A situação está cada vez mais apertada para o brasileiro Felipe Massa....
Em nota publicada em seu site oficial na última segunda-feira (14), a Ferrari exaltou o equilíbrio da temporada de 2012 e o desempenho de Fernando Alonso, em meio às dificuldades que têm sido encontradas por todos, e analisou a queda de rendimento do segundo piloto da equipe, Felipe Massa, aproveitando para cobrar uma melhora imediata do brasileiro, já a partir da próxima etapa do Mundial, em Mônaco.
O texto, intitulado “Nunca desista, especialmente na F1”, começa com uma comparação da atual temporada com a de 1983, outra ocasião na história da categoria em que cinco carros diferentes venceram nas cinco primeiras provas do ano. Há três décadas, a Ferrari que pertencia a este grupo era a de Patrick Tambay, que triunfara em Ímola. Neste ano, quem deu esta glória à equipe foi o espanhol Fernando Alonso, no GP da Malásia. “Alonso que não desistiu em momento algum durante a briga com Pastor Maldonado durante o GP da Espanha. Esta mentalidade é necessária em uma temporada em que cada ponto pode fazer a diferença na classificação final”.
Sabendo disso, o chefe da equipe, Stefano Domenicali se comparou a Roberto Mancini, técnico do Manchester City, que se sagrou campeão inglês no último domingo, de forma épica — com vitória de seu time de virada e no último segundo, por 3 a 2 contra o Queens Park Rangers, de propriedade de Tony Fernandes, dono também da Caterham — após 44 longos anos de espera.
“Na noite passada, eu assisti ao VT dos jogos envolvendo os dois times de Manchester e vi a determinação com a qual Roberto Mancini continuou a motivar os seus jogadores mesmo quando a situação parecia perdida”, relatou o dirigente italiano. “Aquilo foi um exemplo para todos os envolvidos com o esporte, e eu gostaria de parabenizá-lo por esta importante vitória”, completou Domenicali.
Trazendo a discussão de volta ao plano da F1, Domenicali afirmou que o campeão deste ano será aquele que atualizar seu carro a cada prova. “É preciso muito pouco para que a hierarquia das equipes seja alterada, ainda mais com as diferenças estando nos décimos ou mesmo nos centésimos de segundo. Neste ano, o vencedor terá de levar as melhores atualizações técnicas para a pista no tempo mais curto possível: esperar um pouco mais pode resultar em terminar fora dos pontos, visto que muitas equipes se mostraram capazes de brigar pelas primeiras posições”, analisou o dirigente.
“Nós atingimos o nosso objetivo de dar um passo a frente na Espanha, mas devemos continuar evoluindo, pois o tempo que nos separou de Lewis Hamilton na classificação é muito grande”, ponderou o comandante da Ferrari, reconhecendo que sua equipe está distante do ideal.
Para a Ferrari, a distribuição dos pontos entre os pilotos comprova a paridade entre os participantes do campeonato. Após cinco etapas, Sebastian Vettel e Alonso tem 61 pontos. Líderes, neste mesmo ponto da temporada, nos últimos dois anos, Jenson Button e Sebastian Vettel tinham, respectivamente, 70 e 118 pontos — a comparação fica por aqui, pois o atual sistema de pontuação foi introduzido em 2010.
Os 61 pontos de Alonso em 2012 são inferiores aos 67 conquistados em 2010, mas já se trata de uma marca melhor que a do ano passado, quando ele completou as cinco primeiras etapas da temporada com apenas 51. O quadro em que Felipe Massa se encontra é muito pior que o de seu companheiro: desde 2010, o melhor começo do brasileiro foi justamente no primeiro ano de parceria com Alonso, quando somou 49 pontos. De lá para cá, a queda foi abrupta: 24 pontos em 2011 e míseros dois em 2012. Enquanto Alonso lidera, Massa é apenas o 17º.
Com uma paciência que, paulatinamente, vai se esgotando com relação ao vice-campeão de 2008, o texto se encerrou da seguinte maneira: “Em Montmeló, Felipe teve bastante azar tanto na classificação quanto na corrida, mas todos, especialmente ele próprio, estão esperando que isto mude, já a partir do GP de Mônaco, sua segunda corrida em casa na temporada, visto que ele mora a poucas centenas de metros da área que, a partir do próximo domingo, será transformada no paddock para a sexta etapa da temporada de 2012”.
O contrato de Massa com a Ferrari se encerra no fim deste ano e, embora o piloto diga não estar preocupado com a renovação ou não do vínculo com a escuderia, cada vez mais a pressão sobre ele aumenta. O nome mais cotado para o seu lugar é o de Sergio Pérez, sensação mexicana da Sauber, e membro da Academia de Pilotos da Ferrari. Desde que chegou a Maranello, em 2006, Massa conquistou 11 vitórias e 15 pole-positions. Mas faz tempo que ele não consegue nem uma coisa, nem outra. A última vez foi no GP do Brasil de 2008, quando ele largou na pole e venceu.
(fonte: Grande Prêmio)
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