16.5.10

Boa fase de Webber. mais uma para a Australia

Na largada, Kubica tentou segurar a 2ª colocação, mas não teve sucesso. Teve de se contentar em ser ultrapassado por Vettel e passou a ser o 3º. Webber, o pole, seguiu na ponta. O brasileiro Felipe Massa ficou em 4º, posição na qual havia largado. Rubens Barrichello fez uma bela largada e pulou de 9º para 6º.
Ainda na primeira volta, Nico Hülkenberg da Willinas bateu forte no túnel, o que obrigou a entrada do Safety Car. Fernando Alonso, da Ferrari, que largou dos boxes com pneus macios, aproveitou a entrada do carro de segurança na pista e retornou aos pits para introduzir compostos mais duros e assim fazer uma única parada. A estratégia deu certo e ele ganhou varias posições.
Na terceira passagem, quando a prova ainda sob intervenção do Safety Car, o inglês Jenson Button, da McLaren, então líder do campeonato, abandonou com problemas de superaquecimento em seu carro. De acordo com o piloto, a equipe esqueceu de destampar o duto de entrada de ar, o que causou o problema com a temperatura do bólido. Com essse pequeno erro temos menos um motor para o atual campeão, alem de alguém bem “descontente”na McLarem.
Com cinco voltas completadas e carro de segurança na pista, os primeiros colocados eram: Webber, Vettel, Kubica, Massa, Hamilton, Barrichello, Schumacher, Rosberg, Liuzzi e Sutil.
No momento da relargada, na 6ª volta, as posições foram mantidas. Vale lembrar que existe bastante dificuldade para se realizar uma ultrapassagem nas apertadas ruas do principado de Mônaco.
Alonso, em prova de recuperação, enfrentou um grande desafio ao tentar ultrapassar Lucas Di Grassi, da limitada Virgin Racing. Apesar de o espanhol ter um carro muitíssimo superior ao do brasileiro, Di Grassi fez um ótimo trabalho e defendeu bravamente a 19ª colocação. Nem mesmo no túnel, ponto mais rápido da pista, o bicampeão conseguiu superar o brasileiro que fechava a porta para o espanhol. Com isso na volta seguinte na saída do túnel, o piloto espanol perdeu a paciência e passou no estilo “ou passa ou bate”. Di Grassi teve bom senso e semancol e deixou o vice-lider do campeonato passar.
Esse episodiu mostrou que apesar correr na mesma categoria os carros da Hispania estão na pratica uma categoria atrás. E necessário fazer algo. Enquanto o brasileiro estava na frente seu carro era visivelmente instável e lento se comparado a Ferrari do espanhol. E perigoso.
Ainda falando do espanhol, este logo depois foi para cima de Jarno Trulli que deu passagem. Jarno sabe o que é estar na frente e mais rápido ter uma lesma na frente. Diferente de Di Grassi que por sua inexperiência ficou balançando para todos os lados na frente do espanhol. A recuperação do espanhol, aliás, foi um dos fatores mais emocionantes da competição.
O primeiro piloto dos ponteiros a fazer a sua parada nos boxes foi o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, na 18ª volta. Nesse momento da prova, Webber já tinha uma vantagem de 8s1 para o 2º colocado, o seu companheiro de equipe Vettel. Na passagem seguinte, foi a vez do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, realizar o pit stop para a troca de pneus.
Michael Schumacher, que tentava ultrapassar Rubens Barrichello, ganhou a posição do brasileiro no momento do pit stop. Os dois competidores da Renault – Kubica e Petrov – realizaram as suas paradas na 22ª volta assumindo seus respectivo lugares no trenzinho monalesgo. Vettel realizou a sua parada na volta seguinte, assim como Webber e Sutil.
Naquele momento da corrida, Rosberg fez uma sequência de melhores voltas, sendo mais de 1s mais veloz que os concorrentes. Esse período “fora de série” do alemão só terminou quando ele se aproximou de Webber, que já havia parado nos boxes.
A sessão de quebras das novatas começou com Timo Glock, com a suspensão quebrada, após bater nas barreiras de proteção. Mônaco não perdoa. Di Grassi teve um problema nos boxes durante a sua troca de pneus e poucas voltas depois teve de abandonar a corrida com problemas em seu carro.
Na 29ª volta, foi a vez de Rosberg realizar a sua parada. Voltando atrás de Schumacher e Alonso. Com todos os pilotos já tendo realizado as suas paradas, a ordem dos 10 primeiros era a seguinte: Webber, Vettel, Kubica, Massa, Hamilton, Alonso, Schumacher, Rosberg, Sutil e Barrichello.
Ou seja, Alonso, mesmo largando dos boxes, aproveitou a entrada do Safety Car na primeira volta da corrida para fazer a troca de pneus e conseguiu se estabelecer na zona de pontuação antes mesmo da metade da corrida.
Quando a corrida chegou ao 32º giro, foi a vez de outro carro da Williams bater forte. Rubens Barrichello vinha na subida do Casino quando aparentemente furou o pneu dianteiro esquerdo e perdeu o controle do carro batendo com força. Uma nova entrada do Safety Car. O brasileiro ficou bem irritado com o problema e, antes de sair do veículo, jogou longe o volante que o indiano Chadonk levou emqunto passava na hora. Deve levar uma punição por isso. Poderia ter dado um problema maior.
Na 34ª volta a corrida foi reiniciada, com as primeiras colocações sendo mantidas. A prova voltou a contar com o carro de segurança na 44ª volta. O motivo foi um tanto inusitado: a tampa do bueiro da curva 3 se desprendeu e precisou ser recolocada. Por isso, a corrida foi imobilizada por um período. A relargada foi dada duas passagens depois.
Restando cerca de 30 voltas para o fim, Alonso começou a sofrer com o desgaste de seus pneus em relação aos dos adversários. Vale lembrar que o espanhol trocou os na primeira passagem da corrida.
Na 75ª volta, das 78 programadas, Jarno Trulli, da Lotus, e Karun Chandhok, da Hispania, bateram no trecho final da pista. O carro de Trulli subiu no de Chandhok, com a parte de baixo do Lotus passando muito próximo à cabeça do indiano. Felizmente, nenhuma lesão foi constatada, mas o acidente causou mais uma entrada do Safety Car. E Webber, por pouco, não perdeu a vitória no incidente, já que vinha logo atrás da dupla que bateu.
Como restavam poucas voltas para o fim e os carros ficaram em uma posição delicada, a competição teve o carro de segurança até a última curva. Mas a corrida ainda reservava uma emoção. Com a prova valendo por apenas alguns segundos antes da bandeirada final, Alonso errou e deu de bandeja a 6ª colocação a Schumacher, precisando se contentar com o 7º posto. Cabe so verse devido a entrada do carro madrinha essa ultrapassagem era possível nesse ponto.
E assim definimos . Boa fase. Ta pilotando muito. Com isso podemos resumir o que o australiano Mark Webber está vivenciando na Fórmula 1. O veterano da Red Bull, que havia vencido o GP da Espanha, em Barcelona, voltou a dominar um fim de semana, desta vez em Monte Carlo, onde foi disputado o GP de Mônaco. Depois de conquistar a pole position, fez uma corrida impecável e terminou no lugar mais algo do pódio na importante corrida do Principado. Vencer em Mônaco é vencer em Mônaco. Parabéns e bom jartar com a família real para o piloto Australiano.

Confira o resultado final do GP de Mônaco:
1. Mark Webber (Red Bull) 1h50min0s000
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 0s448
3. Robert Kubica (Renault) + 1s600
4. Felipe Massa (Ferrari) + 2s600
5. Lewis Hamilton (McLaren) + 4s300
6. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 5s700
7. Fernando Alonso (Ferrari) + 6s300
8. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 6s600
9. Adrian Sutil (Force India) + 6s900
10. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 7s300
11. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 8s100
12. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 9s100
13. Vitaly Petrov (Renault) + 4 voltas
Não completaram:
Karun Chandhok (Hispania)
Jarno Trulli (Lotus)
Heikki Kövalainen (Lotus)
Bruno Senna (Hispania)
Rubens Barrichello (Williams)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Lucas Di Grassi (Virgin)
Timo Glock (Virgin)
Pedro de la Rosa (Sauber)
Jenson Button (McLaren)
Nico Hülkenberg (Williams)
Volta mais rápida: Vettel, com 1min15s192

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