Após reunião realizada na sexta-feira no Parque Anhembi, em São Paulo, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a SPTuris, empresa de capital misto responsável pela administração do autódromo de Interlagos, decidiram criar uma área de escape na Curva do Café, ponto crítico do circuito. No último domingo, o piloto Gustavo Sondermann morreu após um grave acidente no local pela categoria de acesso à Stock Car.
O encontro teve a participação de representantes das principais categorias do automobilismo brasileiro. A solução aprovada propõe a remoção do último lance de arquibancadas, o que ampliaria a área de escape externa em cerca de 20 metros de profundidade em 200 metros de extensão. Para evitar que a área seja usada como extensão da pista, o revestimento será feito com material de baixa aderência. Embora o prazo de conclusão só possa ser definido com exatidão após a conclusão do projeto a ser executado, estima-se que as mudanças deverão ser executadas até o mês de agosto.
A SPTuris tem agora um mês para elaborar um projeto para a Curva do Café. A CBA receberá, fará uma análise e enviará para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Durante o período de análise da obra, as competições realizadas no circuito deverão acontecer com o uso de bandeiras amarelas ou uso de barreiras plásticas colocadas estrategicamente no local. Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, destacou a participação dos representantes da Fórmula Truck, Porsche Cup, Racing Festival e Stock Car. Para ele, o aumento da segurança é primordial. - A reunião desta tarde demonstrou que, apesar do momento triste que vive o automobilismo nacional, podemos notar que há um sentimento de melhorar as condições de segurança em Interlagos. Ela deve ser analisada por todas as partes envolvidas no esporte. Queria agradecer, em especial, à sensibilidade demonstrada pelo prefeito Gilberto Kassab e pela SPTuris em colaborar para que tudo se resolva com a serenidade e urgência que o assunto exige - diz Pinteiro.
Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, ressaltou que os valores investidos na manutenção e melhoria do autódromo nos últimos seis anos são inéditos nos 71 anos de Interlagos. - As propostas de reforma de Interlagos serão encaminhadas à CBA e, posteriormente, à FIA para as devidas homologações. Sempre que houver necessidade de fazer obras para garantir a Interlagos a condição de templo da velocidade e o GP de Fórmula 1, serão realizadas. D
esde segunda-feira a equipe técnica da SPTuris desenvolve estudos para analisar possíveis opções para melhorar a segurança na Curva do Café. Foram analisadas diversas fotos aéreas desse trecho, processo que determinou duas opções para uma análise mais profunda fonte:globo esporte
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