31.3.12

Entrevista Trulli: apos a sua retirada

Demorei mais consegui a entrevista do Jarno logo apois a sua saída da categoria, a entrevista foi feita TV italina RAI, bene... ricordare è vivere, tutto bene... buona intervista...



27.3.12

Será o fim de Massa

Foi o bastante para que a revista especializada italiana ‘Autosprint’, que já havia rotulado Massa como “inútil” dentro da Ferrari, elevar o tom das críticas e defender a saída imediata do brasileiro de Maranello, agora descrito como “derrotado”, para dar lugar justamente a Pérez.

O artigo, escrito pelo jornalista Alberto Sabbatini, retratou os três personagens principais, cada um à sua maneira, do último GP da Malásia. “A corrida em Sepang parece ter fechado de uma vez por todas as discussões da semana passada. Nem mesmo os escritores mais talentosos poderiam ter imaginado uma trama tão espetacular, assim como os três atores principais envolvidos diretamente em nossas discussões. Alonso, Massa e Pérez: o campeão, o derrotado e o substituto”, disparou.

A publicação se rendeu a Alonso e o destacou como um dos maiores da história da F1. “Alonso venceu com uma máquina inferior, pelo grande campeão que é, porque a Ferrari F2012 deste começo de temporada está cheia de defeitos, é deficiente em potência e velocidade. Mas Alonso esmagou os adversários que tinham os melhores carros, como Red Bull, McLaren, Sauber, Lotus e Mercedes. Como ele fez? Simples: porque é um verdadeiro campeão, com C maiúsculo.”

“É raro um piloto ganhar com um carro nitidamente inferior. É o sonho de todos os pilotos, porque traz o reconhecimento de seu talento. Posso pensar, nos últimos tempos, apenas alguns episódios: a vitória de Senna em Donington 93, a de Gilles Villeneuve em Jarama 81. E ainda a volta de Senna em Mônaco, 1984, sob o dilúvio. E também a vitória de Schumacher em Spa, 92, e Barcelona, 96, pela Ferrari”, celebrou um dos ícones da apaixonada imprensa italiana. “Digno de entrar para a história do automobilismo. Alonso também teve sorte, mas foi amplamente merecido. E os adversários só podem culpar a si mesmos”, acrescentou.

Sabbatini deixou de lado as palavras de felicitação ao bicampeão do mundo e vencedor do GP da Malásia para mudar o tom de maneira drástica quando passou a se referir ao desempenho de Massa neste começo de temporada. O jornalista italiano entende que o problema de Felipe está bem longe de ser a F2012.

“Existe algum fã brasileiro que se atreve a afirmar que a Ferrari dá uma máquina mais poderosa para Alonso do que para Massa? Ou que lhe dá uma F2012 ruim? Ele tomou isso como fantasia, pediu para mudar o chassi porque ele acreditava que havia um defeito estrutural, já que na Austrália ele desgastou os pneus e o resultado foi idêntico. O cronômetro tem mostrado que o problema de Massa está no homem, e não no carro”, bradou.

Na sequência, a revista defendeu a saída imediata do brasileiro, cada vez mais pressionado, apesar de a Ferrari garantir que Felipe está prestigiado e tem todo o apoio da escuderia italiana. “Estou seriamente convencido de que Massa faria bem em deixar Maranello, tirar de si a pressão que não consegue mais segurar.”

Dessa vez, a publicação não mencionou Jarno Trulli como um possível substituto de Massa na Ferrari e direcionou todos seus elogios para o piloto da vez, Pérez, tido como o nome ideal para assumir o posto de parceiro de Alonso em Maranello.

“Nós mostramos o nome de Sergio Pérez um possível substituto por muitas razões: porque ele é jovem e motivado. E que coincidência, apenas sete dias depois, o mexicano provou ser a revelação do GP da Malásia. Ele fez a corrida de sua vida. É uma coincidência ou um sinal do destino?”, indagou o jornalista, que há havia sugerido a contratação de ‘Checo’ em outras oportunidades.

“Pérez não é o remédio para todos os males. Ainda é muito imaturo dizer com absoluta certeza que ele vai se tornar um campeão. Mas esta é a única alternativa que a Ferrari tem, porque [Sebastian] Vettel não está disponível até 2015; há um ponto de interrogação sobre [Robert] Kubica; [Jenson] Button e [Mark] Webber estão agora muito maduros, enquanto [Lewis] Hamilton não gosta de Maranello”, finalizou.

Fonte:grande premio

25.3.12

E Deu Ferrari de Alonso

fonte: @alo_oficial



Nem McLaren, nem Red Bull, nem Mercedes. Na segunda corrida da temporada de 2012 da Fórmula 1, na Malásia, quem se deu bem foi a Ferrari, que conquistou sua primeira e inesperada vitória no ano com o espanhol Fernando Alonso, que levou o carro no braço.

Alonso fez uma corrida inteligente, se beneficiando das condições climáticas para assumir a liderança na 16ª volta para não mais perdê-la, mas quem tambem deu show foi o mexicano Sergio Pérez, terminando na 2ª posição com o carro da Sauber.

O pole Lewis Hamilton, da McLaren, foi o 3º, seguido por Mark Webber (Red Bull) e Kimi Räikkönen (Lotus). Bruno Senna conseguiu seu melhor resultado na F1 ao cruzar a linha de chegada em 6º, enquanto em seu inferno astral sem fim, Felipe Massa foi apenas o 15º colocado.

Uma pancada de chuva pouco antes da largada obrigou que todos os pilotos largassem com os pneus intermediários. A dupla da McLaren manteve a dianteira, com Hamilton à frente de Jenson Button.

Romain Grosjean pulou de 5º para 3º, mas se enroscou com Michael Schumacher logo na terceira curva e os dois rodaram. O francês ainda escapou da pista na passagem seguinte e se tornou o primeiro a abandonar.

A água não parou de cair e a maioria dos pilotos parou para colocar os pneus de chuva extrema, exceto Jean-Eric Vergne e Narain Karthikeyan. Os dois acabaram beneficiados porque, na oitava volta, o Safety Car foi para a pista e a corrida foi paralisada logo depois. Quem também se deu bem foi Pérez, o primeiro a trocar pneus, que apareceu na 3ª posição.

