14.3.10

Fernando Alonso ganha no Oriente

A carreira de Fernando Alonso na Ferrari não poderia ter começado melhor. O espanhol começou ganhando no Bahrein, em sua estreia pela Scuderia.
Para completar a festa vermelha, o brasileiro Felipe Massa completou com uma dobradinha, confirmando o favoritismo que foi atribuído à Ferrari após os testes da pré-temporada na Espanha.
Largando na Pole position, o alemão Sebastian Vettel segurou a liderança na largada, enquanto Massa perdeu a sua posição, conquistada nos testes, vir a terra, com o seu companheiro de equipe passando de forma brilhante na primeira curva. Assim Alonso assumir a 2ª colocação.
Nico Rosberg superou o inglês Lewis Hamilton assumindo a 4ª posição, seguido logo sendo os dois seguidos por Michael Schumacher, Mark Webber e Jenson Button somente na sétima posição.
As primeiras quebras começaram logo na primeira curva. Robert Kubica e Adrian Sutil, que dividiram a quinta fila, saíram do trilho formado pelo trecho sem areia da pista, se tocaram e caíram para as últimas posições. Logo na segunda volta, o primeiro abandono, do indiano Karun Chandhok (HRT), que perdeu o controle e destruiu o bico de seu carro.
Na volta seguinte foi a vez do brasileiro Lucas di Grassi, da Virgin, dar adeus à corrida com problemas hidráulicos no exato momento que Nico Hülkenberg, da Williams, rodava pelo mesmo motivo de Kubica e Sutil.
Logo depois foi a vez do começo das paradas. Paradas que nessa temporada siguinificam trocas de pneus e somente. Hamilton e Schumacher foram os primeiros na 16ª volta. Rosberg, Webber e Button foram aos boxes na volta seguinte. Com a parada Rosberg perdeu o 4º posto para Hamilton, voltando à frente de seus companheiro de equipe. Button superou Webber na parada assumindo a sétima posição. Vettel, Alonso e Massa não demoraram a seguir-los trocando para pneus duros.
Com isso foi avez do marasmo. Com o proibição dos abastecimentos, poucas são as variantes de estratégias de corridas: os primeiros tende a largar com pneus macios devido à proibição de trocas dos pneus dos treinos, é bem melhor treinar com os macios. Com isso como erra de esperar os as paradas se iniciaram cedo. As equipes de ponta, por estarem com pneus macios demais e as outras por que carros desequilibrados e pesados tendem a ter um desgaste maior de pneus.
Como resultado disso tudo ficamos a mercê de quebras causadas por calor excessivo, carros desequilibrados e com pouca quilometragem de testes, esse também proibidos, e graças a isso, a falta de segurança e etc, tivemos uma fumaça saindo da traseira do carro da HRT, Senna abandonou que abandonou a sua primeira corrida na 19ª volta. E foi logo seguido por Timo Glock, que parou na garagem da Virgin, deixando apenas os carros da Lotus entre as estreantes na pista. Das novatas, com pouca ou nenhuma quilometragem de testes, foi a única que conseguiu terminara prova com os seus dois carros. Que colocou Heikki Kövalainen e Jarno Trulli na 15ª e 17ª posições, respectivamente, mesmo com o italiano enfrentando dificuldades nas últimas voltas, andando quase 20s mais lento que seu companheiro e chegando quase morto no final da corrida.

Ai na 32ª volta foi a vez de Vettel começar a perder rendimento com problemas no motor. Não demorou para que a dupla da Ferrari encostasse no carro da Red Bull. Sem dificuldades, Alonso e Massa superaram o alemão duas voltas depois.
Vettel ainda perdeu o degrau mais baixo do pódio para Hamilton e passou a rodar, em média, 2s mais lento que o 5º colocado, seu compatriota Rosberg. A duas voltas do final, o piloto da Mercedes encostou, mas Vettel conseguiu segurar a 4ª colocação. No braço.
Após as 49 voltas programadas, Alonso cruzou a linha de chegada em 1h39min20s396. Massa e Hamilton completaram o pódio, seguidos por Vettel, Rosberg, Schumacher, Button e Webber, Vitantonio Liuzzi, Rubens Barrichello completando os dez primeiros colocados.
E assim ficamos o pensamento de como vai ser dez vezes mais chato ver uma corrida como a da Hungria onde não há ultrapassagem na pistas, calor para quase matar os pilotos e quebrar carros, onde as equipes novas já vão ter andado um pouco mais, e em tese deve ter menos quebras mecânicas, luzes artificiais, temperatura instáveis, etc. Ou seja, espero que esteja chovendo, caso contrario acho que vamos dormir. Ou talvez os aja muitas quebras devido ao peso...
well... Fernando Alonso fez uma boa corrida e nao dormi.

Confira a classificação final do GP do Bahrein da Fórmula 1:
1. Fernando Alonso (Ferrari) 1h39min20s396
2. Felipe Massa (Ferrari) + 16s099
3. Lewis Hamilton (McLaren) + 23s182
4. Sebastian Vettel (Red Bull) + 38s713
5. Nico Rosberg (Mercedes) + 40s263
6. Michael Schumacher (Mercedes) + 44s180
7. Jenson Button (McLaren) + 45s260
8. Mark Webber (Red Bull) + 46s308
9. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 53s089
10. Rubens Barrichello (Williams) + 1min02s400
11. Robert Kubica (Renault) + 1min09s093
12. Adrian Sutil (Force India) + 1min22s958
13. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min32s656
14. Nico Hülkenberg (Williams) + 1 volta
15. Heikki Kövalainen (Lotus) + 1 volta
16. Sebastien Buemi (Toro Rosso) + 3 voltas
17. Jarno Trulli (Lotus) + 3 voltas

Não completaram:
Pedro de la Rosa (Sauber)
Bruno Senna (HRT)
Timo Glock (Virgin)
Vitaly Petrov (Renault)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Lucas di Grassi (Virgin)
Karun Chandhok (HRT)

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