28.3.10

Jenson ganha na chuva em Albert Park

A chuva mostrou-se já na largada do Gp da Austrália. Porem de forma branda e suficiente para tornara pista escorregadia, e obrigando os pilotos largarem com pneus intermediários. A foi festa. Quem conseguiu tracionar melhor conseguiu ganhar com facilidade posições já na largada. Massa foi o que saiu melhor e pulou para a 2ª colocação. Jeson Button também ia bem ate tocar em Alonso e perder varias posições. O espanhol, que havia largado mau, tocou em Jenson Button, perdeu o controle de seu bólido e rodou ainda na primeira curva, voltando em ultimo e iniciando uma corrida de recuperação. Mark Webber ficou na 3ª posição, seguido por Robert Kubica e Nico Rosberg.
Ainda na primeira volta, um forte acidente entre Buemi, Hülkenberg e Kobayashi fez com que a organização resolvesse optar pela entrada do Safety Car. Assim Vettel manteve a 1ª posição, seguido por Massa e Webber.
Michael Schumacher, da Mercedes GP, tocado ainda na largada na confusão de Alonso, que ficara atravessado na pista na largada, parou nos boxes para a troca do bico de seu carro e retornou à pista apenas com a 20ª colocação. E com a entrada do Safety Car nem Fernando nem Michael poderiam recuperar posições. A re-largada foi dada no início da quinta volta. Kubica forçou a barra e quase assumiu a 3ª posição de Webber, mas o australiano, correndo em casa, conseguiu suportar a pressão.
Na sétima volta, foi a vez do Australiano pressionar, e conseguir de, Massa a 2ª colocação. Com isso os dois carros da Red Bull ocuparam as duas primeiras colocações. Felipe ainda teve que suportar a pressão de Kubica e Rosberg. Na mesma volta, Bruno Senna abandonava com problemas hidráulicos em seu Hispania.
Em quanto isso Alonso e Schumy lutavam para ganhar posições com os pilotos das equipes novatas. E rapidamente ocuparam chegavam a passavam.
Jenson Button, que estava em 12º na sétima volta, arriscou e foi o primeiro a realizar o pitstop para a troca por pneus slicks, e o que parecia não ter dado muito certo, já que o inglês fez uma volta mais por fora da pista do que pelo traçado correto, se mostrou uma grande jogada, depois de uma volta. A formação de um “trilho seco” Jeson começou a ganhar posições. E quando todos os demais foram para pitline fazer suas trocas já era tarde. E assim Jenson ganhou a corrida, era fomente uma questão de tempo.
Na nona volta, entraram nos boxes Massa, Kubica, Rosberg, Barrichello, Hamilton, Petrov, De la Rosa, Alonso, Kövalainen e Chandhok para a troca por pneus slicks. Vettel, Liuzzi, Alguersuari e Glock ainda pararam na volta seguinte.
Webber entrou na 10ª volta para a troca de pneus, voltando uma colocação atrás de Massa. Com isso Button passou a ocupar o 2º posto. Apenas atrás de Vettel que lutavam com os slicks e a pista parcialmente úmida.
Após todos os pitstops para trocas por compostos slicks, na 12ª passagem, as 10 primeiras posições eram as seguintes: Vettel, Button, Kubica, Rosberg, Massa, Webber, Hamilton, Barrichello, De la Rosa e Alonso.
Fernando fez uma corrida sensacional de recuperação. Sem dar conhecimento fez ultrapassagens de tirar o fôlego. Em mais duas voltas que se seguiram, já recuperava as posições de De la Rosa e Barrichello, abrindo a 15ª volta já na 8ª colocação. Neste momento voltara a garoar forte em Albert Park.
Na 16ª volta, Webber ultrapassou Massa e levou consigo Hamilton. Na sequência, uma disputa entre os dois,fez com que o brasileiro após a saída do australiano recupera-se a 5ª colocação Webber caiu para a 8ª colocação.
E troca-troca não parou. Por volta da 20ª volta, Alonso, que seguia de perto Hamilton, que, por sua vez, pressionava bastante Massa. O brasileiro foi ultrapassado pelo inglês e perdeu a 5ª posição. Só que na manobra, o bico do McLaren do inglês chegou a dar uma pequena encostada no pneu do Ferrari. Na sequência, Alonso tentou deixar o brasileiro para trás, perdeu um pouco do ponto da frenagem e, junto, a posição para Webber. Hamilton seguiu atrás de Rosberg.
O Ferrari do brasileiro era evidentemente mais lento que o Red Bull do australiano e que o próprio carro do companheiro de equipe Alonso. Na 25ª volta, os três estavam muito próximos, com Massa fazendo o possível para suportar a pressão e manter a 6ª posição.
Na 26ª volta, enquanto Hamilton e Rosberg travavam uma bela disputa, com o inglês levando a melhor, o então líder Vettel abandonava a competição ao ficar preso na caixa de brita, após rodada. Efeito da pista molhada.
Na 28º volta foi a vez de Massa não agüentar a pressão de Webber e perder a colocação para o australiano. Em seguida, o brasileiro passou a sofrer com os ataques do companheiro Fernando Alonso, na briga pelo 6º posto.
Na 30ª passagem, Button liderando a corrida e Hamilton pressionando muito o polonês Kubica pela 2ª colocação. Rosberg ocupava a 4ª posição, seguido por Webber, Massa, Alonso, Barrichello, Liuzzi e De la Rosa.
Por volta da 34ª passagem, pilotos como Webber, Rosberg e Hamilton começaram a realizar as suas segundas paradas para trocas de pneus, mudando um pouco o quadro de posições da prova. O inglês retornou à frente do australiano, que, por sua vez, tinha pouca vantagem sobre o alemão.
Nos giros seguintes, Massa e Alonso se esforçaram para se aproximar de Kubica, mesmo com o fato de os três continuarem com os mesmos pneus desgastados. Enquanto, Hamilton e Webber, já de compostos novos, se aproximavam.
Faltando 8 voltas para o fim Hamilton conseguiu chegar em Alonso. Porem chegar ae fácil passar e outra coisa... Nas últimas cinco voltas as posições eram as mesmas: Kubica mantinha a 2ª posição, seguido por Massa. Alonso suportava uma pressão vertiginosa de Hamilton e de Webber, mas conseguia manter a 4ª colocação.
Na penúltima volta, Hamilton partiu para o tudo ou nada e tentou ultrapassar Alonso na 1ª curva. Com isso o espanhol buscou o ponto de freada muito dentro da curva e conseguiu segurar o carro. Contudo a mesma sorte não teve Hamilton que teve de frear fortemente e foi atingido por trás por Webber. Lewis ainda voltou à pista para tentar terminar sé que na 6ª volta, devido a vantagem que tinha.
Vitória de Jenson Button , a sua primeira pela McLaren, com direito a bandeirada do ator John Travolta, que também entregou o troféu para Massa. Na 2ª posição ficou o guerreiro polonês Robert Kubica, com o brasileiro Felipe Massa em 3º.
Alonso cruzou a linha de chegada em 4º, seguido por Rosberg, Hamilton, Vitantonio Liuzzi, Barrichello, Webber e Michael Schumacher, completando a zona de pontuação. E não é que Karun Chandhok, que, apesar de quatro voltas atrás, completou a primeira corrida da Hispania. Pontos para a nova equipe. Que junto Heikki Kövalainen da Lótus conseguiram terminar a corrida. A outra Lótus de Trulli nem largou. O italiano da Lotus, aliás, sequer conseguiu largar por conta de um problema hidráulico que surgiu em seu T127 quando ele já estava no grid. A equipe bem que tentou solucionar o problema a tempo, mas as tentativas foram em vão. A Virgin continua abandonando.
Confira o resultado final do GP da Austrália de F1:
1. Jenson Button (McLaren) 1h33min36s531
2. Robert Kubica (Renault) + 12s034
3. Felipe Massa (Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (Ferrari) + 16s304
5. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 16s683
6. Lewis Hamilton (McLaren) + 29s898
7. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (Williams) + 1min0s536
9. Mark Webber (Red Bull) + 1min7s319
10. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 1min9s391
11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro de la Rosa (Sauber) + 1min14s084
13. Heikki Kövalainen (Lótus) + 2 voltas
14. Karun Chandhok (Hispania) + 4 voltas
Não completaram:
Timo Glock (Virgin)
Sebastian Vettel (Red Bull)
Lucas Di Grassi (Virgin)
Adrian Sutil (Force India)
Vitaly Petrov (Renault)
Bruno Senna (Hispania)
Sébastien Buemi (Toro Rosso)
Nico Hülkenberg (Williams)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Jarno Trulli (Lótus)

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