Com a chuva estrama por volta da 9ª volta acorrida foi interronpida e só 1h depois, a prova foi reiniciada com Hamilton e Button seguindo o Safety Car. E somente A relargada foi dada na 14ª volta e alguns pilotos já foram para os boxes colocar novamente os pneus intermediários.

E aí a sorte de Alonso deu as caras. Button foi o primeiro a deixar a briga pela vitória ao tocar o carro de Karthikeyan e danificar o bico. Logo depois, a McLaren se atrapalhou na parada de Hamilton e o espanhol ganhou mais uma posição.

Quando Pérez finalmente foi para os boxes, Alonso tomou o 1º posto e começou a abrir, criando vantagem suficiente para voltar na 1ª posição depois de trocar os seus pneus para intermediarios. E ai na agua foi só aumentar mais a vantagem chegando a sustentar uma vantagem de 7s7 sobre o rival. Quando a pista começou a cercar iniciou o tormento do espanhol da Ferrari. Pérez não queria se contentar com a 2ª posição. O piloto da Sauber, com um carro mais regulado, passou a virar volta mais rápida atrás de volta mais rápida, tirando até 1s em relação ao líder.

Antes que o mexicano pudesse atacar, no entanto, Alonso parou para colocar os pneus para pista seca. A Sauber vacilou, não chamou Pérez e o piloto teve de fazer uma volta a mais com os intermediários. Quando retornou à pista, estava quase 5s atrás do espanhol.

Na pista seca, a Sauber voltou a ser mais rápida que a Ferrari e Pérez começou a diminuir a vantagem novamente. A sete voltas do final, ele estava a menos de 0s5 de Alonso.

É nessa hora que furgem os grandes e a inexperiência pesou e Pérez escapou na entrada da reta oposta, não perdendo a 2ª posição, mas ficando novamente 5s atrás de Alonso faltando 5 voltas para o fim. Para o bicampeão, bastou controlar o ritmo na volta final e assegurar sua 28ª vitória na F1, a primeira neste ano.

Pérez terminou 2s263 atrás do vencedor, enquanto Hamilton, que não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois na pista molhada ou seca, completou o pódio. Em corrida discreta, Webber não se envolveu em confusões e salvou um 4º lugar para a Red Bull e Räikkönen obtendo o melhor resultado desde seu retorno, em 5º, conseguindo ainda a melhor volta da prova.

Confira o resultado final do GP da Malásia da Fórmula 1:

1. Fernando Alonso (Ferrari) 2h44min51s812
2. Sergio Pérez (Sauber) + 2s263
3. Lewis Hamilton (McLaren) + 14s591
4. Mark Webber (Red Bull) + 17s688
5. Kimi Räikkönen (Lotus) + 29s456
6. Bruno Senna (Williams) + 37s667
7. Paul di Resta (Force India) + 44s412
8. Christian Vergne (Toro Rosso) + 46s985
9. Nico Hülkenberg (Force India) + 47s892
10. Michael Schumacher (Mercedes) + 49s996
11. Sebastian Vettel (Red Bull) + 1min15s527
12. Daniel Ricciardo (Toro Rosso) + 1min16s800
13. Nico Rosberg (Mercedes) + 1min18s500
14. Jenson Button (McLaren) + 1min19s700
15. Felipe Massa (Ferrari) + 1min39s300
16. Vitaly Petrov (Caterham) + 1 volta
17. Timo Glock (Marussia) + 1 volta
18. Heikki Kövalainen (Caterham) + 1 volta
19. Pastor Maldonado (Williams) + 2 voltas
20. Charles Pic (Marussia) + 2 voltas
21. Narain Karthikeyan (HRT) + 2 voltas
22. Pedro de la Rosa (HRT) + 2 voltas

Não completaram:

Kamui Kobayashi (Sauber)
Romain Grosjean (Lotus)
Felipe Zangiacomo

23.3.12

Lulu o mais rápido

Quem ainda tinha duvidas que a McLaren seria o carro a ser batido deve ter tido as suas duvidas sandas hoje(ou ontem) Lulu foi soberano no primeiro dia de atividades para o GP da Malásia, em Sepang, liderando a primeira e segunda sessão de treinos livres, com 0s361 de vantagem sobre Michael Schumacher, que ficou com o 2º posto. A Mercedes parece ser um leão de treino.

O treino foi dominado pelos carros prateados, com McLaren e Mercedes ocupando as quatro primeiras colocações. Atrás de Hamilton e Schumacher, Jenson Button apareceu em 3º, seguido por Nico Rosberg, Daniel Ricciardo em 5º, à frente de Fernando Alonso (Ferrari), Mark Webber (Red Bull) e o outro carro da Toro Rosso, de Jean-Eric Vergne. Romain Grosjean e Sebastian Vettel ficaram logo atrás.

Os brasileiros tiveram mais um treino complicado. O inferno astral de Felipe Massa continua e ele terminou dez posições atrás de seu companheiro, em 16º, logo à frente de Bruno Senna. Se a coisa não melhorar corremos o risco de terminar com só um brasileiro na categoria no final da temporada.

Confira os tempos do segundo treino livre para o GP da Malásia da Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton (McLaren) 1min38s172
2. Michael Schumacher (Mercedes) 1min38s533
3. Jenson Button (McLaren) 1min38s535
4. Nico Rosberg (Mercedes) 1min38s696
5. Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1min38s853
6. Fernando Alonso (Ferrari) 1min38s891
7. Mark Webber (Red Bull) 1min39s133
8. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1min39s297
9. Romain Grosjean (Lotus) 1min39s311
10. Sebastian Vettel (Red Bull) 1min39s402
11. Pastor Maldonado (Williams) 1min39s444
12. Nico Hulkenberg (Force India) 1min39s464
13. Paul di Resta (Force India) 1min39s625
14. Kamui Kobayashi (Sauber) 1min39s687
15. Kimi Raikkonen (Lotus) 1min39s696
16. Felipe Massa (Ferrari) 1min40s271
17. Bruno Senna (Williams) 1min40s678
18. Sergio Perez (Sauber) 1min40s947
19. Vitaly Petrov (Caterham) 1min41s464
20. Timo Glock (Marussia) 1min41s681
21. Heikki Kovalainen (Caterham) 1min42s594
22. Charles Pic (Marussia) 1min42s874
23. Narain Karthikeyan (HRT) 1min43s658
24. Pedro de la Rosa (HRT) 1min43s283

22.3.12

Sepang terá zona única para asa móvel

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quarta-feira que a única zona de ativação da asa móvel no GP da Malásia, neste fim de semana, será na grande reta dos boxes em Sepang.

A zona de ativação permanecerá inalterada em relação à prova do ano passado. O ponto de detecção será no final da reta oposta, 207 metros antes da curva 15, enquanto o de ativação iniciará cinco metros após o contorno da conversão, em direção à reta dos boxes.

Os treinos livres para o GP da Malásia têm início nesta quinta-feira, às 23h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura Sportv. O treino classificatório será no sábado, às 5h (de Brasília), e a prova no domingo, no mesmo horário, ambos com transmissão da TV Globo.

Fonte: Tazio

Entrevista: Ayrton Senna

Um video antigo e raro. Bem lega!!!

Massa tá agradando em cheio

O prestígio de Felipe Massa realmente está muito ruim com os "tifosi". Uma enquete organizada pelo site da revista Autosprint italiana aponta que a maior parte dos internautas não quer a permanência do piloto na Ferrari. Questionado sobre quem seria o substituto mais adequado, uma surpresa 46,5% do público o brasileiro Rubens Barrichello, atualmente na Fórmula Indy, ganhou seguido por 21,1% com o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber.

Atrás de Barrichello e Kobayashi, ainda aparecem o italiano Jarno Trulli, dispensado pela Caterham em fevereiro (11,2%) e o mexicano Sergio Perez, da Sauber (9,9%). Na enquete, também é possível escolher o italiano Davide Rigon (2%), o italiano Luca Filippi (1,9%), o francês Jules Bianchi (1,5%) ou o italiano Vitantonio Liuzzi (1,1%).
Bianchi e Perez são integrantes da Academia de Pilotos da Ferrari. O primeiro é atualmente piloto reserva da Force India. Já Rigon tem contrato em vigor com o time vermelho para participar de ações promocionais até 2013. Filippi, por sua vez, competirá na Indy em 2012, enquanto que Liuzzi ficou sem vaga na HRT.

Na ultima publicação a revista causou polêmica ao publicar uma matéria no qual chamava Massa de "inútil" e pedia a dispensa do brasileiro antes mesmo do encerramento de seu contrato, que termina no final de 2012. A publicação indicava Trulli e Pérez para substituir o brasileiro paulista, que recebeu muitas críticas após o Grande Prêmio da Austrália.
O baixo desepenho do piloto tupiniquim vem desde a temporada passada e no último fim de semana, Massa largou na 16ª posição da prova em Melbourne e estava na 13ª quando abandonou, a 11 voltas do fim, ao se envolver em acidente com o compatriota Bruno Senna, da Williams. O outro piloto da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, iniciou a etapa no 12º lugar e o concluiu no quinto pontuando com o carro da Ferrari.

Felipe necessita melhorar e rápido se quiser manter o lugar na categoria. Quem quiser votar aqui está o link

19.3.12

Entrevista Stefano Domenicali: O problema é de junta

"Para o chassis, não há nada planeado, mas em termos de desenvolvimentos, sim, há muitas coisas que temos de melhorar, porque, como ficou provado pela classificação, temos problemas. Um é a velocidade, o outro é a tração. São duas coisas fundamentais nas quais temos de trabalhar no duro para resolver".

"Considerando o nível de desempenho, o 5.º lugar foi algo de importante. Tendo em conta o campeonato que espero este ano, é vital que marquemos estes pontos numa altura em que enfrentamos tantos problemas".

"Diria que é um passo em frente, mas não nos devemos de esconder atrás disso, porque não estamos felizes com o desempenho do carro. O que peço aos engenheiros é que se esforcem ao máximo para tentar resolver as coisas que, na sua ótica, estão bem mais claras agora. Percebemos o problema no carro, agora, depois da compreensão, temos de resolvê-lo o quanto antes".

Jenson Button: o homem a ser batido

A McLaren iniciou a temporada de 2012 da Fórmula 1 como a equipe a ser batida. Jenson Button tomou a ponta de seu companheiro Lewis Hamilton na largada e seguiu tranquilo para conquistar a vitória na etapa de abertura do campeonato, em Melbourne.

O GP da Austrália começou com os dois carros da equipe inglesa disparando na frente, com Button levando a melhor sobre Hamilton na primeira curva. Sebastian Vettel logo assumiu o 3º posto, ultrapassando Nico Rosberg e contando com o problema no câmbio de Michael Schumacher na décima volta.

Button chegou a abrir 10s sobre Hamilton depois da primeira rodada de pit stops, quando Lewis voltou atrás de Kimi Räikkönen e Sergio Pérez, ambos fazendo um primeiro trecho longo sem paradas.

Mas a ordem só foi alterada quando Vitaly Petrov parou seu carro na reta dos boxes com um problema na direção e a Red Bull conseguiu fazer a última troca de Vettel com o Safety Car, devolvendo o alemão entre Button e Hamilton.

Ainda assim, Vettel não foi capaz de acompanhar Button, que controlou o ritmo no final para cruzar a linha de chegada 2s1 à frente do rival. Hamilton completou o pódio, 4s atrás do vencedor.

Mark Webber, em uma corrida discreta, apareceu logo atrás, seguido por Fernando Alonso,que fez uma bela corrida, Kamui Kobayashi e Kimi Räikkönen, outro que tirou leite de pedra. Sergio Pérez, Daniel Ricciardo e Paul di Resta fecharam a zona de pontuação.

Os brasileiros não tiveram uma boa corrida. Felipe Massa largou bem e andou boa parte da prova entre os dez primeiros, mas foi perdendo rendimento e encerrou sua participação na 47ª volta após uma colisão com Bruno Senna, que já havia rodado na largada graças a um toque com Ricciardo. O piloto da Williams foi classificado em 16º, quatro voltas atrás.

Confira o resultado do GP da Austrália da Fórmula 1:

1. Jenson Button (McLaren) 1h34min09s565
2. Sebastian Vettel (Red Bull)
3. Lewis Hamilton (McLaren)
4. Mark Webber (Red Bull)
5. Fernando Alonso (Ferrari)
6. Kamui Kobayashi (Sauber)
7. Kimi Räikkonen (Lotus)
8. Sergio Pérez (Sauber)
9. Daniel Ricciardo (Toro Rosso)
10. Paul di Resta (Force India)
11. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)
12. Nico Rosberg (Mercedes)
13. Pastor Maldonado (Williams)
14. Timo Glock (Marussia)
15. Charles Pic (Marussia)
16. Bruno Senna (Williams)

Não completaram:

Felipe Massa (Ferrari)
Heikki Kövalainen (Caterham)
Vitaly Petrov (Caterham)
Michael Schumacher (Mercedes)
Romain Grosjean (Lotus)
Nico Hülkenberg (Force India)

17.3.12

Novo visial




Adoro preto mas gosto mesmo é de vermelho Ferrari ou vinho. As corres mudaram por aqui, que venha uma fase mais colorida.... espero que o novo visual do blog agrade...




Lulu faz a pole

Grid de largada – Austrália:

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s922 (14 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min25s074 (15)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min25s302 (21)
4º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min25s336 (18)
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min25s651 (17)
6º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min25s668 (18)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min25s686 (16)
8º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min25s908 (20)
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min26s451 (18)
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo (16)

11º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s429 (12)
12º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min26s494 (12)
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min26s590 (12)
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min26s663 (16)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min27s086 (16)
16º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s497 (16)

17º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min27s758 (9)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min28s679 (7)
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min29s018 (8)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min30s923 (10)
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min31s670 (9)
22º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo (11)*

Eliminados pela regra de 107%:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min33s495 (6)
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min33s643 (6)

Fonte: Tazio

15.3.12

Petrov dispara: Alonso é pagante e mulher não tem fisico

Último piloto a garantir vaga no grid da Fórmula 1 para 2012, o russo Vitaly Petrov deixou o protocolo de lado e não teve papas na língua para abordar assuntos polêmicos em entrevista ao jornal italiano 'La Stampa'. O piloto substituiu o italiano Jarno Trulli, que havia renovado contrato com a Caterham. Ao ser questionado se conseguiu a vaga por ter trazido o patrocínio de uma empresa petroquímica russa, Petrov rebateu a fama de piloto pagante e aproveitou para alfinetar o espanhol Fernando Alonso.

"Não vejo diferença entre mim e Alonso. Todo mundo sabe que ele é financiado pelo dinheiro do Banco Santander. De qualquer forma você começa na F-1 com o talento".

"Ele é muito bravo, nunca me procurou. Só deve ser zangado consigo mesmo" ( em referencia ao ultimo GP do ano de 2010. E a pouca afinidade de Petrov não se resume a Alonso. O piloto também declarou que "não se pode ter amigos na Fórmula 1".

Outro assunto polêmico abordado pelo piloto foi a possibilidade de mulheres correrem na Fórmula 1. No início do mês, a espanhola Maria de Villota, de 32 anos, foi anunciada como piloto de testes da Marussia.

"Elas não tem o físico e não estão preparadas para a alta velocidade. Mas tudo na vida é possível", disse. A última mulher a correr na categoria foi a italiana Giovanna Amati, em 1992, pela Brabham.
Com a saída de Trulli da Caterham, a temporada 2012 da Fórmula 1 ficou sem pilotos italianos pela primeira vez desde 1970.

Para Petrov, a ausência de um piloto de um dos países mais tradicionais na categoria se deve a "falta de categorias de base decentes" e da "falta de paixão" dos corredores italianos.

fonte: tribuna

Umunico comentário tem gente que não perde a oportunidade de ficar calado...

Vettel, o novo alemão


1
Nome:
Sebastian

Sobrenome:
Vettel

Nacionalidade:
Alemã

Naturalidade:
Heppenheim

Nascimento:
03/07/1987

Estado civil:
Solteiro

Altura:
1,76m

Peso:
58kg

Grupo Sanguineo:
O-

Prato Preferido
Massa

Tipo de musica preferida
Pop e dance (Alles).

Hobbies
Snowboard, mountain bike, natação, ginástica

GPs:
81

Vitórias
21

Pontos:
773

Poles:
30

Pódios:
36

Voltas mais rápidas:
9

Média de postos/GPs:
9,54

Estréia na f1
Estados Unidos (EUA), 2007

Escuderia atual
Redbull

Campeonatos ganhos
2

Salário estimado:
2 milhões de euros

Site Oficial:
www.sebastianvettel.de

Curiosidades:

* Vettel tem duas irmãs e um irmão.

* Ele tem dois recordes de precocidade: o piloto mais jovem a marcar pontos na Formula – 1 ( ele só tinha 19 anos e 53 tem ), estabelecido no G.P. dos Estados Unidos de 2007. E do piloto que mais cedo (há exatos nove segundos), após a abertura das atividades recebeu um multa por andar acima do limite de velocidade no Pitline. Foi punido em mil dólares. E apartir desse ano o mais jovem campeão e bicampeão mundial.

*Vettel tem uma superstição bem curiosa. Ele tem por habito carregar no bolso do macacão durante as corridas um porquinho de ouro.

*O alemão é fã do ator Jim Carrey

*Vettel começou no automobilismo aos 7 anos, no kart.

*Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Européia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes.

*Vettel foi eleito o melhor piloto do ano de 2009 pela revista inglesa "Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.

*O moço tem medo de ratos( !?)

*Cite cinco coisas que ele odeia. Alem dos ratos: “ Sapatos barulhentos, engarrafamentos, comida estragada, áreas para fumantes nos aeroportos e sabe aqueles clubes que o ar é tão cheio de fumaça que você poderia cortar com uma faca, e ter que acordar super - cedo.”

*Às vésperas do GP da Hungria de 2007, Vettel foi confirmado como novo piloto da Scuderia Toro Rosso, em substituição ao americano Scott Speed, que saiu após desentendimentos com a equipe.

*O rapazinho fala alemão, ingles e italiano fluente. Namora A estudante de design têxtil Hanna Prater. Os dois são bens discretos

14.3.12

Mark, o ultimo?


2
Nome:
Mark Alan

Sobrenome:
Webber

Nacionalidade:
Austrália

Naturalidade:
Queanbeyan, NSW

Nascimento:
27/10/1976

Estado civil:
Casado

Altura:
1,85

Peso:
75kg

Grupo Sanguineo:
O-

Prato Preferido
Massa

Tipo de musica preferida
Pop Rock (Oasis, INXS e U2)

Hobbies
Esporte radicais, Rúgbi, ciclismo, tênis, futebol...

GPs:
166

Vitórias
6

Pontos:
644,5

Poles:
9

Pódios:
29

Voltas mais rápidas:
12

Média de postos/GPs:
3,88

Estréia na f1
Austrália, 2002

Escuderia atual
Red Bull

Campeonatos ganhos
0

Salário estimado:
3 milhões de euros

Site Oficial:
www.markwebber.com

Curiosidades:
* Curiosamente seus ídolos são o ciclista Lance Armstrong e o boxeador Muhammad Ali.
* No fim do ano, com o objetivo de levantar fundos para entidades que luta contra o Câncer infantil ele organiza o "Desafio Mark Webber" na ilha da Tasmânia, localizada ao sul da Austrália. São dez dias de caminhadas, corridas de caiaque subidas de montanhas e de ciclismo num percurso superior a mil quilômetros. Esse ano ele sofreu um acidente e quebrou a perna. Foi atropelado por um carro de apoio
*Webber é apaixonado pelo Porsche 911 Turbo. Porem possui um Renault Megane Sport 230.
*Quando não esta praticando esportes ou trabalhando Mark esta cozinhando. Isso mesmo Webber é dono de um restaurante localizado próximo à sede da Red Bull na cidade inglesa de Milton Keynes. O restaurante se chama "Il Maschio", e é especializado em comida italiana.
* Mark possui dois cachorros o Milo e a Shadow 1.
*O rapaz faz uma confissão: "Se não tivesse renovado com a Red Bull teria parado de correr, conforme lhe disse em Mônaco", diz . "Você nunca irá me ver tanto tempo na F-1 como Jarno Trulli. Tenho muitos planos e o tempo é crucial para poder executá-los, como escalar grandes montanhas." Seu compromisso com a equipe vai até o fim de 2012 e os sinais de que poderá parar, depois, são claros. "É só colocar o pé fora do paddock da F-1 para seu celular deixar de tocar e você ser simplesmente esquecido. Eu me sinto preparado."
*Curiosamente, Webber é casado com Ann, dez anos mais velha. A história do casal pouco comum sempre é assunto. "Ouço de tudo a esse respeito", comenta. "Uma semana sou homossexual, na outra não sei o quê. O que importa para mim é ser feliz e isso eu sou com Ann ...Ela é diferente do que as pessoas esperam de minha mulher, mas é especial, leal, autêntica, parceira." É Ann quem conduz os negócios de Webber.
* A sim a historia dos dois é muito bonita: Mark e Ann estão juntos há 14 anos. Se conheceram em 1995, no circuito de Amaroo Park, perto de Sidney, quando ele ainda corria na F-Ford australiana. Na época, ela passou a administrar sua carreira para ajudá-lo na longa e incerta caminhada até a Fórmula 1. “Ela começou a ajudar a mim e meu pai na busca por patrocínio. Não só ela conseguiu um patrocinador, mas eu também passei a gostar dela. É quem me inspira. Claro que sou eu quem pilota o carro, mas sem ela eu não estaria aqui”, declarou um apaixonado esposo. Uma relação que parece meio deslocada naquele ambiente muitas vezes fútil do paddock, onde menininhas magrinhas com seus rostinhos bonitinhos desfilam com seus pilotos para fotógrafos e paparrazi. É um casal diferente onde o amor é lindo, não importa o que pensem. Os outros, lógico.
*Em 2006, Webber foi oficialmente nomeado como o portador do bilhete n º 1 do Canberra Raiders, uma equipe da liga australiana de rugby. Ele trabalhou como uma bola-boy para o Raiders, durante o final de 1980.

13.3.12

Jenson


3
Nome:
Jenson Alexander

Sobrenome:
Lyons Button

Nacionalidade:
Inglaterra

Naturalidade:
Frome, Somerset.

Nascimento:
19/01/1980

Estado civil:
Solteiro (namora a modelo japonesa Jéssica Michibata)

Altura:
1,82m

Peso:
71,0kg

Grupo Sanguineo:
O-


Prato Preferido
Massa

Bebida Favorita
Suco de Laranja

Tipo de musica preferida
Pop, rock

Hobbies
moutain bike, Triathlon

GPs:
205

Vitórias
12

Pontos:
757

Poles:
7

Pódios:
40

Voltas mais rápidas:
6

Média de postos/GPs:
3,69

Ano de Estréia na f1
Austrália, 2000

Escuderia atual
McLaren

Campeonatos ganhos
1

Salário estimado:
9 milhões de euros

Site Oficial
www.jensonbutton.com


Curiosidade

*Jenson Button é filho de John Button, ex-piloto de rallycross, e Simone Lyons, tem três irmãs mais velhas, Tania Katrina, Simone Chatal e Natasha Michelle,

*Como muito dos outros pilotos da categoria desde sua infância fora incentivado a seguir a carreira automobilistica. Aos 8 anos já disputava campeonatos de kart e aos 11 conquistou o torneio juvenil de kart British Cadet Kart Championship. Em 1992,um ano depois, foi campeão Junior TKM Champion

*Em 1997 com apenas 17 anos foi o piloto mais jovem a ingressar no campeonato euroupeu de automobilismo Super A. No ano seguinte ganhou a Fórmula Ford Britânica, conquistando lugar na Fórmula 3 Britânica em 1999, onde conseguiu 2 vitórias e o 3º lugar na pontuação final, além de receber um prêmio simbólico da escuderia McLaren como piloto revelação, fez parte do programa d e jovens pilotos da McLaren assim como seu atual companheiro de equipe.

*Após sua primeira vitória na F1 Jenson foi convidado por Mick Jagger a subir no palco de um show dos Rolling Stones. Elton John enviou uma garrafa de champagne.

*Os apelidos de Jeson são : Jense, JB, Jen ou The Real

*Jenson mora em Mônaco.

*Jenson tem alguns carros antigos entre eles tem Volkswagen Campervan, 1956, com vidro dividido, um bonito carro. Em 2009, vendeu o seu Bugati Veyron por £ 900.000,00 libras.

Em off: kimi é sempre Kimi....

Lulu Hamilton


4
Nome:
Lewis Carl

Sobrenome:
Davidson Hamilton

Nacionalidade:
Britânica (Inglaterra)

Naturalidade:
Hertfordshire

Nascimento:
07/01/1985

Estado civil:
Solteiro

Altura:
1,74m

Peso:
66kg

Grupo Sanguineo:
O-


Tipo de musica preferida
Hip-hop, R&B, Reggae and Funky House (The Roots, De La Soul, 2Pac, Biggie, Nas, Bob Marley, Sizzla, Sean Paul, Freddie McGregor, UB40, Chaka Demus & Piliers, Beenie Man, Sanchez, Warrior King

Hobbies
Musica, tocar guitarra, livros, musculação , Ciclismo, squash, tennis, karting, sair com os amigos, cinema, assistir DVDs.

GPs:
89

Vitórias
17

Pontos:
723

Poles:
18

Pódios:
42

Voltas mais rápidas:
10

Média de postos/GPs:
8,12

Estréia na F-1
Austrália, 2007

Escuderia atual
McLaren-Mercedes

Campeonatos ganhos
1(2008)

Salário estimado:
16 milhões de euros

Site Oficial:

http://www.lewishamilton.com/

Curiosidades:

*Lewis Hamilton faz parte dos solteiros dessa temporada namorava a cantora Nicole Scherzinger, do grupo Pussycat Dolls, porem os dois deram “um tempo”.(quem se habilita???)

*Seu nome é uma homenagem ao velocista americano Carl Lewis, que ganhou nove medalhas de ouro em quatro Olimpíadas.

*Conta a lenda que Lewis, usando um terno emprestado e com então dez anos de idade, encontrou-se pela primeira vez com seu futuro chefe Ron Dennis, durante uma cerimônia de premiação. O piloto foi pedir um autógrafo para o dono da McLaren e falou: "Quero correr para o senhor um dia". A resposta de Dennis: "Então ligue para mim daqui a nove anos". Quando Hamilton tinha 13 anos, Dennis contratou-o para o programa de jovens talentos da McLaren.

*Os parentes dos seu pai imigraram da ilha Caribenha de Granada para o Reino Unido.

*Lewis é o primeiro negro a dirigir um formula 1 e a se tornar campeão.

*Conta outra lenda o rapaz é fã de um certo Ayrton Senna.

* A vida toda o seu pai foi o seu empresário. No final do ano retrasado ele deixou o cargo. Dizem que as dificuldades ocorridas nessa temporada tem haver com a falta de apoio psíquico do pai.

* Lewis,motivado pelo seu empresário atual e sua ex, gravou um álbum de R&B em segredo. O jornal britânico "The Sun" afirma que o piloto tem trabalhado no seu próprio material, no mesmo estúdio usado por artistas como Robbie Williams e Kylie Minogue, mas não pensa vir a lançar um álbum.

12.3.12

Dom Fernando Alonso das Asturias


5
Nome:
Fernando

Sobrenome:
Alonso Diaz

Nacionalidade:
Espanha

Naturalidade:
Oviedo (Astúrias)

Nascimento:
29/07/1981

Estado civil:
Solteiro

Altura:
1,71m

Peso:
65 kg

Grupo Sanguineo:
O-

Calçado:
42 (EU)

Apelido:
Ferni, Nano,

Prato Preferido
La Tortilla, massa, Jamom

Prato que detesta
Comida Japonesa

Tipo de musica preferida
Pop, rock, musica espanhola(Café Quijano

Hobbies
Futebol, ciclismo, cartas....

GPs:
168

Vitórias
27

Pontos:
959

Poles:
20

Pódios:
68

Voltas mais rápidas:
19

Média de postos/GPs:
5,71

Estréia na f1
Austrália, 2001

Escuderia atual
Renault

Campeonatos ganhos
2 (2005 e 2006)

Salário estimado:
35 milhões de euros

Site Oficial:
http://www.fernandoalonso.com/

Curiosidades
*Alonso é filho de José Luis Alonso e Ana Díaz . José trabalhava numa mineradora e sua mãe era dona de casa. Ele tem uma irmã cinco anos mais velha que é medica, se chama Lorena. Fernando estudou, dos quatro aos catorze anos, no Colégio de Santo Ángel de la Guarda, passando, depois, para o “Instituto Leopoldo Alas Clarín de San Lázaro”, onde permaneceu até o ano de 2000, abandonando a escola por causa das competições.

*O moço é claustrofobico e tem pavor de ficar preso em um elevador. E os seus medos não param por ai : “Vivo tão rápido quanto procuro pilotar. Tenho medo da morte e não quero desperdiçar a minha vida. Se eu pudesse, até respiraria mais rapidamente, caso meus pulmões me permitissem. Eu tenho medo da morte, mas não consigo pensar em largar a Fórmula 1". Duvidem que ele não entra em elevador?

*"Odeio aranhas, é algo que não consigo suportar. quando vou a certos lugares a primeira coisa que faço é inspecionar pra ver se há alguma". Talvez delas...

*Fernando começou a correr com três anos de idade, num Kart adaptado.

*Fernando é fluente em Italiano. Isso se deve ao fato de ter competido durante muitos anos na Itália. Seu pai o levava desde os tempos de Espanha a bordo de um velho Peugeot, quando seus adversário chegavam de BMW, Mercedes... Seu pai era seu mecânico, empresário e conselheiro. A sua família não possuía grandes recursos financeiros a disposição. Isso fez com que no ano de 92, com então 11 anos, sua carreira corresse serio risco de se encerrar por falta de patrocínio Fernando, mas por coisa do destino, vieram a conhecer Apareció Genís Marcó, importador de karts, que começou a empresáriar e patrocinar a carreira de Fernando. Marcó conseguia patrocinadores para as viagens e quando não, colocava dinheiro seu mesmo.

*Fernando é mais um membros dos solteiros do ano ( a bruxa esta solta!!!!) Era noivo/marido da Cantora espanhola Raquel del Rosário, mas os dois se separaram segundo boatos não confirmados o motivo seria digamos ... deixa pra lá... de ambos.

*Detentor de vários recordes, Fernando nunca abandonou uma corrida que fez pole ou melhor volta.

*Entre os Hobbies dos pilotos, Alonso detêm um dos mais estranhos: ele faz mágica. O seu avô era mágico amador.

* Antes de entrar para a Ferrari, Fernando morava num chalé em frente ao lago Léman, na pequena região de Mont-sur-Rolle, na Suíça, que fica a cerca de 20 km da casa do ex-piloto da Ferrari Michael Schumacher,. Depois se mudou para Lugano, também na suíça, onde foi vizinho de Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli. Atualmente construiu uma casa em sua cidade natal Oviedo e mora feliz lá.

*Fernando é torcedor fanático do Real Madri.

*Fora das pistas, é um embaixador da UNICEF e defençor da segurança dos motoristas.

Massa será...


6
Nome:
Felipe

Sobrenome:
Massa

Nacionalidade:
Brasil

Naturalidade:
São Paulo

Nascimento:
25/04/1981

Estado civil:
Casado (com Rafaela Bassi)

Altura:
1,66m

Peso:
59kg

Prato Preferido
Massa, strogonoff

Tipo de musica preferida
Pop, MPB, rock...

Hobbies Cinema, musica, vídeo Game, futebol, compras

GPs:
138

Vitórias
11

Pontos:
554

Poles:
15

Pódios:
33

Voltas mais rápidas:
13

Média de postos/GPs:
4,02

Ano de Estréia na f1
Austrália, 2002

Escuderia atual
Ferrari

Campeonatos ganhos
0

Salário estimado:
10 milhões de euros

Site Oficial
www.felipemassa.com

Curiosidade

* Felipe é descendentes de italianos. Seus Avos são oriundos da Cerignola, da “regione” de Puglia, sul da Itália.

*Ele adora o ator Robert de Niro, roupas da grife italiana “Dolce & Gabbana” , Calça jeans .

*O nome de seus pais são Ana e Luis Antonio (Titonio) Massa e tem um irmão que também piloto chamado Eduardo

*É torcedor fanático do São Paulo Futebol clube.

*No ano de 2009, Felipe realizou o sonho de ser pai: nasceu o seu primeiro filho, em São Paulo, Brasil. Felipe Bassi Massa.

* com 17 anos de idade, Felipe arrumou uma maneira curiosa de entrar no paddock: passou como entregador de pizzas.

11.3.12

Alonso no twitter

Nesse vídeo Alonso da uma pequena entrevista e fala sobre a próxima temporada.

Viviane Senna fala da carreira de seu filho

Schumy


7
Nome:
Michael

Sobrenome:
Schumacher

Nacionalidade:
Alemã

Naturalidade:
Hürth-Hermülheim

Nascimento:
03/01/1969

Estado civil:
Casado

Altura:
1,74m

Peso:
75kg

Tipo sanguíneo
O-

Prato Preferido
Massa

Tipo de musica preferida
Pop, madona e Michael Jackson (ele adora)

Hobbies
Futebol e ciclismo

GPs:
287

Vitórias
91

Pontos:
1517

Poles:
68

Pódios:
154

Voltas mais rápidas:
77

Média de postos/GPs:
5,28

Estréia na f1
Bahrain, 2006

Escuderia atual
Mercedes

Campeonatos ganhos
0

Salário estimado:
21 milhões de euros

Site Oficial:
www.michael-schumacher.de

Curiosidades:
*Ele é ambicioso, disciplinado e totalmente concentrado em seus objetivos. Alem de ser o detentor dos grandes recordes da categoria. Esse é o Schumy.

*Alem disso, o seu coração é grande: esteve envolvido em inúmeros esforços humanitários ao longo de sua vida e doou dezenas de milhões de dólares para a caridade. Fora das pistas, Schumacher é um embaixador da UNESCO e um orador para a segurança do motorista

*Michael e seu irmão Ralf Schumacher, são os únicos irmãos a vencer corridas na Fórmula 1, e eles foram os primeiros irmãos 1° e 2° lugar na mesma corrida, em Montreal em 2001 e novamente em 2003.

*Sua mulher é ex-namorada de um ex- piloto de f1 tambem alemão Heinz-Harold Frentzen. Ele começaram logo depois de Corrine acabar com Frentzen, dizem que os dois pilotos alemães não dão bem devido a isso.

*Em 1995 Schumacher casou-se com Corinna, e em 1997 nasceu sua filha Gina-Maria e em 1999, nasceu Mick. Eles vivem juntos na Suíça, ao lado do lago Genebra.

10.3.12

O filho de Keke: Nico


8
Nome:
Nico Erik

Sobrenome:
Rosberg

Nacionalidade:
Alemã

Naturalidade:
Wiesbaden

Nascimento:
27/06/1985

Estado civil:
Solteiro

Altura:
1,78m

Peso:
71kg

Prato Preferido
Massa

Tipo de musica preferida
dance pop

Hobbies
Futebol, triatlo,poker, fotografia, leitura e xadrez

GPs:
102

Vitórias
0

Pontos:
273,5

Poles:
0

Pódios:
5

Voltas mais rápidas:
2

Média de postos/GPs:
2,68

Estréia na f1
Bahrain, 2006

Escuderia atual
Willians

Campeonatos ganhos
0

Salário estimado:
4 milhões de euros

Site Oficial:

Curiosidades:
* Keke Rosberg, campeão de formula 1 e pai de Nico é sueco naturalizado finlandês. E o filho, Nico, nasceu em Wiesbaden, na Alemanha, porem tem cidadania finlandesa, e chegou ate no inicio de sua carreira a competir por esse país.

*Nico vive desde a sua infância em Mônaco

* Nico é fluente em quatro línguas: alemão, inglês, italiano e francês. Além disso, ainda tem um conhecimento básico de finlandês e espanhol.

* Isso se explica por que nunca morou em na Finlândia.


* Em 2005, Nico precisou escolher entre seguir a carreira de piloto ou fazer o curso de Aerodinâmica na Imperial College London. Optou por desistir da universidade e assinou com a equipe ART para correr na recém-criada GP2 e venceu o primeiro campeonato da história da GP2. Nico é filho do campeão sueco naturalizado finlandês

*O seu pai, Keke Rosberg, foi rival do brasileiro Nelson Piquet pai. Nico foi rival de Nelsinho na GP2, porem os dois são amigos ao contrario de seus pais.

*Em 2005, precisou escolher entre seguir a carreira de piloto ou fazer o curso de Aerodinâmica na Imperial College London. Optou por assinar com a equipe ART para correr na recém-criada GP2. Nesse mesmo ano foi o primeiro campeão da historia da recém criada categoria, encima de Heikki Kovalainen.

* No início de 2003 , Nico se tornou o piloto mais jovem da história a andar num carro de Fórmula 1: tinha apenas dezessete anos de idade.

9.3.12

O retorno de um campeão: Kimi Mattias


9- Kimi Räikkönen (Ferrari)

Nome:
Kimi-Mattias

Sobrenome:
Räikkönen

Nacionalidade:
Finlândia

Naturalidade:
Espoo

Nascimento:
17/10/1979

Estado civil:
Casado (Jenni-sem filhos)

Altura:
1,75m

Peso:
70 kg

Grupo Sanguíneo:
O-

Calçado:
42 (UE)

Apelido:
Iceman (Homem de gelo), Kimppa, Rakka, Kimster.

Prato Preferido
Comida à base de frango, carne de rena, massa (c/champignon) e junk food, doces e pequenas guloseimas.


Tipo de musica preferida
Musica Finlandesa (BOMFUNK MC, Darude), U2 e Eminem entre outros.

Hobbies
Hóquei no gelo, Moto-X, snowboarding, ciclismo, corrida, golfe, jet-skiing, musculação, rali, motos...

GPs:
156

Vitórias
18

Pontos:
579

Poles:
16

Pódios:
62

Voltas mais rápidas:
35

Média de postos/GPs:
3,71

Ano de Estréia na f1
Austrália, 2001

Escuderia atual
Renault

Campeonatos ganhos:
1(2007)

Salário estimado:
4 milhões de euros

Site Oficial:
http://www.kimiraikkonen.com/

Curiosidades:

*Kimi é casado com a ex-miss Escandinávia Jenni Dahlman, casaram em 31 de julho de 2004 na Finlândia.

*Kimi está retornando a categoria depois de dois anos no rali. No seu retorno já falaram de tudo ate que o rapaz se tornou sócio da sua atual escuderia a Lótus...Boatos da F1?!

*o nome Kimi Significa o que se destaca e é uma derivação do nome sueco Kim que é o diminutivo de Joakim.

* Seu pais natal é um dos de maior percentual de ateus no mundo. Kimi é ateu e um dos poucos pilotos do grid que não é supersticioso.

*Kimi é conhecido pelos seus detratores como “totalflex”, ou seja, movido a álcool e gasolina. Kimi na verdade gosta de sair com os amigos e tomar uns drinks e às vezes saem na impressa, mas ele não esta nem ai... (faz ele muito bem)

*Gosta de acordar e dormir tarde, quando pode.

*o Nome de seus pais são Paula e Matti, tem um irmão um ano, mas velho Rami que corre de Rali e toca uma oficina de Motos modificadas na sua terra natal a Finlândia.

*Também tem três tatuagens tribais nos braços.

*Kimi vem de origens humildes. Seu pai dirigia um trator e sua mãe trabalhava em um restaurante.O garoto tinha como sonho pilotar carros, porém não lhe era possível devido às condições financeiras de sua família. Reza a lenda que Paula e Matti, pais de Kimi Räikkönen, estavam juntando dinheiro para construir um banheiro, já que em sua residência não havia banheiro, mas, surpreendidos pelo grande sonho do filho, decidiram então comprar um kart para este. E foi ai que tudo começou e então, aos oito anos de idade, começou a conduzir. Em 1999 foi campeão finlandês de kart.

*Diz à lenda que antes de se aposentar da F1, o Mika Hakkinen falou à Ron Dennis, chefão da McLaren: "Se você quiser ganhar, pegue o finlandês", referindo-se à Kimi.

8.3.12

Grosjean e seus cabelos


10 – Romain Grosjean

Nome:
Romain


Sobrenome:
Grosjean

Nacionalidade:
Suíça/França

Naturalidade:
Genebra

Nascimento:
17/04/1986

Estado civil:
solteiro

Altura:
1,75m

Peso:
65

Grupo Sanguíneo:
O-

Prato Preferido
Massa


Tipo de musica preferida
Musica eletrônica, pop entre outros.


Hobbies
ciclismo, corrida...

GPs:
7

Vitórias
0

Pontos:
0

Poles:
0

Pódios:
0

Voltas mais rápidas:
0

Média de postos/GPs:
0

Ano de Estréia na f1
Austrália, 2001

Escuderia atual
Renault/Lotus

Campeonatos ganhos:
0

Salário estimado:
não divulgado

Site Oficial:
http://www.romain-grosjean.com

Curiosidades:


*Detém dupla nacionalidade a partir deFrança e da Suíça, mas compete com uma licença de corrida francesa.

*Ele foi o 2007 da Fórmula Três Euroseries campeão e da inaugural da GP2 Series, em 2009.Atualmente,

*Foi o primeiro campeão da GP2 Series que nascei como categoria trampolim para aF1.

*Ele substitui o brasileiro Nelsinho Piquet que foi sumariamente demitido da Renault no ano de 2010. Assumiu o cockpit dividindo espaço com Alonso. Seu desempenho foi tão fraco que o rapaz voltou para a GP2 Series para reciclagem no ano seguinte.