dirigente venceu em 2008 um processo por danos morais após a justiça considerar que a publicação pelo extinto jornal News of the World de imagens da orgia sadomasoquistas com prostitutas da qual participou violava sua privacidade.
 
O Supremo concordou com a versão de Mosley de que a orgia, gravada com uma câmara escondida, não tinha conotações nazistas. Apesar da decisão da justiça, as imagens da festa seguiram disponíveis na internet, o que levou o ex-presidente da FIA a processar o Google, com sucesso, em países como França e Alemanha.
 
Com o processo aberto no Reino Unido, Mosley pretende obter uma ordem que obrigue a companhia americana a não difundir imagens do artigo original do jornal. O ex-dirigente ganhou uma indenização de 60 mil libras pela divulgação da matéria.
 
"O Google deveria operar dentro da lei e não sob normas de sua própria elaboração. Não se pode permitir que ignore as decisões de nossos tribunais", afirmou Mosley.
 
Os advogados do ex-presidente da FIA afirmaram que antes de entrar na justiça houve "várias tentativas de persuadir o Google a resolver o assunto fora dos tribunais".
 
O caso de Mosley não se insere dentro da nova jurisprudência europeia, que obriga o Google a considerar os pedidos de usuários para retirar informações pessoais caducas.
 
E como não pode processar quem fez as imagens.... o jeito é processar quem as divulga...

Nenhum comentário: