O espanhol Fernando Alonso venceu, este domingo, o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, quinta prova do campeonato do Mundo, no qual o brasileiro Felipe Massa deu também o terceiro lugar à Ferrari.
No circuito da Catalunha, em Montmeló, onde Alonso somou a segunda vitória da temporada e a 32.ª da sua carreira, depois de ganhar na China, a segunda posição foi para o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus-Ranault).
Com este triunfo, Fernando Alonso ascendeu à terceira posição do Mundial e colocou-se a 13 pontos do líder, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), tricampeão do Mundo, que terminou a prova em quarto lugar.
A vitória de Alonso neste domingo marca um feito inédito: desde que o GP da Espanha é realizado no Circuito da Catalunha, nunca um piloto que saiu da terceira fila havia conseguido cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Na verdade, entre 1991 e 2012, aconteceu apenas um triunfo de um competidor que não largou da primeira fila: em 93, com Michael Schumacher, terceiro do grid.
Embora não tenha conseguido um bom resultado no treino classificatório, a Ferrari viu seus dois pilotos se recuperarem na largada: Alonso saltou de quinto para terceiro ainda na primeira volta, enquanto Massa, nono por conta de uma punição que lhe custou três lugares no grid, ganhou três posições.
As estratégias de paradas e o desgaste dos pneus foram determinantes para o resultado. Enquanto Raikkonen adotou uma tática de três idas aos boxes, os demais pilotos do pelotão da dianteira foram aos boxes quatro vezes - caso de Alonso, Massa e Vettel.
O espanhol assumiu a liderança da corrida na volta 13, ao ultrapassar Rosberg, e dali só saiu em breves momentos quando trocou pneus. A partir de então, a vantagem de Alonso na prova só aumentou.
Massa chegou a ameaçar uma dobradinha da Ferrari na Catalunha, mas foi forçado a ir para os boxes trocar os pneus e acabou ultrapassado por Raikkonen. O brasileiro ainda tirou uma boa diferença para o finlandês da Lotus, mas não se aproximou o suficiente para reconquistar o segundo lugar.
O resultado deste domingo não muda a liderança do Mundial de Pilotos, mas equilibra a classificação geral. Vettel, fora do pódio pela segunda vez na temporada, segue na liderança em 89, mas agora com apenas quatro de vantagem sobre Raikkonen. Alonso ganhou a terceira posição, chegando aos 72, deixando Hamilton (12º na Espanha) em quarto com 50. Massa também subiu um lugar, alcançando os 45 e deixando para trás o australiano Mark Webber.
A próxima parada da Fórmula 1 será dentro de duas semanas, quando as ruas de Monte Carlo recebem o charmoso e complicado Grande Prêmio de Mônaco.
Confira a classificação final do GP da Espanha de F1:
POSIÇÃO PILOTO TEMPO
1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 66 voltas em 1h39min16s596
2. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) a 9s338
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 26s049
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) a 38s273
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) a 47s963
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 68s020
7. Paul di Resta (ESC/Force India) a 68s988
8. Jenson Button (ING/McLaren) a 69s506
9. Sergio Perez (MEX/McLaren) a 81s738
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) a uma volta
11. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) a uma volta
12. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a uma volta
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) a uma volta
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams) a uma volta
15. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) a uma volta
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams) a uma volta
17. Charles Pic (FRA/Caterham) a uma volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) a duas voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia) a duas voltas
20. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) Não completou
21. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) Não completou
22. Romain Grosjean (FRA/Lotus) Não completou
Nenhum comentário:
Postar um comentário