27.5.12

Mark leva a melhor


Assim como fez em 2010, o australiano Mark Webber comemorou a vitória no GP de Mônaco de Fórmula 1 com uma festa na piscina

O francês Romain Grosjean foi o responsável por tumultuar a largada do GP de Mônaco de Fórmula 1. Largou mal na quarta colocação e, na tentativa de evitar a ultrapassagem de Fernando Alonso, se viu preso entre a Ferrari e a Mercedes de Michael Schumacher, que havia aberto para dar o bote no francês. Acabou tocando o carro com o do alemão e rodando, prejudicando muitos pilotos ainda nos primeiros metros.




 O acidente causou bandeira amarela, levou Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi para os boxes e acabou com a prova de Pastor Maldonado, com problemas. Vencedor no GP da Espanha, o venezuelano encerrou um péssimo final de semana, no qual perdeu dez posições no grid por causar acidente no terceiro treino livre. Felipe Massa saiu ileso da confusão, ganhando duas colocações e chegando ao 5º lugar. Bruno Senna subiu de 13º para 10º após a largada.
Felipe Massa seguiu confortavelmente atrás de Fernando Alonso, se mantendo na briga por boas colocações. Já Bruno Senna teve problemas: na 7ª colocação, Kimi Raikkonen literalmente segurou o desempenho de pelo menos outros seis pilotos, impedindo a passagem de Michael Schumacher, Nico Hulkenberg, Paul di Resta, Daniel Ricciardo e Heikki Kovalainen, além do piloto brasileiro. Na frente, Massa se distanciou aos poucos.
A expectativa de chuva em Monte Carlo fez com que as estratégias das equipe se desenhassem de forma mais específica: o desgaste dos pneus fez com que a maior parte das equipes parassem, mas a Red Bull com Sebastian Vettel segurou o máximo e acabou beneficiada. Depois de largar em 9º, o bicampeão mundial entrou na reta final com pneus novos e na quarta colocação, pronto para brigar por pódio.
O final da prova foi emocionante: restando oito voltas, a chuva leve finalmente chegou a Monte Carlo, fazendo alterar o desempenho dos times e embolando os seis primeiros colocados. Rosberg partiu para o ataque a Webber, seguido de perto por Fernando Alonso. Felipe Massa ficou para trás, atrapalhado por um retardatário, mas ainda assim próximo do bolo de líderes da prova.
Apesar do asfalto molhado e da proximidade dos carros, Webber não errou e manteve o predomínio, confirmando a vitória no GP de Mônaco. É a primeira vez na história da categoria que nas seis primeiras corridas do ano tem seis vencedores diferentes e a segunda vitória do australiano.

Confira o resultado final do GP de Mônaco
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1h46min06s557
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 0s643
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 0s947
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1s343
Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 4s101
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 6s195
Paul di Resta (ESC/Force India) - a 41s500
Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 42s500
Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 44s000
Bruno Senna (BRA/Williams) - a 44s500
Sergio Pérez (MEX/Sauber) - a 1 volta
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - a 1 volta
Timo Glock (ALE/Marussia) - a 1 volta
Narain Karthikeyan (IND/HRT) - a 2 voltas
Não completaram
Jenson Button (ING/McLaren)
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Charles Pic (FRA/Marussia)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Pedro de la Rosa (ESP/HRT)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Nenhum comentário: