10.4.11

Vettel leva mais uma

Vettel manteve a ponta na largada, enquanto Nick Heidfeld largou muito bem e assumiu o 2º posição para a Renault, à frente de Hamilton e Button da McLaren. Webber, que havia largada em 4º, caiu para 9º.


As primeiras posições continuaram as mesmas até o início das paradas nos boxes, na 10ª volta, com Webber. Hamilton parou duas voltas depois e recuperou a 2ª colocação quando Heidfeld fez sua visita aos boxes, na volta seguinte.


Button também superou o piloto da Renault, assim como Fernando Alonso, que passou a pressionar o campeão de 2009. O espanhol ficou colado na traseira da McLaren até a 17ª volta, quando fez uma bela ultrapassagem por dentro na primeira curva, com a ajunda da sua aza móvel e Kers que funcionavam ainda.


Na volta 25, o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, abandonou. Ele fez uma corrida para esquecer: teve um pneu furado logo no início da prova e passou sua corrida inteira no fundo do pelotão abandonando com problemas hidráulico, suas marchar não entravam mais.


Na turma da frente,Webber foi o primeiro a parar. Hamilton e Vettel também fizeram suas paradas três voltas depois. Repetindo o roteiro do GP da Austrália, os dois pilotos faziam uma corrida tranquila nas duas primeiras colocações, sem serem ameaçados.


Tudo mudou quando o inglês resolveu colocar pneus duros na segunda parada. Especulava-se que ele poderia até arriscar apenas duas paradas, mas os compostos duraram menos que o esperado e, 13 voltas depois, ele estava novamente nos pits, para mais um jogo de pneus duros.


Esse mau rendimento fez com que ele fosse atacado duramente por seu companheiro de equipe, Webber e Fernando Alonso que tentavam passar a todo custo sem sucesso. O carro de Alonso quando voltou do segundo pits com pneu duro não rendia tão bem, mas o ritimo lento de Lewis fez com que a Ferrari os acompanhassem.


Com o tempo perdido, Hamilton acabou sendo superado por seu companheiro Button e passou a ser atacado por Webber. No entanto, o australiano fez sua quarta parada nos boxes, abrindo caminho para Alonso assumir o 4º posto e começar a sonhar com o pódio.


Com problemas na asa traseira móvel,que não funcionava, o espanhol conseguiu colar em Hamilton, mas não encontrava espaço para a ultrapassagem. Proporcionaram um belo duelo ate o espanhol bobear e acertar o carro do inglês com o bico do seu carro, um toque na saída da terceira curva na 45ª volta acabou com as esperanças de Alonso, que teve de fazer mais uma parada para trocar o bico, caindo para 7º. Lewis nada sofreu.


Depois de se defender do jeito que pode de Webber e Alonso, foi a vez de Hamilton enfrentar Heidfeld. Mas daí não teve jeito! Com os pneus em piores condições,devido ao desgaste por ter parada muito antes da Renault, o inglês ficou indefeso na reta dos boxes, enquanto o alemão usava o aerofólio móvel.


Na volta seguinte, Hamilton finalmente cedeu ao desgaste e realizou sua quarta parada nos boxes, retornando à pista em 8º. Ele ainda ganhou uma posição com o abandono de Petrov depois que a coluna de direção de seu carro se partiu e o Russo ficou perigosamente com o volante literalmente nas suas mãos. Acidente perigoso e bizarro.


Vettel cruzou a linha de chegada para garantir, de forma tranquila, mais uma vitória, sua 12ª na carreira. Button foi o 2º e Heidfeld assegurou o 3º posiçãos. Massa também não teve sossego para conseguir a 5ª posição, recebendo a bandeirada com uma vantagem mínima sobre seu companheiro Alonso,que estava a 300s do seu carro.


1º-Sebastian Vettel(Red Bull)-1h37min39s832

2º-Jenson Button(McLaren)-a 3s261

3º-Nick Heidfeld(Renault)-a 25s075

4º-Mark Webber(Red Bull)-a 26s384

5º-Felipe Massa(Ferrari)-a 36s958

6º-Fernando Alonso(Ferrari)-a 37s248

7º-Lewis Hamilton(McLaren)-a 49s957

8º-Kamui Kobayashi(Sauber)-a 1min06s439

9º-Michael Schumacher(Mercedes)-a 1min24s896

10º-Paul di Resta(Force India)-a 1min31s563

11º-Adrian Sutil(Force India)-a 1min41s379

12º-Nico Rosberg(Mercedes)-a 1 volta

13º-Sébastien Buemi(Toro Rosso)-a 1 volta

14º-Jaime Alguersuari(Toro Rosso)-a 1 volta

15º-Heikki Kovalainen(Lotus)-a 1 volta

16º-Timo Glock(Virgin)-a 2 voltas

17º-Vitaly Petrov(Renault)-Não terminou

18º-Vitantonio Liuzzi(Hispania)-Não terminou

19º-Jerome D Ambrosio(Virgin0)-Não terminou

20º-Jarno Trulli(Lotus)-Não terminou

21º-Sergio Perez(Sauber)-Não terminou

22º-Rubens Barrichello(Williams)-Não terminou

23º-Narain Karthikeyan(Hispania)-Não terminou

24º-Pastor Maldonado(Williams)-Não terminou

Nenhum comentário: