22.9.13

Alonso e Webber: proibido ?

Muito bonita a imagem!!!!Proibido pela FIA a famosa carona promove uma bela imagem de cumplicidades entre dois pilotos... uma formula 1 que todos nos gostamos de ver...

Poder, não poderia. Mas Mark Webber (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari) repetiram neste domingo uma cena que certamente despertou uma lembrança em muitos fãs nostálgicos da Fórmula 1 que já viram a mesma cena, só mudando os sobrenomes e um dos casos nem isso. O mais famoso dos casos ocorreu no dia 14 de julho de 1991.

Enquanto Sebastian Vettel (Red Bull) vencia o Grande Prêmio de Cingapura, seu companheiro Mark Webber abandonava com problemas na última volta. Fernando Alonso, que havia cruzado a linha de chegada em segundo, parou e ofereceu um carona ao australiano, que aceitou. Na garupa, Webber foi levado até os boxes. Nas redes sociais, as equipes de ambos reagiram de maneira positiva ao gesto.O momento não é inédito, e muita gente se lembrou de tê-lo visto antes.

No caso mais conhecido, a carona foi de Nigel Mansell (Williams) para Ayrton Senna (McLaren), após o Grande Prêmio da Inglaterra de 1991. Na época, os dois disputavam entre si a liderança da temporada, com vantagem para o brasileiro: 48 a 23 após sete etapas.

Na prova de Silverstone, a oitava daquela temporada, Senna não deu a mesma sorte e abandonou a uma volta do fim, sem combustível – porém, diante dos abandonos da concorrência, Senna conquistou o quarto lugar que detinha quando a prova terminou. Nigel Mansell venceu, com Gerhard Berger (McLaren) e Alain Prost (Ferrari) em terceiro. Mansell diminuiu a diferença no Mundial, com placar de 51 a 33 para Senna.
 
Enquanto Senna encostava o carro, Mansell acenava para o público na chamada Volta da Vitória (a volta de retorno aos boxes onde o piloto vencedor costuma cumprimentar o público). Mas eis que veio a surpresa: o inglês parou o carro perto do brasileiro e o apanhou para uma carona até os boxes. Senna subiu pelo lado esquerdo do carro, colocou a perna direita dentro do cockpit do rival e deu dois tapinhas no capacete de Mansell para agradecer a gentileza. Um comissário tentou tirar Senna dali, mas o então bicampeão o afastou com a perna esquerda. Seguiu-se então o desfile da Williams, com acenos de Mansell para uma multidão animada em Silverstone. Nenhum dos dois foi punido pela iniciativa. E só os o publico e os fotógrafos se deliciaram com a imagem.

No entanto, na temporada de 2013, a FIA se mostrou menos simpática ao gesto e puniu Webber pela carona que pegou na Ferrari de Fernando Alonso. Diante das evidências apresentadas pelos comissários do Grande Prêmio de Cingapura, Webber perderá dez posições no grid de largada da próxima etapa, na Coreia do Sul.
 
O australiano foi punido por entrar na pista sem permissão, e como é sua terceira punição no ano (foi também penalizado no Bahrein e no Canadá), acabou pagando com as dez posições no grid. Alonso, por sua vez, manobrou o carro de forma arriscada “para outros pilotos ou demais pessoas”, o que obrigou dois carros (no caso, as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton) a desviar de sua Ferrari na pista. Por não ser reincidente como Webber, Alonso escapou de pena. Ficou só o esporro....

Acho que usando essa logica muitos pilotos que ficam 'parados' na pista ou não deveriam ter a super - licença deveriam receber punições por acertar os outros na largada, decolar e quase acertar a cabeça do colega e etc...

A Red Bull ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso ainda. E acredito que vão recorrer( e com razão)... claro se o fator desleixo com Webber não for mais importante... 

E o pior e mais bizarro disso tudo é que esta curiosamente, não foi a primeira vez que os dois protagonizaram tal cena. Após o Grande Prêmio da Alemanha de 2011, Fernando Alonso ficou sem combustível e foi apanhado por Mark Webber para voltar ao parque fechado. Na ocasião, nenhum deles foi punido.

É dois pesos e duas medidas.....
 

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